A importância de ter um recepcionista capacitado para a sua clínica ou hospital veterinário

10 de Maio de 2022
A importância de ter um recepcionista capacitado para a sua clínica ou hospital veterinário

A recepcionista, como o próprio nome sugere,  recepciona os tutores e os pets na sala de espera de uma clínica ou hospital veterinário. Sua função é de extrema importância pois é responsável pela primeira impressão que um cliente terá do estabelecimento. 

O nível de seriedade, organização e profissionalismo de uma clínica começa a ser percebido a partir do atendimento da recepcionista, seja por contato telefônico através de ligações, Whatsapp para dar informações e marcar as consultas ou presencialmente no momento em que o cliente chega para ser atendido. Os tutores precisam  se sentir acolhidos, principalmente porque temos que ter em mente que muitos deles podem estar sensíveis ou com o comportamento alterado por conta de algum problema de saúde dos seus “filhos de patas”.

Portanto, essa (e) importante profissional precisa ser comunicativa (o), afável, paciente, ágil, e quando necessário até enérgica. Ah, e um detalhe extremamente importante: gostar de pets tanto quanto o médico-veterinário!

               Além de contratações de pessoas com as características que citei acima, o que você lojista pode fazer para ter um (a) recepcionista e consequentemente a recepção de seu estabelecimento como um excelente ambiente? Invista em estrutura criando um espaço confortável para o profissional, o tutor e seu pet, assim como sistemas de computadores de cadastros e agendamentos desenvolvidos especificamente para clínicas e hospitais veterinários.

É interessante também oferecer ao profissional algumas opções de cursos de atendimento ao cliente, gestão do tempo entre outros que contribuam para o desenvolvimento profissional, assim, além de se sentir valorizado, terá cada vez mais expertise em encantar e conquistar seus clientes.

               Além disso, outra sugestão é investir em uniformes padronizados, isso transmite organização, higiene, padronização e segurança ao cliente que chega ao seu estabelecimento.

               Mas depois de tudo isso que comentei você deve estar pensando: ótimas ideias, porém o quanto eu gastaria com estes investimentos? Claro que só você saberá o real budget possível, porém pense também no retorno que tais ações trarão. Desde o aumento dos clientes (e clientes satisfeitos!) até os próprios ganhos financeiros de seu negócio, como aumento de giro dos produtos por exemplo.

               Estamos vivendo tempos de dinamismo, agilidade, inovação, e foco no cliente então, o antigo conceito do “Dr. faz tudo”, aquele que atende seus cliente, organiza asagenda, cuida da administração da clínica, entre outras atividade, está ultrapassado!

Sendo assim, tão importante quanto ter médicos-veterinários altamente qualificados tecnicamente em sua clínica, dispor de um ou mais recepcionistas capacitados para proporcionar um excelente atendimento aos seus clientes, é vital.

 

Juliana Trigo - Médica-veterinária e Especialista técnica Ourofino Animais de Companhia

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet