Cachorro lambendo a pata: o que pode ser?

Por Mariana de Castro Amancio , Médica Veterinária e Analista Técnico e Marketing Sênior de Animais de Companhia

13 de Abril de 2023

Cachorro lambendo a pata: o que pode ser?

É comum ver os cães lambendo suas patas e outras áreas do corpo, quando fazem isso estão normalmente se higienizando.

Por outro lado, se a prática for realizada sempre no mesmo local, como a pata por exemplo e com grande frequência. Precisamos ligar o sinal de alerta, e entender o que pode estar acontecendo de errado.

Confira abaixo como identificar a lambedura do seu cachorro nas patas.

 

Após o passeio meu cão está se lambendo o que pode ser?

Caso você perceba que logo após o passeio seu pet esteja lambendo as patas isso pode significar um incomodo.

Isso pode ocorrer por conta de queimadura, devido à alta temperatura do chão ou asfalto, e uma sensação desagradável pode estar presente.

Os coxins, ou “almofadas das patas”, podem se queimar assim como nós humanos queimamos os pés quando o chão está muito quente.

A forma mais fácil de evitar esse problema é: sair com o pet para passear em horários com menos sol, escolha horários mais frescos, como o início do dia e no final de tarde.

Mas antes de iniciar a atividade é bom verificar a temperatura do solo, se você aguentar mais de 5 segundos encostando a mão no chão, sem incômodos pronto, pode seguir o passeio, caso contrário, vá em outro horário, ou conte com o apoio de sapatinhos para o pet.

 

O ato de lamber está vindo com mordidinhas?

Atenção aos parasitas, quando o incomodo é maior e além de lamber as patas seu cãozinho está dando mordiscadas podemos imaginar que essa região está machucada.

Geralmente indicativo de presença de carrapatos, pulgas ou até mesmo ácaros.

Além dos parasitas seu pet pode ter se machucado em algum passeio, cortando a pata, com algum pequeno caco de vidro, ou objeto pontiagudo e isso pode estar causando dor, por isso o ato de se morder.

Portanto indicamos que examine a pele da pata e se encontrar algum parasita, leve-o ao médico veterinário, assim seu pet será avaliado e contará com o tratamento específico, como a coleira Leevre e o NEOPet, para proteger seu melhor amigo.

 

Mas, pode ser alergia?

Pode sim, alergias de contato podem ocorrer e deixar a área das patas com maior sensibilidade provocando a coceira, e por isso eles acabam lambendo as patas.

Alergia a produtos químicos, ou a alguns tipos de gramas ou pólens podem ocorrer, por isso preste atenção as atitudes do seu pet durante e logo após o passeio.

Novamente a pessoa mais indicada para avaliar qual o tipo de alergia seu animalzinho pode ter é o médico veterinário, afinal respostas imunológicas mais intensas podem acontecer e ele indicará o efetivo controle desses possíveis alérgenos, com testes.

 

Cães também ficam ansiosos e estressados!

Sim, seu cão pode ter alguma alteração de comportamento.

Caso ele esteja ficando muito tempo sozinho, se exercite pouco, não receba atenção e não tenha brinquedos para se distrair, ele pode ser um forte candidato a ansiedade e estresse.

Afinal, os pets também se sentem solitários e deprimidos, e ficam mais predispostos a desenvolver esse costume, de lamber as patas, como forma de liberar as sensações de estresse e ansiedade.

A saúde mental do animal é tão importante quanto a física, e você pode contar com suplementações que colaborem para o bem-estar e a manutenção do estado de tranquilidade do seu cão, como o Seren.

 

Ofereça um banho reconfortante

A sujidade também pode causar desconforto, e como já dissemos os cães se lambém para se higienizar.

Portanto, como essa parte do corpo fica em contato direto com resíduos a sujeira é a causa mais simples de ser tratada em casa.

Com um bom banho, e análise das patinhas é possível avaliar a situação antes da visita periódica ao veterinário para fazer o check-up e enquanto isso, evite que ele lamba as patas, chame atenção, brinque, tire o foco, tudo ajuda!

 

Cuidado com as patas dos cães!

·        Cortar as unhas, dar banhos e usar hidratantes, pensando na pele e na pata são sempre uma boa ideia.

·        Mantenha o animal protegido contra ectoparasitas (carrapatos, pulgas e ácaros).

·        Verifique se o local de passeio é limpo e sem materiais perfurocortantes, como cacos de vidros, farpas e pedras.

·        Não passeie com seu pet em um solo quando ele estiver quente, se você não consegue suportar andar descalço, ele também não.

·        Use produtos desinfetantes próprios para pets no piso.

·        Cuide da lambedura das patas e evite que elas fiquem úmidas, pois isso pode facilitar o aparecimento de fungos.

 

Acompanhe o Blog Ourofino Pet para mais dicas e curiosidades como essas.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet