Chow Chow: teimoso, inteligente e independente

Por Rhavilla Oliveira, Consultora de Demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Chow Chow: teimoso, inteligente e independente

O Chow Chow é uma raça de características bem peculiares, entre as mais marcantes destacam-se a pelagem em forma de juba em torno do pescoço que lembra a de um leão e a cor azulada de sua língua. Sabe-se que essa coloração ocorre em função de uma característica genética, mas os chineses usam uma lenda para explicar essa cor na língua e nos lábios. Segundo o mito, quando Deus criou o universo e estava pintando o céu de azul, ele haveria deixado cair gotas de tinta no chão, que teriam sido lambidas pelo Chow Chow, deixando-o assim, com a língua azulada.

Os cães dessa raça são especialmente fieis e leais aos tutores, possuem um caráter, geralmente, calmo, reservado e independente. O Chow Chow é uma raça inteligente, que se adapta facilmente a rotina do tutor sendo indicada para quem mora em apartamento. Com estranhos e crianças que não são do seu convívio pode apresentar-se reservado e um pouco impaciente. A idade ideal de adoção ou introdução desse animal em um novo lar é entre 8 e 12 semanas de vida, momento muito importante para a socialização dessa raça, processo pelo qual ele ira aprender a socializar e se relacionar com pessoas, ambientes e outros animais.

Considerada uma das raças de cães mais antigas do mundo, estima-se que ela tenha se desenvolvido entre 2 e 3 mil anos, na Ásia, muito possivelmente no norte da China, onde era inicialmente usada como cães de guarda, caça e pastoreio. Sobre as características físicas, é considerada uma raça de médio poste, com linhagens que podem apresentar pelo curto ou comprido, de cor única, podendo ser avermelhada, castanha, branca, preta ou azulada. O peso médio dessa raça fica entre 20 e 30 kg.

Por possuírem uma pelagem densa e grossa, requer atenção no verão e nos períodos mais quentes do dia, para não sofrem com o calor intenso. Outra dica interessante é a escovação periódica dos pelos, em função da queda e prevenção embaraço dos pelos. Além disso, pensando na saúde do seu pet, você não deve se esquecer de incluir visitas periódicas ao medico veterinário e cuidados preventivos importantes como vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet