Gatos sentem dor?

04 de Março de 2021

Gatos sentem dor?

Confira mais posts

Por Juliana Trigo, especialista técnica na Ourofino Pet

O tratamento da dor em gatos foi negligenciado por muitos anos, pois acreditava-se que eles não sentiam dor como nós, seres humanos. Pesquisas publicadas sobre o uso de analgésicos nesta espécie durante o período de 10 anos mostram um aumento acentuado no número de animais que
atualmente recebem analgésicos antes e após cirurgias, provavelmente pelo surgimento cada vez maior de especialistas e estudos sobre o controle da dor em gatos.

Os tutores também estão procurando e exigindo cada vez mais um tratamento adequado da dor para seus gatos, tanto para procedimentos cirúrgicos quanto para doenças crônicas, como a osteoartrose.

Apesar de este cenário estar evoluindo,  o emprego de analgésicos na espécie felina ainda é menor que na canina, pela  dificuldade em reconhecer e tratar a dor nestes animais. Alguns gatos continuam não recebendo analgésicos em castração, por exemplo, e pouquíssimos recebem agentes analgésicos no período pós-cirúrgico, apesar de muitos procedimentos provavelmente resultarem em dor durante alguns dias.

Segundo estudo realizado na UNESP Botucatu, comparando-se a dor pós-operatória em cães versus gatos após castração, observou-se que a espécie felina apresentou maior expressão de dor quando comparado com a canina.

Atualmente, o anti-inflamatório Meloxicam com eficácia e segurança comprovadas em vários trabalhos científicos realizados no Brasil e em outros países, tem sido amplamente utilizado no controle da dor em gatos. Uma  de suas principais  vantagens é a segurança para a espécie felina principalmente por apresentar baixíssima probabilidade de provocar danos ao estômago, intestino, fígado e rins quando usado sob supervisão do médico-veterinário nas doses e tempo de tratamento corretos.

A Ourofino tem o Maxicam Solução Oral, trazendo uma nova proposta de Meloxicam para o mercado de animais de companhia,  mais confortável para administração em gatos, pois  além de ser líquido, tem sabor mel e vem acompanhado de uma seringa dosadora.

 

 

Deixe o seu comentário

  • Fã de Labrador Retriever ?

    Fã de Labrador Retriever ?

    26 fev
    2021

  • Principais causas de anemia em gatos

    Principais causas de anemia em gatos

    12 fev
    2021

  • Vamos falar sobre Bulldog francês?

    Vamos falar sobre Bulldog francês?

    03 fev
    2021

  • Fã de Gato Siamês?

    Fã de Gato Siamês?

    25 jan
    2021

  • Fã de Bulldog Inglês?

    Fã de Bulldog Inglês?

    17 jan
    2021

  • Fãs de  Lhasa Apso!

    Fãs de Lhasa Apso!

    30 dez
    2020

  • Carregar mais posts
Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.