Akita: independente, calmo e fiel

Por Stephanie Gavilan, consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Akita: independente, calmo e fiel

Você sabe de onde surgiu o nome Akita? Seu nome tem origem japonesa, devido a região de originou esta raça, em Akita. Durante muito tempo a raça passou por diversas alterações em sua genética e características e necessitou de grande cuidado na restauração da raça pura.

Dificil acreditar mas esta raça nem sempre foi de grande porte! Inicialmente, traços característicos de cães spitz estavam presentes e seu porte variava de pequeno à médio. O Akita Matagi inicialmente era utilizado para caça.

Após o século XVII ocorreram diversos cruzamentos entre o Akita Matagi com outras raças como o Tosa e Mastiff, modificando assim as caracteríscias primárias do Akita, deixando este de possuir traços do spitz. Nesta época o Akita era utilizado como cão de combate devido sua conformação física e seu comportamento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, diversas raças foram confiscadas pela polícia, a não ser o pastor alemão. Para que o Akita não fosse confiscado, criadores da raça resolveram cruzar seus cães com a raça pastor alemão. Ao final da guerra, o número de Akitas estava extremamente reduzido e com três diferentes linhagens: Akita Matagi, Akita de combate e o Akita / Pastor Alemão.

Diante do cenário em que se encontrava a raça, a busca por reestabelecer o padrão original da raça se tornou o principal objetivo entre os criadores. Diversos cruzamentos entre Akita Matagi foram realizados para isso, conseguindo-se estabilizar a raça pura do Akita, porém esta de porte grande, conhecida atualmente.

Além de ser um cão de grande porte, com os machos podendo atingir até 67 cm de altura e as fêmeas 61 cm, esta raça possui como características marcantes, a conformação física robusta, focinho comprido, olhos com formato triangular marrom escuro, orelhas grossas e também triangulares arredondadas nas pontas. A cauda é alta, grossa e enrolada sobre o dorso, com pelo maior em relação ao corpo. Possui pelagem lisa, dura com subpelo mais macio. A pelagem desta raça pode se apresentar de diversas colorações, como: vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco. Com exceção da pelagem branca, independente da coloração, o Urajiro deve estar presente, ou seja, pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, em baixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.

Os Akitas são cães extremamente calmos, dóceis, apreciam uma boa companhia, porém são bem independentes, não sendo a melhor opção para brincadeiras. Se você deseja um cão de guarda, esta é a raça certa! Devido esta característica, não costuma apresentar problemas na convivência com seus tutores, porém é necessário cuidado com pessoas fora de seu convívio, crianças e outros cães, tornando a socialização, para esta raça, de extrema importância, deste filhote.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet