Abissínio: companheiro, inteligente e carinhoso

Por Natália Marcolino Brito, Consultora Técnica Ourofino Pet

16 de Dezembro de 2021

Abissínio: companheiro, inteligente e carinhoso

O gato Abissínio é uma raça bastante conhecida pelo seu charme e elegância tanto parados quanto em movimentos, executando-os de maneira bem harmônica. Mas além da aparência física, também é conhecido por sua personalidade, sendo bem afetuoso, ativo, curioso e inteligente.

Origem

Em relação a sua origem, chegou a Inglaterra em 1868 proveniente da Etiópia, Abissínia Mas só a partir do século XX o mesmo foi classificado como uma raça. Isso porque algumas fontes asseguram sua descendência dos British Bunny, gatos nativos do Reino Unido. De maneira geral, são oriundos da África, Europa, Etiópia, Reino Unido.

Segundo a Classificação FIFE (Federação Internacional Felina), os mesmos fazem parte da categoria III, a qual comporta felinos de pelo curto. Mas abaixo falaremos de suas características de forma mais detalhada.

Aparência física

As caraterísticas físicas do Abissínio nos fazem lembrar um pequeno puma. Mas apesar de forte, proporcional e musculado, possui tamanho médio, é bastante ágil, e diga-se de passagem bem estilizado.

A sua cabeça possui formato triangular e suas orelhas são grandes, com base larga e são abertas para cima. Seus olhos curiosos variam entre o dourado, o verde ou avelã, e sua cauda é comprida e grossa.

 A pelagem costuma ser brilhante e suave ao toque por se tratar de um pelo fino e a coloração da mesma segue um padrão chamado ticking (cores escuras intercaladas com nuances mais claras), variando em uma gama de cores marrons, chocolate e fogo. Seu peso médio varia entre 5 e 6kg, e sua expectativa média de vida varia entre 10 e 15 anos.

Personalidade

Diferente dos outros gatos, o Abissínio é um gato excepcionalmente afetuoso, brincalhão e dependente do seu dono. Costuma se apegar a quem cuida dele e pede carinho e cuidados com frequência.

Alguns tutores afirmam que os gatos desta maravilhosa raça sofrem da síndrome de Peter Pan, conservando traços de sua “eterna infância” de maneira brincalhona, curiosa, afetiva e um tanto travessa. Dessa forma, se você tem um ou pretender ter, é importante tomar algumas precauções em casa, pois possuem uma tendência natural para saltar, cheirar e brincar por toda a casa.

Cuidados

A adaptação da casa antes da chegada do Abissínio é de extrema importância. Por gostar de saltar e se pendurar, é bom evitar cortinas compridas que cheguem ao chão e permitam que eles as façam de cipó, rs. Além disso, claro, as unhas devem ser cortadas regularmente, pra evitar que ele arranhe móveis e pessoas.

Por se tratar de uma raça extremamente ativa, você notará que ele se exercita durante todo o dia. E mesmo se adaptando facilmente á viver em apartamentos, é importante enriquecer o ambiente com brinquedos e entretenimento. 

É um gato inteligente e você pode ensina-lo através de associações positivas junto a sinais ou ordens verbais. Nosso Biocanis pode ajudar bastante nesse aprendizado, sabia?
Diferente do que muitos pensam os probióticos não servem somente em situações de problemas gastrointestinais. Podem ser utilizados pra melhorar a imunidade, melhorar absorção de nutrientes, favorecer o equilíbrio durante a troca de uma alimentação pra outra e também pode ser fornecido como recompensa durante os ensinamentos ao seu felino.

Voltando ao Abissínio... Adoram desafios e jogos e estão sempre abertos a interessam. Então use e abuse de brincadeiras educativas e divertidas e irá se surpreender!
  

Saúde

Favorecidos pela escolha artificial, geneticamente, poucos são os defeitos encontrados na raça. Entretanto, podemos encontrar casos excepcionais tais como amiloidose (uma doença renal) e problemas orais, de cáries e gengivite.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet