Cinomose Canina: O que é e como diagnosticar?

Por Mariane Lopes Marques Melo, Médica Veterinária e consultora de demanda na Ourofino Pet

17 de Outubro de 2023

Cinomose Canina: O que é e como diagnosticar?

A Cinomose é uma doença infecciosa e altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente entre os cães. Ela afeta cães de todas ás idades, raça ou porte em qualquer fase de vida e também os canídeos silvestres, mustelídeos, entre outros.

A doença é muito conhecida por acometer principalmente os filhotes em fase de vacinação ou animais não vacinados. Ela pode se manifestar de duas maneiras, neurológica, sistêmica ou em combinação em em conjuntas em um mesmo animal, debilitando o sistema imunológico podendo levar a morte. 

Por se tratar de um vírus a transmissão acontece através do ar, porem o vírus permanecem por um curto período em superfícies, podendo ser transmitido por meio de brinquedos, bebedouros, comedouros, acessórios e ambientes frequentados por animais que estão positivos para Cinomose.

Sintomas da Cinomose

Os sintomas da Cinomose podem variar, mas geralmente incluem:

  • Diarreia; 
  • Dificuldade locomotora; 
  • Secreção ocular e nasal; 
  • Fraqueza; 
  • Diminuição do apetite; 
  • Vômito; 
  • Dificuldade respiratória. 

Caso seu cão apresente qualquer sintoma, é importante levá-lo ao médico veterinário imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

 

Como diagnosticar a Cinomose? 

A Cinomose pode ser diagnosticada por meio de testes específicos, como o teste Conclue Cinomose da Ourofino Pet. Esse teste permite a detecção qualitativarápida de antígeno ou anticorpo em amostras de secreção nasal ou ocular em apenas 10 minutos. 

Meu cão esta positivo. Como trato o ambiente?

No caso de o seu cão estar positivo para a Cinomose, é importante tratar o ambiente para evitar a propagação do vírus. Uma opção é utilizar um desinfetante como o Herbalvet, que possui propriedades bactericidas, fungicidas, protozoaricidas e viricidas. Esse desinfetante é indicado para pisos, paredes, instrumentos cirúrgicos, canis, gatis e outros ambientes. Além disso, o Herbalvet é biodegradável e não corrosivo.

 É fundamental seguir as orientações do médico veterinário para o tratamento adequado do seu cão e para garantir a desinfecção correta do ambiente. 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet