Bulldog Francês: companheirismo para todas as idades

Por Jessica Ribeiro Sole, Consultora de Demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Bulldog Francês: companheirismo para todas as idades

Essa raça que tem aquela carinha amassada que amamos, já tem uma longa história como cão de companhia. Proveniente de uma mistura, que possui como base o bulldog inglês, no início era uma raça popular entre trabalhadores urbanos, como açougueiros e padeiros por ter como principal presa os ratos. Graças ao seu grande carisma, atualmente é uma raça querida por todos!

Físico

O Bulldog Francês tem um corpo musculoso e compacto, focinho achatado, olhos proeminentes e orelhas eretas. Possui pelagem curta, lisa, brilhante e as cores mais comuns são o tigrado, o preto, o dourado e o bicolor (preto e branco). Pesa entre 9 a 13 kg, com uma altura de 30 a 35 cm.

Saúde

É considerada uma raça braquicefálica (focinho achatado) e por isso pode apresentar dificuldade em regular sua temperatura corporal, dificuldade em nadar e fazer muito esforço físico. Além disso, devido suas dobrinhas, problemas de pele podem aparecer com frequência. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

Cuidados

É preciso ter uma atenção especial com a temperatura, por terem um focinho curto, possuem dificuldade de se adaptar a temperaturas mais altas. O ideal é que estejam sempre em locais arejados e com temperaturas amenas.

As dobrinhas do rosto devem ser limpas e estarem sempre bem secas, para evitar problemas na pela causados por fungos, ou bactérias. A otite, inflamação nos ouvidos que também podem ser causada por fungos e bactérias, também pode ocorrer com frequência nessa raça e por isso é importante que o tutor fique atento aos sinais, como coçar constantemente as orelhas e chacoalhar a cabeça.

Personalidade

O Bulldog Francês é dono de um temperamento forte, bastante apegado à família e adora estar por perto recebendo um carinho, por isso, se não receber a atenção necessária pode desenvolver transtornos como a depressão e ansiedade. O ideal é que eles sejam criados dentro de casa, com pessoas sempre por perto. São inteligentes e também um pouco teimosos, mas como fazem de tudo para agradar seus donos o adestramento torna-se uma tarefa fácil.

São ótimos com crianças por terem essa característica carinhosa, afetuosa e também protetora.

Não são agitados e também não irão latir muito, na verdade, dificilmente eles latem. Por necessitarem de atenção, caso fiquem muito tempo sozinhos, podem bagunçar a casa e destruir alguns móveis, então é importante que recebam dedicação dos seus tutores.

Eu, particularmente falando, me tornei fã deles, escrevendo esse texto! Leais, protetores e brincalhões, quem não gostaria de ter um amigo desses ao seu lado?

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet