Bulldog Inglês: dócil, gentil e confiável

Por Jessica Ribeiro Sole, Consultora de Demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Bulldog Inglês: dócil, gentil e confiável

Vamos falar um pouco dessa raça que é dona de uma carinha rabugenta que conquistou pessoas do mundo inteiro. Carinha que engana, viu? Apesar da aparência séria, o Bulldog Inglês é um cão muito amável com a sua família.

Acontece que essa raça participava de um esporte do século XIII chamado  bull-baiting, o objetivo é que cães provocassem touros para entreter quem assistia. Quando essa prática finalmente se tornou ilegal, os bulldogs quase foram extintos, se não fossem os seus admiradores.

Características Físicas

São famosos por suas dobrinhas, possuem a mandíbula que se projeta um pouco para frente, nariz curto, corpo robusto e musculoso e pernas posteriores maiores do que as da frente, o que não os impede de praticarem atividades e brincadeiras. É importante que pratiquem exercícios de forma regular para que fiquem em forma.

Sua pelagem é curta com cores que podem variar bastante, mas a pelagem bicolor se tornou a mais comum. Devem ser escovados semanalmente para evitar o excesso de queda de pelos.

Saúde

Podem apresentar alguns problemas de saúde como displasia coxofemoral, problemas articulares em ombros, joelhos e cotovelos. Os tutores devem dar atenção especial a sua alimentação principalmente para evitar sobrepeso.

Também são bastante propensos a desenvolver problemas de pele, como as dermatites, e por isso é preciso que as dobrinhas do seu corpo sejam sempre limpas e secas.

Como são braquicefálicos (focinho curto), é importante também o cuidado com a temperatura ambiental, evitar situações de estresse e atividades físicas muito intensas. Além disso, podem desenvolver problemas oculares, como olhos secos e sua expectativa de vida gira em torno de 10 a 12 anos.

Temperamento

Como eu disse anteriormente, nesse caso, as aparências enganam. Apesar da sua feição séria, essa raça é muito carinhosa e brincalhona com a família. Até mesmo com desconhecidos costumam ser bastante dóceis.

O Bulldog Inglês tem uma personalidade muito própria e às vezes pode ser teimoso, no momento do adestramento isso pode dificultar um pouco. Mesmo sendo uma raça inteligente, gosta de impor sua vontade e nem sempre obedece aos comandos, por isso é necessário ter paciência e persistência.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet