Dálmatas: animados, leais e independentes

Por Letícia de Oliveira, consultora de demanda Ourofino Pet

16 de Dezembro de 2021

Dálmatas: animados, leais e independentes

Os dálmatas ficaram bastante conhecidos ao se tornarem estrelas do cinema no filme 101 Dálmatas. Porém não são apenas uns cãezinhos bonitos e astros do cinema, são cães esportivos, versáteis e são bem adaptados em muitas disciplinas diferentes.

O Dálmata é um cachorro apreciado em todo mundo devido a sua simpatia e vivacidade aliadas as suas linhas harmoniosas e é claro por sua típica pelagem manchada. Hoje em dia o Dálmata é um cão de companhia, se destacando por sua inteligência e fidelidade ao dono.

A origem do Dálmata é discutível entre os autores. Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente mostram cachorros iguais ao dálmata atual em linhas e pelagem, assim como o nome da raça: há pouca evidência de que tenha se originado na região costeira da Dalmácia, nos Bálcãs. Havia um tipo de cão branco manchado conhecido como Talbot Hound no final do século XVIII, esses cães eram usados para acompanhar carruagens puxadas por cavalos e assim proteger os passageiros e a carga. Após um período esses cães foram nomeados como Dálmata, a raça tornou-se um símbolo de status no período da Regência.

Os dálmatas também eram utilizados para guardar os estábulos a noite e eram usados para correr à frente de carros de bombeiros puxados por cavalos, limpando a rota para os veículos.

Alguns autores consideram o Dálmata um cachorro de origem dinamarquesa, justificando o nome adotado em alguns países como “pequeno dinamarquês”. E ainda hoje é uma raça muito difundida na Dinamarca. Os dálmatas também foram muitos utilizados como cão de caça, pois possui um impressionante olfato. Também é considerado um excelente cão de guarda, mesmo sendo quieto e só lata quando realmente  é necessário.  

Em relação ao temperamento os Dálmatas são leais, livres de nervosismo e agressividade independentes, alegres e fáceis de serem treinados. São cães ativos que gostam de exercícios ao ar livre e atividades aquáticas. Ele tem um característico instinto de caça.

O Dálmata é um cachorro ativo e musculoso, seus olhos são redondos e brilhantes de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. Possui orelhas de implantação um pouco alta e são de tamanho moderado. Sua cauda é forte na base e vai afinando-se gradativamente até a ponta, porém não é muito longa. Na vida adulta o peso pode variar de 25 a 32 kilos.

A sua pelagem é bem curta, brilhante, dura e densa em todo o corpo. A cor padrão é o branco com manchas pretas ou marrons. O pelo não exige muitos cuidados, mas é necessária a escovação evitando assim a queda e facilitar o nascimento de novos pelos.

Devido à característica dos pelos curtos e muito grossos, é de fácil limpeza. Com textura suave e sedosa, a raça tem predisposição a dermatite atópica, necessitando de hidratação constante para que permaneça sempre saudável.

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet