Benefícios da suplementação com probióticos em cães e gatos

19 de Outubro de 2022

Benefícios da suplementação com probióticos em cães e gatos

Você sabia que todos os animais abrigam uma vasta comunidade de microrganismos no trato gastrointestinal, sendo que em cães, o número destas células microbianas é estimado em torno de um trilhão?

Dentre estes microrganismos, existem as bactérias benéficas que são responsáveis por contribuírem ativamente na manutenção da saúde dos animais como: auxiliar na digestão e absorção de nutrientes, produzir vitaminas que serão utilizadas pelo hospedeiro; são capazes de diminuir, por exclusão competitiva a proliferação de bactérias maléficas no intestino além de estimular o desenvolvimento do sistema de defesa deste órgão.

Além das bactérias benéficas, também fazem parte do trato gastrointestinal, as bactérias nocivas ou maléficas que são responsáveis por causar inflamações na mucosa intestinal, gerar substâncias tóxicas e proporcionar o aparecimento de doenças.

Em condições normais estes dois tipos de bactérias se encontram em equilíbrio, porém em casos de estresse por algumas doença, tratamento com alguns antibióticos, mudança de dieta ou qualquer outra alteração desfavorável, as bactérias benéficas tendem a diminuir e as bactérias maléficas a proliferar, havendo um desequilíbrio capaz de provocar danos à saúde do animal.

Alguns problemas intestinais são relacionados com esse desequilíbrio como: a doença inflamatória intestinal, colite granulomatosa, síndrome do intestino irritável e a recentemente relatada síndrome do intestino vazado ou permeável - Leak gut syndrome.

A síndrome do intestino vazado consiste na entrada de substâncias estranhas ao organismo, devido à perda da integridade e o aumento da permeabilidade das células epiteliais do intestino. Tais substâncias ao passarem pela corrente sanguínea irão desencadear uma resposta imunológica indesejável, pois são consideradas pelo organismo como “seres estranhos”, causando outros problemas intestinais.

Dentre estes problemas podemos citar várias doenças sendo que muitas delas acometem seres humanos como: doença celíaca, doença inflamatória intestinal e alergia alimentar, esta que também é diagnosticada de forma frequente na clínica veterinária.

Para o auxílio à restauração do equilíbrio da microbiota intestinal e destas doenças relacionadas à síndrome do intestino vazado, o uso de probióticos tem sido extremamente considerado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos são conceituados como: suplementos microbianos vivos, que afetam beneficamente o animal hospedeiro melhorando seu equilíbrio microbiano gastrointestinal.

Pelo fato dos probióticos apresentarem microrganismos vivos em sua composição, a viabilidade destas bactérias presentes na formulação será o fator crucial para a efetividade do produto. Desta forma, é de suma importância que a escolha do probiótico seja conduzida de forma criteriosa, sendo de extrema relevância a qualidade e procedência das cepas bacterianas.

A Ourofino tem em sua linha de produtos o probiótico Biocanis, sendo indicado para cães e gatos em situação de desmame, mudança de alimentação, viagens, adestramento, acasalamento bem como em casos que os animais passem por alterações de ambientes. Sendo recomendado na dosagem de 2g para animais recém-nascidos e 4g para animais adultos e fêmeas no período de parto. Se necessário, repetir a administração com intervalos de 6 a 12 horas ou a critério do médico-veterinário.

Comentários

Marlene

Usei o probiótico e gostei,fiz uso dos tabletes
Foi bom o resultado,nós meus cães.

Oi Marlene,

Que maravilha!!

Obrigada por compartilhar conosco e pela confiança em nossos produtos.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet