Cocker Spaniel: afetuoso e um bom guardião

Por José Guilherme do Rego Marcondes , Consultor de Demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Cocker Spaniel: afetuoso e um bom guardião

O Cocker Spaniel é uma raça de cães de caça que se originou na Inglaterra, e já foi muito utilizada para caça de aves e em locais com mata densa, que é de difícil acesso às raças maiores, os chamados cães de aponte.

São cães alegres, carinhosos e bastante enérgicos, ou seja, excelentes companheiros de atividade física. Certifique-se que poderá dar a atenção que essa raça precisa, pois energia acumulada dentro de casa pode ter consequências não muito agradáveis! Esses cães são inteligentes e tendem a ser obedientes, mas com momentos de teimosia - lembre-se, é uma raça com instinto de caça, é melhor sempre estar com uma coleira para não ter imprevistos durante o passeio.

Tendem a ser muito sociáveis, inclusive com crianças e outros animais, desde que tenham sido bem treinados quando jovens. Por isso, sua supervisão é bem importante no início de cada aproximação.

De porte médio, podem chegar a 38 a 41 cm de altura e pesam de 13 a 14,5 kg. Possuem pelos longos e sedosos que exigem alguns cuidados especiais com relação à higiene, como escovação frequente. Suas orelhas longas e bem franjadas requerem observação e limpeza semanal para evitar problemas de saúde.

No início do século passado, quando chegaram nos EUA, os criadores passaram a selecionar algumas características físicas e comportamentais distintas do padrão da raça na Europa. Foi então que em 1946 foram consideradas raças distintas: Cocker Spaniel Inglês e Cocker Spaniel Americano. Este caracteriza-se por estatura mais compacta (35 a 38 cm), pelos mais longos que podem ser lisos ou levemente ondulados, e cabeça mais arredondada que o Inglês. Além disso, tende a um comportamento mais equilibrado, motivo pelo qual acabou sendo mais conhecido como cão de companhia.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet