Nova edição do Programa Amigo Pet debate o câncer e suas implicações

16 de Outubro de 2019
Nova edição do Programa Amigo Pet debate o câncer e suas implicações

O câncer está presente não só em humanos, mas, também, entre cães e gatos. Apesar de perigosa, a doença pode ser combatida, em especial quando está no estágio inicial. Por isso o acompanhamento constante do pet com médicos-veterinários e o diagnóstico precoce são ferramentas importantes. Para falar sobre o tema no mês em que se celebra o Outubro Rosa, Andrea Savioli, gerente técnica da Ourofino Saúde Animal, estará presente no programa Amigo Pet, às 19h (horário de Brasília), do dia 24 de outubro. A transmissão será feita ao vivo, na página do Facebook Byte Amigo Pet.

Andrea explica que alguns fatores estimulam o desenvolvimento de células cancerígenas nos animais de companhia. “Nas fêmeas, o tipo de câncer mais incidente é o mamário, que pode ser evitado com muito sucesso por meio da castração. Quanto mais cedo o procedimento for realizado, melhor é o resultado para a prevenção da doença.” Ainda segundo a profissional, a pele também é bastante atingida, em especial em raças mais predispostas, como o Pitbull, por isso, recomenda-se passeios em horários de sol mais brando e até mesmo o uso de filtros solares específicos para cães e gatos.

Dados da Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) apontam que o câncer de mama chega a atingir mais de 70% das cadelas e 90% das gatas. “Os números ressaltam a importância de alertar os tutores sobre a prevenção do problema. Esse tipo de tumor pode atingir, inclusive, machos, embora seja mais raro de acontecer. Porém, vale ressaltar que a doença se apresenta de forma bem mais ampla.”

Outro aspecto curioso da enfermidade é que ela passa a ser mais comum no universo animal a partir do sexto ano de vida. A boa notícia é que ela não é exatamente silenciosa. Além de tumores sensíveis ao toque, dentre os sinais recorrentes estão a tristeza e a falta de apetite, entre outros indícios que serão tópicos do programa Amigo Pet.

No decorrer da transmissão, os espectadores podem compartilhar dúvidas para serem esclarecidas ao vivo.

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet