Descubra como tranquilizar e cuidar da ansiedade do seu pet!

Por Guilherme Colares, Médico Veterinário, Analista Técnico e Marketing na Ourofino Pet

21 de Dezembro de 2022

Descubra como tranquilizar e cuidar da ansiedade do seu pet!

Já não é mais novidade que nossos pets possuem muitas características comportamentais similares aos humanos. Atualmente, temos inúmeros estudos analisando graus de ansiedade em cachorros e gatos em diversas situações, observando como eles reagem em momentos agradáveis e principalmente em momentos de estresse.

 

Quais são as causas do estresse em cães e gatos?

Os gatos considerados domésticos, que vivem na maior parte do tempo em meio urbano, estão submetidos ao estresse crônico, ocasionando distúrbios de ansiedade.

Em relação a cães, temos diversas situações que nos chamam a atenção, a começar pelo momento do banho e tosa. A grande maioria dos cães sofrem estresse no momento do banho e tosa, pois identificou-se um aumento dos níveis salivares de hormônios do estresse, aliados a alterações nos parâmetros cardíacos e respiratórios.

Cada vez mais as pessoas que moram em grandes centros saem para trabalhar ou precisam concentrar grande parte do seu dia em alguma atividade administrativa e, muitas vezes, deixam seus pets sozinhos ou supervisionados por alguma outra pessoa que não tenha uma grande ligação com seu animalzinho. Ficar distante do seu tutor, pode causar algumas reações nos pets.

 

Principais sintomas do estresse

Em alguns casos, sinais de estresse são facilmente identificados, mas nem sempre esses sinais são tão evidentes.

Estudo realizado em 2010, apontou que 68% dos cachorros atendidos em um hospital veterinário na cidade de São Paulo/SP, foram diagnosticados com a SAS (Síndrome de Ansiedade por Separação), mostrando que esse problema é relativamente comum, porém nem sempre é uma missão fácil de identificar.

Segue abaixo alguns dos principais exemplos de sinais de estresse que cães e gatos podem apresentar em comum:

- Vocalização excessiva (latidos ou miadas em excesso)

- Eliminação de fezes e/ou urina em locais inadequados

- Comportamento agressivo

- Lambeduras excessivas causando lesões na pele

 

O que fazer para relaxar o pet?

Determinados nutrientes participam de processos que promovem sensações de bem-estar nos animais, e ainda, animais que apresentam comportamentos de ansiedade, estresse e medo, apresentam esses nutrientes em menor quantidade do que a ideal no organismo. A correta suplementação desses animais promove um efeito corretivo.

A Ourofino Pet possui o suplemento alimentar Seren, com duas apresentações: o Seren Pasta (para cães e gatos) e o Seren Snacks (para cães). Ambos são indicados no suporte nutricional para todas as idades e fases da vida dos animais que necessitem do aporte desses nutrientes auxiliando, inclusive, em situações de estresse.

 

Referências:
BRADSHAW (2016)
MARIA A. C. B. E. (2015)
NOVAIS E COLABORADORES (2010)

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet