OKR: foque naquilo que realmente importa

28 de Março de 2022
OKR: foque naquilo que realmente importa

Estamos vivendo um momento de mudanças constantes e que pode ser chamado de crescimento exponencial. Esse cenário tem grande impacto no nosso dia a dia, cada vez mais informações são geradas e cada vez mais temos que tomar decisões e agir de forma rápida para gerar diferencial competitivo.

 

Por conta de toda essa aceleração, muitas vezes fica complicado saber se realmente estamos direcionando esforços para o objetivo correto. E, se o alvo alterar, como alternar a rota a fim de garantir o alcance dos resultados?

 

Com isso, a metodologia de OKR vem ganhando forças e por ser uma metodologia baseada na simplicidade e agilidade tem agregado e facilitado a vida dos usuários ajudando a direcionar a energia para aquilo que realmente importa. Assim, o alcance dos objetivos tem uma garantia maior e fica mais claro quando houver a necessidade de se alterar a rota devido as mudanças de percurso.

 

A metodologia OKR significa “Objectives and Key Results”, ou seja, objetivos e resultados chaves. Ela surgiu na década de 90 pelo Andrew Grove, considerado um dos melhores gestores da época, mas a metodologia se tornou conhecida em 1999 quando Jhon Doerr a introduziu ao Google.

 

É um modelo altamente prático de acompanhamento de objetivos, possui como pilar a transparência e a cadência de verificação e conforme já mencionado é uma metodologia muito simples e com foco no ágil.

 

O principal objetivo dessa metodologia é ajudar a gestão a garantir que os esforços sejam concentrados naquilo que é importante e que está relacionado ao princípio de Pareto e Essencialismo do Greg Mckeown.

 

Para facilitar o entendimento, a definição dos objetivos e resultados chave se dá através do entendimento da estratégia corporativa ou missão maior.

 

Um objetivo precisa mostrar aquilo que deve ser alcançado, é significativo, concreto e orientado por ações e inspirador. O objetivo é qualitativo então não veremos números em sua definição. Um bom exemplo de objetivo é: “Ser a melhor empresa para se trabalhar”.

 

Um resultado chave vai monitorar como vamos alcançar a esse objetivo definido, por isso é efetivo, específico, limitado no tempo, agressivo e realista. O resultado chave é quantitativo então são mensurados por valores monetários, percentuais e numéricos.

 

O resultado chave nos ajuda a dizer se alcançamos ou não o nosso objetivo. Um bom exemplo é: “Reduzir em 50% o número de turnover no período de um ano”.

 

Podemos ter vários resultados chave para um único objetivo e o alcance de todos os resultados chave, vai confirmar o alcance do objetivo que foi definido.

 

Abaixo temos um modelo de OKR definido.Objetivo: encantar os clientes

Resultados chave:

  • Aumentar a média de visitas no site para 3,3 por semana;
  • Atingir um NPS (Net Promoter Score – métrica para avaliar satisfação) de 52%;
  • Aumentar o tráfego orgânico para 80%;
  • Reduzir o churn (métrica que demonstra a taxa de cancelamento em sua base de clientes) de receita para 1%;
  • Aumentar o engajamento para 75%.

 

Como vimos pela definição, a metodologia é bem simples e traz uma comunicação bem clara para todos sobre qual o sucesso a ser alcançado e como ser alcançado, traz foco e visibilidade a todos que estão envolvidos no processo.

 

Concluindo, um dos pontos mais importantes é deixar os OKRs a vista de todos e visar reuniões rápidas e constantes para verificar o andamento do alcance dos resultados chaves. Com isso, qualquer alteração necessária é fácil de fazer e a “volta aos trilhos” é garantida.

 

Escrito por: Maurício 

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet