Barreira cutânea: por que ela é importante em nossos #pets?

17 de Agosto de 2020

Barreira cutânea: por que ela é importante em nossos #pets?

Confira mais posts

Por Stella Rosa, analista técnica na Ourofino Pet

Você sabia que a pele é considerada o maior órgão do corpo? Pois é, e por incrível que pareça uma de suas funções é alertar quando alguma coisa não está indo bem com o organismo.

Outra função importante da pele é ser responsável em formar a principal barreira entre o corpo e o meio ambiente. A barreira, também conhecida como barreira cutânea, é classificada como a camada mais superficial da pele e irá apresentar um papel importante de proteção contra perigos físicos, químicos e, principalmente, impedindo a entrada de microrganismos como bactérias e fungos. Ela também é responsável pela manutenção da hidratação da pele.  Já a pelagem, irá ajudar na proteção da pele que é o órgão mais exposto e visível do corpo.

Por estes motivos, os cuidados com a pele e os pelos não devem ser vistos apenas como uma necessidade estética, mas são essenciais para a manutenção do bem-estar e da saúde dos cães e gatos.

 

Importância dos cuidados com a pele e os pelos dos animais

A pele de cães e gatos, apesar de possuir uma estrutura bem parecida com a nossa, apresenta uma espessura mais fina, o que facilita a entrada de substâncias causadoras de alergias e outros agentes infecciosos como bactérias e fungos, aumentando a chance do pet contrair alguma doença de pele. É de grande importância que a integridade da barreira cutânea, ou seja, da camada mais superficial da pele seja mantida.

Várias são as causas que podem levar ao desequilíbrio da barreira cutânea e ao aparecimento de doenças de pele. São elas:

  • Alterações genéticas
  • Traumas
  • Umidade excessiva
  • Reações a produtos químicos
  • Alimentação inadequada
  • Infestações parasitárias
  • Alterações hormonais
  • Estresse

Hábitos de higiene, como a falta ou excesso de banhos, escovação inadequada dos pelos, uso constante de secadores em altas temperaturas e uso de produtos que não sejam específicos para a pele dos pets.

 

Doenças da pele

As enfermidades que afetam a pele e a pelagem dos animais são muito comuns e chamam a atenção dos tutores devido aos sintomas quase sempre aparentes, como ressecamento, descamação, mudanças de coloração da pele, queda de pelos, coceira, vermelhidão, crostas, aumento da oleosidade e odor forte, que causam muito incômodo nos pets. Desta forma, é de grande importância que os tutores estejam atentos a qualquer alteração na pele e nos pelos dos animais, e então, encaminhem seus petlovers para a avaliação do médico-veterinário.  

Muitos são os desafios na busca do equilíbrio e da restauração da barreira cutânea, já que nem todos os compostos presentes naturalmente na sua formação são possíveis de serem repostos. Desta forma, é essencial o uso de produtos tópicos como shampoo, spray e sérum, que contenham em sua formulação a combinação de ativos como hidratantes, vitaminas, óleos e os próprios repositores da barreira cutânea. Atuando juntos, esses ativos terão um papel fundamental para o auxílio no reestabelecimento e recuperação dos danos sofridos na pele.

 

Soluções Ourofino para a manutenção da barreira cutânea em cães e gatos

E com uma proposta de suavidade e hidratação para pele dos cães e gatos, a Ourofino Pet lança a linha Bris com a melhor tecnologia dermocosmética composta por shampoos, sprays e sérum. Os produtos possuem em sua formulação, ativos essenciais para a manutenção da barreira cutânea, como a fitoesfingosina. Além disso, esses produtos trazem a nanotecnologia que aumenta a ação dos ativos melhorando a eficácia deles e apresentam fragrância suave e livre de alérgenos (substâncias causadoras de alergias).

A linha Bris chega para quem sabe como faz bem cuidar da relação com os pets, em apresentações shampoo, spray e sérum para os cuidados com a pele e pelos de cães e gatos, com produtos indicados para o equilíbrio da pele seca e da pele oleosa.

 

Para a pele seca, as opções disponíveis são o Shampoo Equilíbrio Pele Seca, Spray Equilíbrio Pele Seca e Sérum Equilíbrio Pele Seca:

 -Shampoo Equilíbrio Pele Seca contém em sua formulação fitoesfingosina, aloe vera, vitaminas A e E e óleo de girassol nanoencapsulados, ativos que promovem a limpeza suave e hidratação profunda proporcionando a integridade da barreira cutânea. Sendo indicado para todos os tipos de pele, especialmente para a pele seca. 

- Spray Equilíbrio Pele Seca é composto por fitoesfingosina, calêndula e ômegas nanoencapsulados de óleos de coco, de argan e de abacate, associado a presença de um complexo vegetal que irá atuar como adjuvante no controle da perda excessiva de água da pele, nutrindo e hidratando profundamente a pele seca nos intervalos entre os banhos.

Sérum Equilíbrio Pele Seca apresenta em sua formulação fitoesfingosina, ceramidas, ômegas derivados de óleos de girassol, de macadâmia, de oliva e de gergelim associada à ação da calêndula nanoencapsulada, promovendo a hidratação profunda que mantém a integridade da barreira cutânea.

 

Já para os cuidados com a pele oleosa, a linha Bris conta com o Shampoo Equilíbrio Pele Oleosa e o Spray Equilíbrio Pele Oleosa:

Shampoo Equilíbrio Pele Oleosa irá atuar proporcionando o equilíbrio à produção excessiva de sebo sem agredir e ressecar a pele, devido à presença da fitoesfingosina, nanovitamina A e de ômegas nanoencapsulados compostos pelos óleos de coco, de argan e de abacate que irão promover a hidratação adequada e prolongada da pele, garantindo assim a manutenção da integridade da barreira cutânea.

Spray Equilíbrio Pele Oleosa tem formulação leve e não oleosa, composta por fitoesfingosina, nanovitamina A, tecnologia mineral e enzimas que equilibram a oleosidade da pele e neutralizam odores sem ressecar ou alterar a integridade da barreira cutânea.

Vale reforçar que a hora do banho é importante tanto para a higiene quanto para a saúde de cães e gatos, pois é neste momento em que é possível identificar a presença de alergias e outros problemas de pele que não são possíveis de enxergar no dia a dia, principalmente para animais de pelagem longa.

Vale lembrar que cada raça apresenta características próprias que indicam qual será a frequência ideal dos banhos e da utilização de produtos como sprays e sérum, que também poderão variar caso o animal esteja apresentando alguma doença de pele.  Por isso, antes de utilizar qualquer produto no seu pet, lembre-se sempre de consultar o médico-veterinário. 

 

Tags

Deixe o seu comentário

  • #AmigoPet comemora os 20 anos de nossa Linha para animais de companhia

    #AmigoPet comemora os 20 anos de nossa Linha para animais de companhia

    14 set
    2020

  • Leishmaniose visceral – o que é a doença e como fazer a prevenção

    Leishmaniose visceral – o que é a doença e como fazer a prevenção

    11 set
    2020

  • Importância no controle da dor em cães e gatos

    Importância no controle da dor em cães e gatos

    27 jul
    2020

  • Cicatrização de feridas oncológicas

    Cicatrização de feridas oncológicas

    04 jun
    2020

  • A importância das verminoses caninas na transmissão de zoonoses

    A importância das verminoses caninas na transmissão de zoonoses

    06 mai
    2020

  • #AmigoPet - Coronavírus em cães e gatos

    #AmigoPet - Coronavírus em cães e gatos

    27 mar
    2020

  • Carregar mais posts
Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.