Como cortar as unhas de cachorro em casa?
Por Guilherme Colares, Médico Veterinário, Analista Técnico e Marketing na Ourofino Pet
08 de Fevereiro de 2023
08 de Fevereiro de 2023
Ao lidar com seu cachorro, devemos sempre ter em mente que o médico veterinário é o caminho para resolução de problemas. Mas em procedimentos mais simples, podemos realiza-las no conforto de casa e evitar o estresse do trajeto a caminho da clínica veterinária.
Apesar de ser um procedimento simples, existe diversos cuidados que devemos considerar para não causarmos problemas ao cortar a unha do cachorro.
Antes de mais nada é importante entendermos a real necessidade desse corte de unhas, pois alguns animais vivem em locais nos quais o piso é áspero, ou passeiam com alta frequência em locais de superfície áspera. Isso faz com que as unhas deles sejam “lixadas” naturalmente ao caminharem por esses locais.
Para identificar se já está na hora de cortar as unhas do seu cão é preciso verificar se as unhas dele estão ultrapassando o limite dos coxins (almofadas), de forma que elas toquem no chão antes do coxim. Quando acontecer, está na hora de cortar as unhas do seu cãozinho.
Mesmo se tratando de um procedimento caseiro, precisamos estar bem equipados.
É necessário adquirir um bom cortador de unha de unha própria para cães, com um modelo que seja compatível com o porte do seu cãozinho (pequeno, médio ou grande), pois esse fator irá adaptar melhor a abertura do alicate com o tamanho da unha.
Assim como nós humanos, os cães não sentem dor ao cortar suas unhas, desde que certos limites sejam respeitados. A parte da unha mais próxima da patinha deles, possui terminações nervosas com fluxo sanguíneo, ou seja, não podemos cortar muito próximo a esse ponto, pois isso poderá causar dor e sangramento nessa região, transformando um procedimento simples em um grande problema.
Em cães com unhas mais claras, fica mais fácil identificar o ponto crítico do qual devemos tomar cuidado, porém em cães com unhas escuras, essa missão é um pouco mais difícil. Na dúvida, corte o mínimo possível, de forma que os coxins das patinhas deles se estabilizem no chão e as unhas não atrapalhem em seus aprumes. Ainda tem a opção de apenas lixar a pontinha das unhas, caso esteja com muita insegurança em realizar o procedimento com o alicate.
1. Escolha um momento e ambiente tranquilo;
2. Separe os materiais que serão utilizados;
3. Segure o cachorro com firmeza para evitar movimentos bruscos;
4. Faça o corte das unhas em um ângulo de 45°, sempre tomando cuidado para não atingir as terminações nervosas;
5. Ao finalizar o corte, faça o acabamento com uma lixa própria para esse procedimento;
6. Ofereça um petisco após finalizar, para gerar uma sensação de recompensa e facilitar a aceitação do animal para a próxima experiência de corte de unhas.
Comentários