Dicas e cuidados com os pets durante a folia de Carnaval

Por Mariana de Castro Amancio , Médica Veterinária e Analista Técnico e Marketing Sênior na Ourofino Pet

15 de Fevereiro de 2023

Dicas e cuidados com os pets durante a folia de Carnaval

Você é aquele papai ou mamãe de pet que é um verdadeiro folião e adora carnaval? Quer incluir os seus filhotes na agitação?

Tudo com moderação é possível, então hoje viemos reforçar algumas dicas e cuidados que você já está careca de saber.

Afinal os cães são mais sensíveis a barulhos e podem se assustar com a aglomeração, mas temos opções interessantes para os que já estão mais acostumados em curtir a folia.

Se o seu cão vive passeando, é sociável com outros animais e pessoas desconhecidas, e além de tudo isso se diverte com essa interação, ele é um excelente candidato a folião.

Não sabe ainda se esse é o melhor ambiente, mas quer tentar levá-lo? Fique de olho nesses sinais.

 

Atenção ao comportamento

Se ele não é sociável, se assusta facilmente ou não costuma sair de casa, é melhor não forçar a barra.

Preste atenção aos sinais de desconforto, como: 

· Midríase (dilatação da pupila);

· Orelhas caídas;

· Postura curvada;

· A cauda pende para baixo ou fica entre as patas traseiras.

Esses são sinais de que seu animal de companhia está assustado, em pico de estresse ou até com medo e o melhor lugar para ele curtir o carnaval com o pet pode ser assistir à escola de samba em frente à TV.

 

Bloquinho pet friendly

Sim, eles existem, alguns blocos de bairro, são mais familiares, menores e acabam sendo uma opção divertida para passear.

Além de verificar se o ambiente é adequado para cães, é importante evitar multidões e caminhar por locais onde a concentração de pessoas é um pouco mais comum com a do dia a dia de um passeio.

Assim você pode evitar que seu cachorro fique assustado ou estressado durante o carnaval.

Vamos te dar algumas orientações de cuidados para que essa folia seja garantida. Confira!

 

1 - Vacinação e Vermifugação em dia

Assim como para os passeios e viagens, a vacinação e a vermifugação devem estar em dia para que a interação entre as pessoas e os animais desconhecidos seja segura.

Você sabia que é adequado fazer a vermifugação com Top Dog a cada 3 meses? Consulte seu médico veterinário de confiança e saiba mais informações.

 

2- Atenção com alimentos

Fique atento ao que o cachorro pode comer no caminho do bloquinho.

Não é incomum encontrar serpentinas, restos de comida e bebida e objetos estranhos soltos entre os confetes. Fique de olho e evite a ingestão e qualquer mal-estar futuro.

 

3- A fantasia pode?

Pode, mas sem exageros ok?

Nada de pintar seu animalzinho, não é indicado tingir os pelos, pois isso pode provocar diversas reações alérgicas e problemas de pele em seu pet.

As fantasias podem ser fofas, mas é importante evitar excessos, cuidado com adereços muito quentes e desconfortáveis. Escolha tecidos leves e finos que não atrapalhem a movimentação do pet e que não cubra partes importantes do corpo, como olhos, focinhos e ouvidos.

Também é importante que o cachorro esteja sempre com coleira e a guia, e usando uma plaquinha de identificação, contendo o nome e telefone de contato dos pais.

 

4- Quente, quente, queimando!

Calor e carnaval super combinam, mas seu pet pode não curtir tanto assim, mas você pode fazer um teste simples para poder deixá-lo mais tranquilo.

Antes de sair, coloque seus pés descalços ou as palmas das mãos diretamente no asfalto, se você aguentar o contato por menos de dez segundos, o cão pode não aguentar e queimar as patas.

Neste caso, o melhor é ele não sair de casa para não queimar as patinhas. Além disso, elas podem desidratar e rachar, facilitando a entrada de fungos e bactérias, causando grande sofrimento ao animal.

 

5- Água, água, água mineral

“Sombra e água fresca” são sempre bem-vindas, portanto, lembre-se que vai sair de casa por um certo tempo e precisará levar água para o seu cachorro beber.

Mesmo que ele não pareça com sede, ofereça e incentive-o a beber para evitar que ele fique enjoado e sinta mal com a temperatura elevada.

Sempre que possível descanse e recarregue as baterias da animação.

 

6- Relaxamento em casa

Quando os foliões chegarem em casa, não deixem de tomar aquele banho com o Shampoo Bris Ourofino.

Afinal, o seu pet precisa ficar limpo e hidratado novamente, assim estará pronto para a próxima curtição, seja no bloquinho de rua, ou assistindo o carnaval na cama dos pais.

Carnaval da turma do Byte - Ourofino Pet

 

E aí? A disposição está em dia para pular e se divertir?

Sabemos que você irá avaliar a segurança do local e com essas dicas aproveitar a folia com confiança e muito carinho! Saiba mais no Podcast Amigo Pet.

Então se for para a folia e curtir igual à turma do Byte, marca a @ourofinopet no Instagram e compartilhe essa alegria conosco.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet