O verão chegou? Atenção aos pets!

15 de Dezembro de 2017
O verão chegou? Atenção aos pets!

A estação mais quente do ano inicia neste mês, no dia 21, e assim como o clima demanda cuidados específicos aos seres humanos, os pets também precisam de atenção redobrada. A Ourofino Saúde Animal entende o quanto faz bem cuidar desses companheiros de quatro patas e da relação com seus donos, por isso preparou dicas importantes para todos aproveitarem o verão da melhor maneira possível.

Acompanhe as orientações da Fernanda de Mattos, veterinária e analista técnica na área Pet da Ourofino:

1. Alerta para desidratação, insolação e queimaduras ocasionadas pela exposição inadequada do cachorro ou gato ao sol. Não realize passeios nas horas mais quentes do dia, prefira horários pela manhã ou no final da tarde.

2. O calor favorece o aparecimento de insetos e ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e, quando não evitados, podem ser altamente prejudiciais para a saúde dos animais, causando lesões físicas, por meio das picadas, e facilitando a transmissão de doenças como a erliquiose (conhecida como doença do carrapato) e a babesiose. Então, atenção! As hemoparasitoses causadas por microrganismos transmitidos durante a picada do carrapato apresentam sintomas inespecíficos, mas entre eles estão febre, anemia e perda de apetite.

3. Outro problema comum aos animais infestados por pulgas e carrapatos são as dermatites alérgicas, também conhecidas como DAPE, causadas pela hipersensibilidade às substâncias presentes na saliva dos parasitas em contato com o sangue dos animais alérgicos durante a picada. A DAPE apresenta como sinais clínicos: irritação da pele, coceira intensa e queda de pelos, principalmente na região lombar, próxima à cauda. Animais portadores das dermatites alérgicas devem ter cuidados redobrados, como manutenção de uma pele saudável e hidratada e reforços relacionados à prevenção e ao combate das infestações por pulgas e carrapatos. Uma única picada desses parasitas é o suficiente para desencadear o quadro alérgico, por isso, nesses animais, o uso adequado de produtos com atividade tópica é o ideal.

4. Para o sucesso no controle das infestações por ectoparasitas, ainda é preciso um acompanhamento rígido da frequência e sequência de aplicações de produtos tópicos nos cães e gatos. Além disso, é fundamental a adoção do controle integrado, que visa não somente atuar na infestação que está nos animais (que corresponde a apenas 5% do problema), mas também na contaminação do ambiente, onde estão as formas imaturas desses parasitas e que correspondem a 95% das infestações a serem controladas.

5. No verão, os pets sofrem com as picadas de insetos, que, além de provocar incômodo, podem transmitir doenças como Leishmaniose e Dirofilariose. A Leishmaniose Visceral é um problema de saúde pública, cuja importância tem sido intensamente destacada nos últimos anos. Atualmente, existem estudos e dados suficientes para sustentar que o uso de coleiras impregnadas de substâncias com atividade contra o mosquito-palha é método imprescindível para a saúde dos cães, e um dos mais eficazes no combate à enfermidade.

6. A vacinação também é muito importante para manter os cães sempre protegidos, evitando o desenvolvimento da Leishmaniose Visceral. Para o controle ambiental da proliferação de insetos, como o mosquito causador da Leishmaniose, são recomendados: limpeza de quintais, com a remoção da matéria orgânica que se acumula pela decomposição de folhas e frutos que caem das árvores, tratamento adequado para o lixo doméstico, entre outras medidas.

7. Além do controle de ectoparasitas e insetos, são precisos cuidados redobrados com os animais nos dias quentes. Exemplos: manter sempre água limpa e fresca, para hidratar, aliviar o calor e ajudar a refrigerar o organismo; evitar locais abafados e fechados; tosar o pelo do animal (inclusive dos gatos), pois a tosa refresca e facilita o banho; garantir a existência de uma sombra no local de permanência do pet; e não praticar exercício ou qualquer esforço físico durante as horas de maior calor.

Seguindo esses cuidados com os pets, é possível curtir o verão sem riscos para a saúde e bem-estar deles, favorecendo a longevidade e vitalidade de cães e gatos.

Foto: iStock 

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet