Excelência no atendimento ao consumidor

17 de Janeiro de 2022
Excelência no atendimento ao consumidor

Quando entramos em contato com uma empresa, esperamos que o nosso problema seja resolvido de forma rápida e eficiente, certo?
Mas será que só isso é suficiente?

Todo cliente quer ser bem atendido, e o bom atendimento é um verdadeiro diferencial competitivo entre as empresas.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, eles não buscam apenas qualidade no produto, eles esperam um bom relacionamento com a empresa, interagir e criar vínculos com as marcas.
Isso leva a entender que o consumidor está disposto a pagar mais em uma compra, desde que a experiência vivida compense esse investimento.

E uma das formas de fazer isso é por meio da excelência no atendimento!

Para ter uma comunicação encantadora, que faça o cliente se sentir bem-vindo e seguro para falar sobre as suas necessidades, o primeiro passo é se esquecer de roteiros e scripts na hora de conversar com o cliente. É necessário criar relacionamento, compreender as necessidades e problemas, ter paciência e oferecer a melhor solução.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e quando o assunto é atendimento ao cliente, essa habilidade é fundamental para fazer conexões mais significativas. Devemos escutar com atenção o que eles têm a dizer e nunca desprezar o que estão apresentando. Nem sempre o cliente insatisfeito sabe a melhor forma de expressar frustrações, necessidades e problemas. Fazer perguntas ajuda a atendê-lo de forma mais assertiva, e ainda demonstra que você tem preocupação com relação à demanda dele.

O foco na satisfação do cliente também deve ser algo cultural e não apenas mais uma estratégia que visa lucratividade. Para que a excelência no atendimento seja efetiva, toda a organização precisa estar envolvida com esse compromisso. Vemos hoje que as empresas estão cada vez mais voltadas para as pessoas, e quanto mais atenção dermos às pessoas, maiores são as chances de conquistar seu espaço no mercado.

Excelência no atendimento é se relacionar com o cliente de forma eficiente, ajudando-o a alcançar seu objetivo e a resolver seu problema. Desde o primeiro contato com a marca, passando pelo processo de compra, suporte, fidelização, aquisição de novos produtos e, até divulgação a outras pessoas. Dessa forma, mesmo que o cliente tenha algum problema com o seu produto, com um bom atendimento, haverá chances de ele comprar novamente, pois terá a garantia de suporte em qualquer ocasião.

Trata-se de entregar satisfação, encantar o consumidor a partir do atendimento e fazê-lo se sentir especial!
Em outras palavras, de nada adianta ter o melhor produto se o atendimento e a experiência oferecida ao cliente não estiverem à altura.

Atenda sempre com muita empatia e simpatia, assim seu cliente se sentirá acolhido, satisfeito e com grandes chances de retornar para futuras compras.

Quando feito de coração tem o poder de mudar a vida de alguém.

Na Ourofino nosso atendimento é baseado em ouvir, acolher, resolver e encantar  clientes, afinal, eles são o sucesso e o foco do nosso trabalho.

 

Ana Paula Fulan
Analista Técnica de Atendimento Ourofino Saúde Animal

 

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet