Trump é o primeiro presidente dos EUA sem animal de estimação em quase 150 anos

20 de Julho de 2017
Trump é o primeiro presidente dos EUA sem animal de estimação em quase 150 anos

Bush pai tinha dois cachorros. Clinton tinha um cachorro e um gato. Bush filho possuía três cachorros, um gato e uma vaca -a Ofelia. Obama, por sua vez, dividiu a Casa Branca com Sunny e Boo, dois cães d'água portugueses. Já Trump, o 45º mandatário dos EUA, pelo menos até agora, não adotou nenhum animal de estimação.

O levantamento, feito pela revista "The Economist" com base em dados disponíveis no site "Presidential Pet Museum", mostra que o republicano é o primeiro presidente sem pets em quase 150 anos.

De acordo com a publicação, antes de Trump, o último mandatário dos EUA que não teve a companhia de nenhum animal de estimação foi Andrew Johnson, que sofreu um processo de impeachment em 1869.

Em toda a sua história, a Casa Branca, além de abrigar presidentes em exercício, foi o lar de mais de 300 animais. Por lá, viveram, desde centenas de cachorros, cavalos e pássaros, até urso, tigre e jacaré em passagens ocasionais.

Franklin Roosevelt, o 32º presidente dos EUA (de 1933 a 1945) foi, de longe, o que mais abrigou animais na Casa Branca: 50, incluindo uma coruja e um galo de uma perna só.

Segundo a revista, os presidentes democratas têm uma média de seis animais cada, contra nove dos republicanos.

Primeiros pets

Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S.Paulo, em texto publicado em 2002, disse que o historiador Douglas Brinkley afirmou ser "quase obrigatório" aos moradores da Casa Branca abrigar um animal de estimação. "Exigimos um 'primeiro-pet'", disse numa analogia com o termo "primeira-dama".

A importância de cães presidenciais é tamanha que virou até livro, como o "Pets na Casa Branca", da americana Jennifer Boswell Pickens, que possui mais de 200 fotos e histórias de animais.

(Publicação completa em https://goo.gl/btY8So)

Fonte: Folha de S. Paulo

Foto: iStock 

Outras notícias

Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet