Boxer: inteligente, leal e brincalhão

por Noellene Leitzke Vernize de Araujo, Consultora de Demanda Pet

16 de Dezembro de 2021

Boxer: inteligente, leal e brincalhão

O boxer é uma raça originária da Alemanha, usada inicialmente para a caça. Sua estrutura e conformação têm características que cooperavam para abocanhar e segurar firmemente a presa até os caçadores chegarem ao animal.

É um animal muito ligado e fiel à seu tutor e sua família. Seu tamanho e cara enrugada costumam assustar, mas ele é alegre, afetuoso e brincalhão, dócil no meio familiar. Uma raça que tem um alto instinto de proteção e tende a ser desconfiado com estranhos por isso é facilmente treinado para guarda ou outras atividades. Ele gosta e precisa de muita atividade física, porém é um animal que não costuma latir excessivamente.

Ele é um cão de tamanho médio, pelo liso e estrutura compacta e robusta. Seu tamanho varia entre 50 e 65 cm e pesa em média 30kg. Sobre sua pelagem, os boxers possuem pelos curtos, duros e brilhantes. As cores mais comumente encontradas são a fulva ou fulvo-malhado, porém o padrão da raça aceita outras colorações também. É muito comum os animais terem uma “luva” branca em todas as patas.

Devido a pelagem baixa ele é um animal de fácil limpeza, não requer banhos rotineiros e alguns até costumam fazer auto-limpeza, assim como os gatos. É importante ressaltar que a raça não tolera bem altas temperaturas e, no geral, não é uma raça para viver ao ar livre. Geneticamente é comum o desenvolvimento de tumores, por isso é tão importante visitas rotineiras ao médico veterinário. Também é uma raça que tem um alto índice de miocardiopatia e pode desenvolver displasia do quadril devido a sua conformidade óssea. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

Se você está procurando um amigo fiel, carinhoso, brincalhão e muito cuidadoso com você e sua família, com certeza os boxers são excelentes para cumprir todos esses requisitos e trazer muita alegria à sua vida!

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet