As pessoas que estarão comigo na minha jornada profissional

28 de Fevereiro de 2022
As pessoas que estarão comigo na minha jornada profissional

Hoje falaremos de um tema negligenciado algumas vezes, porém importantíssimo para o crescimento do seu negócio. A capacidade de escolher a pessoa ideal para cada função vai alavancar seus resultados!

Como ocorre o Processo Seletivo dentro da sua empresa?  De forma criteriosa ou superficial?

Infelizmente o que tenho presenciado são empreendedores desesperados quando algum colaborador pede o desligamento da empresa. E diante desse cenário, pela pressa, acabam contratando quem está disponível - um parente ou um amigo, e esquecem de pensar sobre o cargo, suas funções e qual seria o perfil ideal.

Formar seu time, escolher as pessoas que você quer ao seu lado para cumprir a missão da empresa merece carinho e cuidado. Quando existe dedicação nesse processo, que deve ser lento e rigoroso, aumentam as chances de você acertar. Faça isso e você irá economizar tempo e dinheiro.

Como diz Simon Sinek “Se você não entende de pessoas você não entende de negócios”. Pensando nisso, será preciso entender um pouco sobre perfil comportamental.

Eu gosto muito da teoria DISC que apresenta quatro padrões comportamentais. Vamos a ela?

Dominante;
Influente;
Estável;
Conforme;

Jim Collins diz que habilidade executiva número 1 é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas.

Será que isso acontece dentro do seu quadro de colaboradores?

O profissional dominante é cheio de iniciativa focado em resultados, garante agilidade nos processos e na tomada de decisão, possui voz de comando e se mostra eficiente na resolução de problemas. 

Já o profissional influente tem grande poder de persuasão e convencimento, utiliza a sua simpatia e facilidade de comunicação a favor das suas atividades, é criativo e sabe improvisar quando necessário.

Os estáveis são ótimos em atividades que demandam planejamento, demonstram facilidade em desenvolver tarefas rotineiras, tem afinidade com projetos de longo prazo que exijam follow-up e atuam muito bem em cargos que oferecem suporte a outras pessoas.

O profissional conforme nas organizações está sempre atento aos detalhes, tem afinidade com pesquisa e análise de informações, está sempre concentrado na qualidade e segue rigorosamente as regras e os padrões estabelecidos.
Dessa maneira, fica mais fácil entender o motivo que fez com que às vezes seu colaborador não tenha conseguido entregar o que você esperava. Provavelmente ele não tinha aquilo para te entregar!

Sabendo dos perfis DISC, eu te faço uma pergunta:

O perfil adequado para a busca de uma secretária será o mesmo perfil de um gerente financeiro?

É preciso saber que não existe a pessoa perfeita, e se você estiver nessa busca, talvez ninguém passe “na sua régua”. Tenha em mente que contratar é o primeiro passo, depois disso você vai precisar educar esse colaborador na sua cultura e treinar, treinar, treinar e treinar! Dica: contrate pessoas ensináveis que estejam dispostas a aprender e fuja daquelas que acham que já sabem tudo!

Desenvolva um modelo de contratação que faça sentido para você, estabeleça os critérios e aquilo que você não abre mão. Faça perguntas e deixe o entrevistado falar, provoque ele para que conte sobre experiências passadas, como obteve grandes resultados, situações que foi preciso gerenciar conflitos, casos de sucesso, o aspecto mais gratificante da sua carreira, seus hobbies...

Após uma triagem dos currículos, inclua no processo algumas dinâmicas e desafios que auxiliem você a observar o caráter e o comportamento do avaliado.
Ah, e evite o erro básico que é contratar por um currículo que transborda somente habilidades técnicas, ou então em pouco tempo poderá ter que demitir pelas falhas comportamentais.

Para finalizar lembre-se que precisa dar um “MATCH” entre o empregador e o candidato.

O profissional escolhe a empresa que ele vai aceitar trabalhar, portanto saiba “vender” sua empresa, alinhe as expectativas, ofereça um salário atraente, benefícios, capacitação, reconhecimento, plano de carreira e acima de tudo seja acolhedor para que essa pessoa decida trabalhar com você. Se ela quiser ir todos os dias para essa empresa que a faz se sentir importante e pertencente, existem grandes chances de que ela seja muito feliz e consequentemente produtiva!

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet