20 de Março de 2017

Diarreias em cães e gatos: o que fazer?

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

A diarreia é sinal clínico de muitas doenças e consiste na perda de líquido através das fezes, que podem ser caracterizadas em pastosas ou líquidas, com ou sem presença de sangue. Inúmeras causas estão ligadas a essa manifestação clínica, como parasitas intestinais (vermes e protozoários), viroses, intoxicações, estresse (mudanças de ambiente ou rotina na casa), mudanças alimentares bruscas ou problemas psicológicos. Portanto, as diarreias podem ter várias causas, que vão das mais simples até as mais graves.

Entre as causas mais comuns da diarreia nos pets estão os vermes. Em cães parasitados, além da diarreia, outros sinais são observados, como presença de vermes nas fezes, perda de peso, diminuição ou falta de apetite, vômitos e anemia. Manter o pet sempre vermifugado é um gesto de carinho com ele e com sua família.

A Ourofino Pet conta em sua linha com o Top Dog, um produto completo e palatável para esta finalidade. Lembrando que antes de vermífugar o seu pet é indispensável uma consulta com o médico-veterinário para uma avaliação detalhada e a realização de exame de fezes para que o profissional estabeleça o melhor protocolo de tratamento.

Existem também as diarreias que são provocadas por distúrbios psicológicos, dentre as causas dos distúrbios estão: a chegada de um novo animal à família, viagens, ausência do dono, mudanças de ambiente e até mesmo a diminuição de passeios. Qualquer alteração de rotina gera estresse nos animais e, nestes casos, os probióticos podem ser utilizados para prevenir o desequilíbrio da microbiota intestinal e problemas decorrentes desta situação.

O uso de probióticos não possui contraindicação, eles podem ser fornecidos aos cães e gatos em qualquer fase da vida, sendo especialmente importantes em situações em que existem altos níveis de estresse com consequente queda do sistema imunológico. O Biocanis, comercializado pela Ourofino Pet, é um biorregulador do trato intestinal que possui em sua formulação microrganismos vivos que atuam de maneira benéfica no trato intestinal. Saiba mais na página de Produtos do nosso site. 

Tags

Foto: IStock - Aleksandar Nakic

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Seu pet tem otite frequentemente?

    20 fev
    2017

  • Infecções urinárias

    20 jan
    2017

  • Microbiota intestinal de cães e gatos

    21 dez
    2016

  • Dor nos pets: você sabe como identificar?

    21 nov
    2016

  • Limpeza dos ouvidos dos pets

    18 out
    2016

  • Pulgas e carrapatos: a difícil tarefa de se livrar destes parasitas

    13 set
    2016

  • Carregar mais posts