Doberman: agradável e leal

Por Vanessa Catarina Fornazieri Praca – Consultora de Demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Doberman: agradável e leal

O  Doberman tem como sua  maior característica o sentido de alerta, o que influencia na escolha da espécie para a função de guarda, mesmo assim, trata-se de um cachorro que se apega facilmente à família e preza pela lealdade, o que faz dele uma ótima companhia.

Características físicas

Quem opta por um cão da raça Doberman deve saber que ele tem bastante força e disposição, portanto, a prática de exercícios físicos, programa de adestramento são essenciais. Conhecido por ter uma aparência nobre e elegante, são de tamanho médio e musculatura forte, chegando a pesar até 45 kg. Sua coloração preta é a mais popular, porém é possível encontrá-los em coloração marrom.

Personalidade

Embora sua imagem esteja sempre associada a uma expressão mais séria, é um cão bastante carinhoso com a família. Está sempre atrás dos tutores e precisa de muita atenção. Por isso é muito importante trabalhar esse aspecto quando filhote, para evitar um comportamento dependente do tutor ou até mesmo agressivo.  A convivência com os cães dessa raça é bastante tranquila, já que um dos principais diferenciais dele é a obediência.  Eles são dóceis com as crianças e adoram receber carinho, e o fato de ficarem bem sozinhos, quando bem educados, é outro ponto forte para essa espécie. Com pessoas estranhas sempre demonstrará um pouco de desconfiança, por conta de seu instinto naturalmente protetor. Quando o assunto é amizade com outros cães ou animais, não é dos mais sociáveis, mas com trabalho de socialização e treino, é possível que o Doberman conviva em harmonia com outros animais.

Origem

Conhecida na Alemanha em meados de 1890, a raça carrega o nome de Friedrich Louis Doberman, um cobrador de impostos, responsável por desenvolver a espécie por meio de diversos cruzamentos, na cidade de Apolda. A histórica indica que o homem desejava um companheiro e um bom cão de guarda para acompanhá-lo em seu trabalho.

Cuidados

Para a diminuição da queda de pelo, é indicado que a escovação seja feita regularmente, recomenda-se que banhos sejam dados somente quando necessários. Os Dobermans são resistentes em relação à problemas de saúde, mas assim como qualquer outra raça, não estão totalmente livres de doenças. Casos de complicações cardíacas, doença no sangue, e problemas no quadril, são muito comuns, portanto visitas ao médico veterinário e exames rotineiros são indicados.

Com expectativa de vida de 13 anos, são cães ativos e atléticos, cheios de disposição e exigem um nível alto de atividades físicas.

Curiosidade

O Doberman é a 63ª raça mais popular no Brasil, sua força, inteligência e instinto protetor fizeram desses cães ótimos soldados na guerra de Okinawa, no Japão em 1945, e tiveram uma brilhante atuação na procura e resgate no incidente que aconteceu em 2001 nos Estados com as torres gêmeas.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet