Cavalier King Charles Spaniel: doce e ativo

Por Mariana Castelhano Diniz , analista técnica na Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Cavalier King Charles Spaniel: doce e ativo

O Cavalier King Charles Spaniel é uma raça de cães de companhia que se originou na Grã-Bretanha. Receberam esse nome em função do Rei Charles II, que amava esses animais e frequentemente era visto com 2 ou 3 exemplares em seu colo e, inclusive, passou a permitir que esses animais frequentassem lugares públicos que antes eram proibidos. Por isso, passaram a ser conhecidos como “Spaniels do Rei Charles”, o que posteriormente tornou o nome da raça em sua homenagem, em 1928, quando foi escrito o primeiro padrão da raça.

Essa raça caracteriza-se por serem ativos, destemidos, mas também extremamente fieis, amigáveis e carinhosos. Possuem expressão gentil e tendem a ser bastante curiosos. Gostam da família toda, até mesmo crianças e animais de outras espécies. Cuidado! Esse cãozinho pode facilmente dar atenção a estranhos durante um passeio.

É uma excelente escolha para os tutores que moram em apartamento, pois apesar de adorar passear, não possui energia a ponto de apresentar comportamento destrutivo quando fica em casa. Apesar de adorar ficar no colo, e sempre junto do tutor, é importante que faça passeios e caminhadas para evitar excesso de peso.

Estão classificados como cães de porte pequeno, com variação de peso entre 5,4 e 8 kg, e a altura deve ser proporcional (média de 30 cm), mantendo um corpo equilibrado. Possuem pelagem longa, sedosa, lisa ou levemente onduladas e com franjas abundantes. Há quatro variações de cor aceitas: Preto e castanho, Rubi (vermelho intenso), Blenheim (manchas castanhas em fundo branco) e Tricolor (Preto e branco com marcas em castanho). Seus olhos são grandes, escuros e redondos, porém não proeminentes. E as orelhas longas e franjadas. Por isso, esta raça também necessita de cuidados como a escovação dos pelos frequente, e inspeção e limpeza das orelhas semanalmente.

Segundo a característica anatômica do crânio dos Cavalier King Charles Spaniel, são classificados como braquicefálicos, ou seja, possuem o nariz mais curto, o que requer atenção especial principalmente com relação à respiração, ao calor excessivo e às atividades físicas.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet