
21 de Agosto de 2017
Controle ambiental de pulgas e carrapatos
Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet
Sabemos que com a chegada do verão pelo clima mais quente e a alta umidade do ambiente ocorre maior proliferação de ectoparasitas e consequente aumento das infestações por pulgas e carrapatos nos pets trazendo desconforto e aumentando o risco na transmissão de doenças.
As populações de pulgas e carrapatos adultos que se encontram nos animais representam apenas 5% do total. Os demais 95% estão no ambiente em forma de ovos ou larvas de pulgas ou ovos, larvas ou ninfas de carrapato. Como parte do seu ciclo de vida ocorre no ambiente, este também deve ser tratado para combater os ectoparasitas indesejáveis. Portanto, o combate às infestações ambientais é primordial para o controle efetivo da infestação no animal.
O controle ambiental deve ser feito de acordo com as orientações dadas pelo médico-veterinário e o intervalo entre as aplicações do tratamento ambiental vai depender de muitos fatores, sendo o mais relevante, a densidade da infestação. Portanto, um único tratamento não é o bastante para um efetivo controle das infestações por parasitas nem no ambiente e tampouco no animal.
Tão importante quanto o controle das infestações nos animais é o seu combate no ambiente. Para as duas situações dois requisitos são imprescindíveis insistência e paciência, o controle não é tarefa fácil visto que são parasitas resistentes e se escondem no ambiente.
Para o controle nos pets, a Ourofino conta em sua linha com dois produtos: o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida, de uso tópico à base de Fipronil. E a Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur indicada para auxílio na prevenção e controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães.
Mantenha o seu pet livre de pulgas e carrapatos!
Foto: Istock