23 de Outubro de 2017

Problemas de pele em cães e gatos alérgicos

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

A dermatite alérgica é uma doença de pele muito comum nos pets que pode levar à vermelhidão da pele, coceira e, em alguns casos, descamação e feridas. Estima-se que entre 25 e 30% dos animais sofram com alergias, responsáveis pela maior parte das consultas veterinárias.

Muitos são os fatores que levam à condição, como alimentação, herança genética, picadas de ectoparasitas (carrapatos e pulgas), mudanças climáticas, desequilíbrios hormonais, distúrbios imunológicos, entre outros.

Os sintomas da dermatite alérgica são: coceira intensa, perda de pelos, lambedura excessiva no local da alergia, pele com machucados, crostas e inflamações, ouvido inflamado com frequência. Além da coceira de pele, outros sinais de alergia, como espirros frequentes, rinites e olhos lacrimejantes, são observados em alguns casos.

Existem exames específicos para determinar a que substância o animalzinho tem alergia. Lembrando que muitos sintomas  podem ser confundidos com os da sarna, por exemplo, por isso é tão importante que o tutor leve seu pet ao veterinário assim que identificar qualquer comportamento estranho.

A escolha de shampoos suaves é uma boa opção para ajudar a controlar os sintomas das dermatites alérgicas. Porém, o tratamento correto deve ser feito pelo veterinário, pois envolve utilização de medicamentos como corticoides, anti-histamínicos e antibióticos que devem ser utilizados com critério. Alimentação, banhos e outros cuidados de higiene, como a limpeza dos ouvidos, também devem ser orientados por este profissional.

Nos casos das dermatites alérgicas causadas pelas picadas de ectoparasitas, a Ourofino tem produtos de uso tópico que atuam nos parasitas por contato como o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida à base de fipronil, molécula muito utilizada e de eficácia e segurança bastante consagradas. E a Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur indicada para auxílio na prevenção e no controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães. Lembrando que é muito importante levar seu pet regularmente ao médico-veterinário, pois só ele pode avaliar corretamente o problema e o tratamento adequado para o seu companheiro.

 

Foto: IStock

Tags

Comentários

Luciana Ricardo dos Reis

Gostaria de saber se posso limpar a casa com colosso pulverizaçao para combater pulgas,pois tenho gatos em casa.Obrigada Luciana

Olá, Luciana
O produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão, no combate aos seguintes ectoparasitas que acometem bovinos (carrapatos, bernes, moscas, piolhos), suínos (sarna, moscas) e aviários (cascudinho, piolhos). Não indicamos o uso fora das recomendações em bula.
A Ourofino possui soluções específicas para o controle de pulgas em nossa linha para pets, como o NEOPet. Saiba mais em link.ourofino.com/4b0f3.
Obrigado.

Eduardo Pereira santos

Meu cachorro tem uma coceira mas não é Pulga o que pode ser?

Olá, Eduardo!
No seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Raiva em cães e gatos: prevenir é a única solução

    26 set
    2017

  • A importância do médico-veterinário

    20 set
    2017

  • Controle ambiental de pulgas e carrapatos

    21 ago
    2017

  • Como saber se o seu gato está sentindo dor?

    19 jul
    2017

  • Cuidados com as feridas de pele de cães e gatos

    20 jun
    2017

  • Cicatrização de feridas em cães e gatos

    18 mai
    2017

  • Carregar mais posts