Daschund: companheiro e corajoso

Por Raíssa M Rodrigues Siravegna, Consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Daschund: companheiro e corajoso

O Dachshund é uma raça que conta com uma ampla lista de nomes e apelidos não é mesmo?! No Brasil, ele ficou conhecido como Salsicha, Cofap, ou Teckel. O apelido Cofap foi por conta de um cão dessa raça participava de comerciais de uma marca de amortecedor Cofap. Já o seu apelido de “Salcicha” também veio de uma marca de salcichas que usava o nome da raça em seus produtos.

Falando em curiosidades, você sabia que a primeira raça a se tornar um mascote em uma Olimpíada foi um Dachshund?! Isso mesmo em 1972 em Munique! Além de comerciais, a raça já apareceu em diversos filmes, como por exemplo: Bob Pai e Bob Filho, O Salsicha Campeão, Um Amor de Companheiro, Wiener-Dog, Meu Tio e a ilustre Toy Story com o cachorro de molas Slinky. E uma ultima curiosidade é a existência de um Museu na Alemanha que possui várias inspirações da raça Dachshund, inclusive um esboço feito por ninguém mais que Pablo Picasso!

De acordo com o ranking de inteligência canina, a raça Dachshund ocupa o 49º lugar.

Em relação à pelagem pode ser unicolor, bicolor ou até mesmo todo manchadinho (que leva o nome de Arlequim). E ainda ter pelos longos, lisos e pelos duros. Estes provenientes do cruzamento de diversas raças: os Dachshund de pelo liso são da mistura das raças Braque, Pinscher e Basset Hound Francês. Enquanto os de pelo longo são uma mistura de Dachshund e Terrier, e os de pelo duro de Dachshund e Spaniel. Tarefa difícil escolher o mais lindo não é?

Os salsichas são cachorros muitíssimos curiosos, amigáveis e são fanáticos por seus tutores. A socialização entre ele e todos da casa incluindo outros animais é favorável. Além disso, como qualquer cãozinho eles adoram a presença de pessoas e preferem não ficar sozinhos.

Quando o assunto é energia essa raça tem de sobra, passeios ou até mesmo um espaço perfeito, pois adoram sair por aí caçando algo para farejar. Os brinquedos também podem ser ótimos aliados para distrair o seu amigo quando você precisar deixá-lo sozinho em casa. Bolas, bastões e frisbees, brinquedos de mastigar, aqueles com barulhos entre outros podem divertir um Dachshund por algumas horas rsrsrs

Nesta raça quando se trata da coluna requer uma atenção maior. Como meio de cuidar a saúde, o peso deve ser controlado rigorosamente. Quando se tornam idosos é muito comum o surgimento de hérnias de disco, causando dor intensa. Motivo que o acompanhamento do médico veterinário é sempre primordial. Devido às patinhas serem curtas e a coluna alongada movimentos de alto impacto como descer e subir escadas pode agravar. O emprego de rampas para facilitar o acesso pode ser usado. Lembre-se: por mais que atividade física seja essencial, ela não deve ser exagerada nesses pets.

Essa raça também é descrita pelas orelhas grandes e caídas. Por isso podem apresentar predisposição as otites. Para evitar esse tipo de problema, basta manter uma higiene regular nessa região, sempre com a utilização de produtos específicos. Como por exemplo, o Limp & Hidrat da Ourofino Pet uma solução indicada para a limpeza rotineira dos ouvidos de cães e gatos. Promovendo a remoção do excesso de cerúmen e oleosidade que se acumulam no ouvido externo sem causar irritações, enquanto suaviza e hidrata a pele.

A escovação de pelos do seu Dachshund vai depender de qual pelagem ele possui. Essa raça ainda pode apresentar oleosidade na pele precisando ser equilibrada pelo uso de shampoos que controlam esse excesso de produção de sebo sem agredir ou ressecar a pele. A Ourofino possui em seu portifólio a Linha Bris Equilibrio Pele Oleosa Spray e Shampoo que também vão neutralizar os odores e hidratar.

A expectativa média de vida dos Dachshund esta entre 12 e 15 anos.

Impossível não ser um amante quando até um museu homenageia a raça, não é mesmo?

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet