Doença da arranhadura do gato: o que é e como tratar?

Por Gessica Cruz, médica-veterinária e analista técnica Ourofino Pet

28 de Setembro de 2022

Doença da arranhadura do gato: o que é e como tratar?

A doença da arranhadura do gato, também conhecida como Bartonelose, é causada por uma bactéria chamada Bartonella henselae que tem ocorrência mundial. Foi identificada pela primeira vez em 1992 e estabelecida como uma infecção comum em felinos, mas a prevalência parece ser maior em climas quentes e úmidos onde existem a presença do vetor (pulga dos gatos).

 

Como o gato adquire a bactéria?

A infecção dos gatos acontece principalmente através: da picada de pulgas (Ctenocephalides felis felis) contaminadas, de mordida ou arranhão de outro animal infectado e de transfusão sanguínea.

Estudos comprovaram que não ocorre transmissão direta de gato para gato em ambientes livres de pulgas, tampouco por meio de mordeduras, arranhaduras, limpeza ou compartilhamento de potes para alimentação e caixas sanitárias. Importante ressaltar que a transmissão da bactéria não acontece durante o acasalamento, a gestação ou no período neonatal em ambientes sem pulgas.

 

O gato apresenta sinais da doença?

De acordo com estudos, o gato não costuma apresentar sinais de doença. A existência de sintomas foi relatada em poucos gatos que desenvolveram febre após cirurgias.

 

Há como diagnosticar a doença no gato?

A maior parte dos exames feitos para outras doenças causadas por bactérias não servem para o diagnóstico da bartonelose nos felinos. A hemocultura constitui o exame mais confiável para o diagnóstico definitivo da infecção ativaem gatos, porém também apresenta limitações, sendo que a sua repetição aumenta a sua acurácia. Este exame está indicado para apenas gatos doentes onde a suspeita do médico-veterinário seja a bartonelose, ou quando o médico de um tutor solicita.

A detecção por PCR é muito mais rápida, porém não é mais sensível que a cultura e não revela a viabilidade do organismo.

 

Existe tratamento para o gato?

Como normalmente os gatos não ficam doentes, eles só devem ser tratados caso apresentem sinais da doença, pois o tratamento com antibióticos de maneira arbitrária pode gerar resistência a estas drogas. Embora o tratamento com antibióticos melhore aparentemente a infecção, não é completamente comprovado que diminua a probabilidade de transmissão para seres humanos. Uma vez que o animal inicie o tratamento, precisará ser acompanhado pelo médico-veterinário continuamente. O mais importante é controlar a infestação por pulgas.

 

O gato transmite a doença apenas pelo arranhão?

Não. A transmissão da bartonelosepara seres humanos ocorre tanto por arranhões (com unhas contaminadas com fezes de pulgas), quanto por mordeduras (sangue contaminado liberado através de sangramentos gengivais). Vale lembrar que, apesar de ser menos comum, as pessoas podem ser infectadas diretamente por picada de artrópodes (pulgas).

 

Quais são os sintomas da bartonelose em pessoas?

Em geral a doença da arranhadura do gato é autolimitante em pessoas saudáveis, sendo a manifestação mais comum o aumento de um ou mais linfonodos na mesma região. Podem ocorrer também síndrome oculoglandular de Parinaud, neurorretinite, encefalopatia, lesões osteolíticas, acometimento hepatoesplênico e endocardite.

Já pessoas com sistema imunológico comprometido, como pacientes com AIDS ou em tratamento oncológico, podem apresentar doença sistêmica e ter consequências atípicas e sérias.

 

Há como diagnosticar a doença em humanos?

Sim. O diagnóstico em seres humanos pode ser feito através de biopsia, por sorologia ou PCR.

 

Como prevenir a transmissão de gatos para pessoas?

Tudo começa pelo controle de pulgas. Antes de adotar ou comprar um gato, deve-se tratar as infestações por pulgas. Para o controle ideal o uso mensal de produtos contra pulgas é recomendado. Conheça NEOPet, Fipronil a 12,5%, ideal para o controle de carrapatos nos cães e pulgas em gatos e cachorros.

Além disto, devem-se evitar brincadeiras que estimulem arranhões e/ou mordidas e, caso aconteça, as feridas não devem ser esfregadas com as mãos sujas, devem ser lavadas imediatamente. Sabe-se que gatos com menos de 1 ano de idade têm mais chance de serem infectados, portanto pessoas imunocomprometidas que queiram adotar um novo gato, devem adotar gatos adultos, evitar brincadeiras agressivas, manter o controle das pulgas, lavar imediatamente qualquer ferida causada por arranhões e/ou mordidas e não deixar o gato lamber feridas ou cortes.

As mãos sempre devem ser lavadas logo após a manipulação de gatos sabidamente ou suspeitos de estarem infestados por pulgas. O corte das unhas também é útil, pois minimiza a chance de arranhões profundos.

Com todos os cuidados e o adequado controle de pulgas você e seu felino estarão seguros!

 

 

Referências:
GREENE, C. E.; FORD, R. B. Doenças Infecciosas do Cão e do Gato, 4. ed. São Paulo: Roca, 2012.
LITTLE, S. E. O Gato, Medicina Interna. Rio de Janeiro: Roca, 2016.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet