Como agir com seus colaboradores para tê-los como aliados na busca por grandes resultados?

15 de Março de 2022
Como agir com seus colaboradores para tê-los como aliados na busca por grandes resultados?

Hoje eu escolhi um tema pouco aplicado no segmento veterinário, mas uma ferramenta muito importante: o feedback!

O objetivo de um feedback é contribuir com o desenvolvimento do seu time e aumentar o desempenho profissional de cada funcionário. Então para aquecer, vou começar fazendo uma simples pergunta:

Com que frequência você elogia os seus colaboradores?

Assim como seu carro só vai andar se estiver com o tanque cheio, as pessoas só vão “entregar”, se engajar e se comprometer quando seu tanque emocional também estiver cheio. E uma ótima opção para enchê-lo é oferecer o feedback POSITIVO!

Um líder tradicional espera seu funcionário fazer algo bem feito para depois elogiar, um líder sábio começa a elogiar para que seu funcionário atinja um alto desempenho.

Que tal fazer um teste: Quando achar válido comece a enaltecer seus colaboradores. Esse reconhecimento positivo será um estímulo para criar laços e comprometimento, além disso, fará com que seu colaborador se sinta importante dentro da operação e aumente a qualidade de entrega.

Mas não pense que feedback é só elogiar. Vamos falar um pouco sobre o feedback CONSTRUTIVO.

Esse formato nada mais é do que um retorno, do líder ao subordinado, sobre suas ações no trabalho realizado. É preciso entender se o resultado gerado foi/esta sendo satisfatório ou se ainda precisa de melhorias. O ideal nortear seu time para que sejam cada vez mais assertivos e congruentes com os valores e metas da empresa.

Vamos a algumas dicas fundamentais para o feedback:

1 – É preciso sensibilidade e respeito para pontuar o que precisa ser corrigido. Evite passar a ideia de uma punição e sim sugestão de melhorias, mudanças que tenham a intenção de desenvolver o profissional. Cuidado para não afetar negativamente a autoestima do colaborador;

2 – O feedback deve ser feito individualmente e em um momento oportuno, de preferência pessoalmente. É necessário que o gestor conheça bem o trabalho do colaborador para que não sejam expostas colocações sem sentido ou desencontradas, isso pode desestimular muito;

3 – O profissional que for dar o feedback deve estar bem emocionalmente e evitar avaliações pessoais. É fundamental sinceridade, transparência e ter na sua fala o que de fato vá promover uma melhora significativa no desenvolvimento profissional do outro, garantindo que sua mensagem será entendida;

4 – Não deixe que o medo de “magoar” impeça que você indique as estratégias para que o profissional possa maximizar seu desempenho. O papel do líder exige esse trabalho voltado para o crescimento de seus subordinados. Quando você “finge” que as pessoas estão desempenhando bem, quando na verdade não estão, ou não orienta e não cobra os resultados sobre as tarefas acordadas, você está falhando na sua função;

5 – Nunca compare um profissional com outro;

Crie o hábito de oferecer feedback com frequência, dessa forma seu time vai se familiarizando com essa devolutiva e percebendo sua contribuição na construção da sua carreira. Dar feedback é uma maneira de ser honesto e é justamente assim que você vai conquistar a confiança e o alto desempenho da equipe.

Feedback é servir!

Para finalizar, fique atento aos feedbacks que recebe da vida! Dos seus familiares, clientes, seus pares... e o mais importante: sabendo de tudo que conversamos acima, o que que você faz com esse feedback recebido?

Espertos são os que conseguem ouvir, aceitar e tentar fazer as melhorias e mudanças necessárias. Aprenda a dar feedback e ame recebê-lo.

 

Ana Carolina Di Luca,

Médica veterinária, diretora AnaLife e embaixadora Ourofino.

 

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet