Doenças Causadas por Ácaros: Sarna Otodécica e Sarna Notoédrica

30 de Maio de 2011

Doenças Causadas por Ácaros: Sarna Otodécica e Sarna Notoédrica

Confira mais posts

A sarna otodécica é popularmente conhecida como sarna de ouvido. Este tipo de sarna é muito comum em gatos e se apresenta como uma enfermidade restrita ao conduto auditivo. A sarna de ouvido é causada pelo ácaro Otodectes cynotis. Esse gênero de ácaro habita o conduto auditivo de varias espécies animais, principalmente cães e gatos. A transmissão desse tipo de sarna ocorre através do contato direto com animais infestados. Os ácaros alimentam-se de restos epidérmicos e fluidos teciduais da epiderme. As infestações agudas estão associadas à agitação da cabeça e escoriações. A presença dos ácaros está associada à coceira constante. O excesso de cera e o traumatismo causado pelo ato de coçar fazem com que os animais desenvolvam otite externa, que apresenta uma descarga ceruminosa castanho-escura, causa dor e agrava o desconforto. As otites externas podem ser agravadas pela proliferação de microorganismos como bactérias e leveduras. O diagnóstico presuntivo baseia-se no comportamento do animal e na presença de cerúmen. A confirmação é feita através da observação do ácaro no interior da orelha com auxílio de um otoscópio ou pela remoção do cerúmen e observação em lupa do material sob uma superfície escura, onde os ácaros aparecerão como partículas esbranquiçadas móveis.

O tratamento consiste na limpeza do ouvido com remoção de cerúmen e aplicação de produtos parasiticida tópicos, além de produtos que contenha antibiótico e antifúngico para aqueles animais que apresentarem infecção secundária. É importante manter o animal acometido isolado do restante dos animais além de higienizar os objetos utilizados por ele e o ambiente. A sarna notoédrica também conhecida como escabiose felina é uma doença altamente contagiosa entre os gatos. O agente causador deste tipo de sarna é o ácaro Notoedres cati. A transmissão da escabiose felina também se dá por contato direto. Raramente pode ser transmitida para cães e humanos em contato com gatos infestados. O ácaro N. cati “cava” túneis nas regiões mais profundas da pele ocasionando intensa coceira. Os aspectos clínicos desta enfermidade começam com lesões papulares muito pruriginosas nas margens auriculares. Comumente há disseminação rápida das lesões para as pinas, cabeça e pescoço, ocorrendo com frequência envolvimento secundário do períneo e das extremidades. Nas regiões acometidas podem ser observadas crostas, escamas, escoriações e alopecia resultantes do prurido intenso e do ato de coçar. O diagnóstico é baseado no histórico clínico do animal e confirmado através de raspados profundos de pele, onde facilmente são observados ácaros redondos de patas curtas ou seus ovos. O tratamento consiste na realização de banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Medicações injetáveis também podem ser usadas se prescritas e aplicadas pelo Médico Veterinário. É recomendado também isolar o animal afetado além de higienizar objetos e o ambiente. Por Mariana Castelhano Diniz, Médica Veterinária e Assistente Técnica da Ourofino Saúde Animal.

Tags

Comentários

João Neto

Olá,

O meu gato apresentou esse quadro e acabou lesionando a orelha dele rompendo um vaso e inchando intensamente.

Quando tento aplicar o remédio de gotas ele se agita muito e o meu medo é dele se machucar. Teria alguma alternativa para o tratamento local?

E no caso da lesão, terei de fazer a drenagem, seria o ideal acometer à cirurgia?

Grato.

Oi, João! Vou te ensinar alguns truques para colocar gotas no ouvido do seu gato que fará com que seja mais fácil executar esta tarefa:

Um dos melhores truques para colocar gotas no ouvido do gato é esperar que o gato esteja tranquilo.

Aproveite quando ele tiver sono ou quando for com você, dê carinho e relaxe-o, é melhor que não o agarre de surpresa, caso contrário irá ficar assustado e todo o processo será mais difícil.

Pode pedir a alguém que o ajude a segurar no gato, embora o mais recomendável seja enrolar o gatinho em uma manta ou toalha, deixando apenas de fora a cabeça, e de modo a que o gato fique suficientemente apertado para que não possa escapar (não abuse, não é preciso cortar-lhe a respiração). Em seguida leve-o para o lugar que tinha preparado anteriormente. Este passo é imprescindível para gatos nervosos ou com tendência para arranharem.

Com o gato enrolado na manta ou na toalha podemos colocar a gotas sem perigo de que fuja ou nos tente arranhar.

O método de drenagem do conteúdo é utilizado em alguns casos, porém deve-se levar em conta a fase em que a afecção se encontra.

Então, João, cada veterinário usa um método específico. Então é interessante que ele analise o caso do seu gatinho pessoalmente e defina a melhor opção de tratamento e avalie se há necessidade de fazer cirurgia, tudo vai depender do quadro que o animal se encontra.

Claudia

Comprei uma gatinha que com três meses começou a ter lesões na cabeça! No início, achei que era o outro gatinho que tinha machucado ela com as brincadeiras... mas as lesões se espalharam muito rápido, formaram crostas e cocavam muito, e os pelos caíram bastante! Até eu comecei a me coçar bastante

Oi, Claudia. A sarna em gatos pode ser contagiosa, inclusive para humanos. A sarna notoédrica é transmitida pelo contato direto, e cães e humanos podem ser contaminados também. A região da cabeça, orelhas e patas são geralmente as mais atingidas e, quando não tratada, ela causa crostas que sangram quando o animal se coça. É importante que ele passe imediatamente por um veterinário para a proteção dele próprio, sua e de outros animais na casa. Obrigada!

Rayane Oliveira do Nascimento

Olá. Meu gato ele se coça bastante e devido ele coçar cai tipo uma areia nas regiões do pescoço (que está avermelhada), na cabeça criando feridas por conta das coceiras, e criou tipo uma crosta sei la nessas regiões acimas. Então eu queria saber como faço para tratar isso e ameniza as coceira do meu gato( Pois fico com vontade de coçar por ele kkk) eu não tenho nenhuma condição financeira de levar ele ao veterinário, por favor, me ajude!!!!

Olá, Rayane!
Neste caso é necessário descobrir a causa da alergia, sendo muito importante levar o animal ao veterinário. Seu animal está com pulgas? Alguns produtos desinfetantes de uso doméstico podem causar alergia nos animais, tente mudar os produtos utilizados.
Alguns animais têm alergia alimentar, então, é necessário observar se a troca da alimentação ajudaria.
E pode ser algum problema de pele, como sarna, infecção fúngica, bacteriana, mas nestes casos, preciso saber qual tipo de problema de pele o animal possuiu para tratar com a medicação adequada.

Espero ter ajudado!

Obrigada!

Vanessa

Eu tenho uma labradora gravida q está com sarna no ouvido e nas partes do cotovelo
Estou dando banho com sabonete pra sarnar,tem mas alguma coisa q posso fazer pois as coceiras dela não para

Oi, Vanessa! O tratamento consiste na limpeza do ouvido da sua amiga com remoção de cerúmen e aplicação de produtos parasiticida tópicos ou em casos de pets que apresentam infecções secundárias, as soluções também devem conter antibiótico e antifúngico. É importante manter o animal de companhia acometido isolado do restante dos outros animais, além de higienizar os objetos usados por ele e o ambiente. Shampoo e sabonete especiais também são indicados. Como todo problema de pele, a sarna pode demorar para ser tratada e erradicada totalmente, em alguns casos pode demorar até meses. Recomendo que você leve sua amiga ao médico-veterinário para que ele faça os exames e te passe o tratamento correto. Como sua pet é gestante, é preciso um cuidado ainda maior com ela e sempre muita atenção ao ler as bulas dos medicamentos antes de usá-los, pois alguns apresentam contraindicação nestes casos.

Wilson

Peguei sarna de gato! É agora doutora?

Oi, Wilson! É muito importante que você vá ao médico para que ele faça os exames clínicos e te passe o tratamento correto.

Beatriz dornelles

Olá sou a Beatriz tenho três Gatos todos estão com coceira no ouvido tem tempos que a coceira ataca e depois da uma parada....já levei duas delas em dois veterinário diferentes.um disse que era alergia dos meus produtos higiene perfumado...e outro disse que era algo relacionado ao pulmão deles que podia acontecer no inverno..ambas fizeram tratamento diferente...e os três estão com mesmo problema atualmente

Oi, Beatriz! Pelo seu relato pode se tratar de sarna otodécica em gatos, conhecida também como sarna de ouvido. Essa doença afeta, por dentro e por fora, as orelhas do animal de companhia e os principais sintomas são coceira e secreção escura. Nos casos mais graves, também pode ocorrer sangramento. Esse tipo de sarna não é transmissível aos seres humanos, no entanto é altamente contagiosa entre os gatos. Por apresentar sintomas semelhantes, a sarna de ouvido pode se confundir com a otite, por isso somente o médico-veterinário de te passar o diagnóstico correto e o tratamento adequado. O tratamento da sarna em gatos pode variar, pois depende do tipo e estágio da doença. Geralmente, é prescrito o uso de parasiticidas de forma tópica ou oral. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Além disso, os tratamentos também podem incluir o uso de medicamentos tópicos nas áreas atingidas ou gotas para os ouvidos e a recomendação de xampus e sabonetes especiais para banho. Como todo problema de pele, a sarna em gatos pode demorar para ser tratada e erradicada totalmente, em alguns casos pode demorar meses.

Suena Márcia Oliveira Costa

Tenho um gato que peguei na rua recebtemente, ele está com sarna de ouvido (popularmente conhecida), levei ele no veterinário que me mandou limpar somente, só que ele não melhora, estou com medo de passar para outros gatos, já que eu tenho 5. Poderia me informar qual medicamento usar? Estou desempregada e não vou poder pagar outra consulta agora para ele.

Olá! A sarna de ouvido pode afetar cães e gatos, mas frequentemente acomete mais os gatos. Alguns fatores podem estar relacionados a essa maior frequência nestes animais de companhia, como pelagem mais rala, hábito de andar em grupos ou até mesmo uma diferença em seu sistema imunológico. Esta doença é transmitida através do contato com animais infectados, sendo contagiosa para cães e gatos, mas não afeta os humanos. O ácaro causador se desenvolve bem em ambientes úmidos e escuros, tal como é o ouvido dos pets. O tratamento consiste na limpeza do ouvido com remoção de cerúmen e aplicação de produtos parasiticidas tópicos, além de produtos que contenham antibiótico e antifúngico para aqueles animais de companhia que apresentarem infecção secundária. É importante manter o pet acometido isolado do restante dos animais além de higienizar os objetos utilizados por ele e o ambiente. Em casos em que o diagnostico é feito tardiamente os ácaros podem se espalhar para outros locais do corpo necessitando de um tratamento com xampus acaricidas. Para Sarna de Ouvido, a Ourofino conta com o Limp & Hidrat, que pode te auxiliar na limpeza do ouvido do gato. É uma solução indicada para a limpeza rotineira dos ouvidos de cães e gatos. Os componentes de Limp & Hidrat promovem a remoção do excesso de cerúmen e oleosidade que se acumulam no ouvido externo sem causar irritações, enquanto suaviza e hidrata a pele. Por sua composição natural, o produto é especialmente recomendado para animais sensíveis. Sua fórmula não contém corantes ou essências e possui Óleo Essencial de Lavanda. É recomendado aplicar o Limp & Hidrat em quantidade suficiente para umedecer o conduto auditivo do pet, massagear a base da orelha para auxiliar a remoção do cerúmen. Utilizar algodão seco para retirar as sujidades e secar o conduto auditivo. Repetir o procedimento conforme necessário até que o ouvido esteja limpo e seco. O Limp & Hidrat também pode ser aplicado em algodão umedecido com o produto. Veja a indicação: aplicar o produto no conduto auditivo, massagear a base da orelha e utilizar algodão para a remoção completa das sujidades.
Para te ajudar, procure por clínicas populares com preços acessíveis ou hospitais veterinários de universidades que atendem a população. Obrigada pelo contato.

Helena Ribeiro

Olá, tenho um gatinho de uns 45 dias que resgatei da rua com notoédrica, eu também estou contaminada.... meus outros gatos ainda não, gostaria de saber o que fazer para curar o filhote (quase o corpo todo tomado) prevenir que meus gatos mesmo separados pequem e o que usar na limpeza do ambiente? Obrigada

Olá, Helena! O tratamento consiste na realização de banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Medicações injetáveis também podem ser usadas se prescritas e aplicadas pelo médico-veterinário. É indicado também isolar o animal de companhia afetado, além de higienizar objetos e o ambiente. Para o tratamento e prevenção, procure o auxilio de um profissional.

Márcia Regina Rocha Oliveira

Boa tarde, tenho uma gatinha castrada que está com uma coceira infernal, a qual ela se morde, lambe e arranca o pelinho. Ela era muito peluda, depois disso, está com várias partes do corpo com eles arrancados. O curioso é que tem hora que ela se desespera, balança a cabeça de um lado para o outro rapidamente e sai correndo. Não sei o que fazer e nem tenho condições financeiras de levá-la ao veterinário. Queria ao menos saber qual o remédio poderia comprar. Se puder me ajudar, agradeço. Essa gatinha peguei na rua.

Olá, Márcia! Se você está vendo pulgas na sua gata, pode ser que ela tenha dermatite alérgica a picada deste parasita. Caso exista lesões de pele com crostas, pode ser que sua amiga tenha sarna. A coceira e irritabilidade podem ser por diversos fatores e para tratá-la corretamente, você precisa saber qual o motivo dela. Por isso, recomendo que você procure atendimento em ONG’s ou faculdades de Medicina Veterinária, para que eles possam fazer o diagnóstico correto da sua gata. Obrigada pelo contato.

gabrielle

Olá. Achei e peguei um gatinho com 1 mês de vida (ou menos) com muita sarna na orelha, cabeça e braços. Acho que pode ser a Sarna Notoédrica, pois estou começando a me coçar também. Não tenho condições de ir ao veterinário, e gostaria de uma ajuda urgente! Tenho uma outra gatinha de 1 ano e isolei ela do contato com ele. Por favor, como eu devo tratá-lo?

Olá, Gabrielle! É importante que você leve o seu amigo ao médico-veterinário para que ele faça o exame clínico e indique o tratamento adequado. Para sarnas em gatos, existem sabonetes e sprays no mercado, por isso, procure ajuda de um profissional para que ele avalie o caso pessoalmente.
Sugiro que você busque por hospitais veterinários de universidades, os valores costumam ser mais baixos. Obrigada pelo contato.

Juliana

Minha gatinha recebeu o diagnóstico dessa sarna e a veterinária só receitou um remédio anti pulgas e outro contra dor para ela, e fez a aplicação de
injeções de antibióticoss e antiinflamatórios nela. Por que a veterinária receitou somente um anti pulgas? Somente esse tipo de medicação irá curar a minha gatinha?

Obs: minha gata fica com um lado da face e da orelha MUITO inchados e com vários ferimentos bem avermelhados, e foi devido a esses sintomas que ela recebeu o diagnóstico de sarna otodecica

Oi, Juliana! Alguns princípios ativos contra pulgas também apresentam ações contra sarnas. No entanto, se você estiver com dúvidas sobre o protocolo de tratamento indicado pelo médico-veterinário, recomendo que agende novamente uma consulta com ele para que seja reavaliado o quadro clínico do seu amigo.

Samara

Qual é o melhor remédio para sarna

Olá, Samara.
Neste caso, é necessário que você agende uma consulta com o veterinário para que ele examine pessoalmente o seu pet. Assim você receberá as orientações corretas.
Obrigado por acompanhar o nosso blog

Sônia Maria Araújo

Meu cãozinho está se coçando muito se morde sangra arrancando muito pelo ouvido com uma crosta fedida ele ficou cego e tem está muito tempo do a dona dele mudou/se a trabalho ele era muito pegado pode ter sido por ácaros pois fica muito tempo sem limpar o lugar e banho pois fico fora também e o stress como posso tratar me ajude por favor

Sônia, o ideal é buscar a consulta de um médico-veterinário que possa examinar presencialmente o seu cãozinho doente e indicar o melhor tratamento.

LOURDES

Preciso de ajuda para tratar de sarna otodectes cynotis em uma cadela labrador de dez anos.
Qual medicamento indicado?


Denise

Boa tarde, sou tutora do Théo (um gatinho lindo de apenas 3 meses). Ele chegou para mim com a pele e o ouvido muito acometido, fiz várias pesquisas e encontrei uma estudante de veterinária que já está por concluir o curso com a especialidade em dermato. E as pesquisas pelo meu conhecimento coincidiram com a orientação que tive dele. Faço uso de xampu a base de clorexidina e miconazol, nos primeiros 30 dias dei banhos com intervalos de 2 dias, é muito importante que esfregue o animalzinho por pelo menos uns 10 minutos, seja muito bem seco, nada de ficar absolutamente nada molhado. e o ouvido já estou com quase 60 dias de tratamento diário com Otolin, aplicando o medicamento massageando e fazendo assepsia deixando livre do cerume horroroso que aparece...Graças a Deus estamos vencendo essa guerra... Além disso muito amor, carinho e boa ração fazem a diferença.


Dinda

Ola: meu gato tem quatro anos e virou vagabundo demais e pegou esta doença e passou para todos os outros em casa, meus gatinhos bebês morrerão todos não aguentaram. É uma doença bem grave a pouco dias perdi um cachorro com outra despenca grave e gastei demais com o cachorro agora não posso tratar os gatos no veterinário. Tenho todos contaminados un tem nove anos o que mais resisti a essa doença minha mãe começou dar banho neles todos os dias com fumo. Fumo Preto extra forte e babosa. É esta melhorando aos poucos. O fumo tem q ser bem pouco se seu gato começar babar de banho nele novamente com água pq o fumo causa vômitos e até desmaio em quantia altas mais da resultado. Uso colírio pq os olhos estão afetados demais. Dizem que banho de melão são Caitano ajuda tbm. Aquela outra sarna que só cai o pelo minha mãe ja curou os animais aqui en casa com esses banhos. Babosa ajuda muito.
Espero ter ajudado mais principal e dar esses banho todo dia e não desistir e uma doença terrível. Quem pega gato da rua pra ajudar e isso mesmo Batalha pra salvar eles. Se alguém souber mais remédios me ajudem.
Há vou passar enxofre com óleo de casa p ajudar.
Vamos conseguir.

Olá, Dinda.
Estimamos melhoras aos animais e orientamos que sempre procure as orientações de um médico-veterinário.

eloiza schneid

OI, tenho 17 gatos e 11 cães sendo 2 pequinês, os dois estão com os sintomas da sarna otodécica, saindo uma cera escura muito forte e os dois coçam muito as orelhas, quais remédios posso aplicar, vocês poderiam me indicar? como as consultas são um pouco caras e tenho vários animais de rua nem sempre tenho como pagar as consultas, vocês podem me ajudar? obrigada, eloiza

Olá Eloiza, como vai?
Agradecemos pelo seu contato e pela confiança e orientamos que qualquer tratamento ou medicamento só deve ser indicado por um médico veterinário mediante à consulta dos animais.

Certos de sua compreensão, ficamos à disposição.

Danusa

Boa tarde, meu gato foi diagnosticado com sarna otodecida, esta fazendo tratamento tomou 14 dias de antibiotico (mas nao estava com ouvido inflamado, apenas coceira constante), esta tomando banho com hexadene 1 x na semana, e passando uma pomada aonde o pelo caiu de tanto coçar. Porém não estou vendo melhora, pois continua se coçando e na agora em cima da cabeça. Tem como me orientar em medicação? pois faz 2 semanas e meia de tratamento e a coceira continua. Obrigada

Olá Danusa, obrigado por nos escrever.
Infelizmente a medicação deve ser passada somente pelo veterinário que está acompanhando o caso.

Att,
Ourofino

Gustavo Fraga

Boa noite!
Meu gato está com sintomas semelhantes ao da sarna de ouvido. Ele fez uma ferida horrível próximo da orelha, de tanto coçar. Não vou dormir direito vendo ele sofrer desse jeito.
O que posso fazer como eficiência? Na farmácia humana, eu consigo algo?

Obrigado pelo contato.
Para sanar suas dúvidas e lhe passar as corretas orientações, procure um médico veterinário de sua confiança.

Att,

Juliana Alves Motta

Boa tarde! Identifiquei a tal sarna otodécica nos meus felinos, e eles são em 5. Estou passando por uma fase financeira muito complicada, sendo obrigada a me mudar de casa (é claro que todos irão comigo) e tudo mais. Andei pesquisando e descobri alguns medicamentos indicados para esse tratamento. Não tenho condições de pagar um vet para todos no momento, mas também não quero deixá-los sem o tratamento.
Um deles está bem mais afetado que os outros (é também o mais difícil de limpar as orelhinhas) enquanto um praticamente não apresenta problema. O alastramento aconteceu quando eu trouxe o penúltimo pra casa e não percebemos de início.
Gostaria de saber se o Auritop é adequado para o caso.

Muito grata pela atenção desde já;

Juliana

Prezada Juliana,
Para avaliar o caso e indicar o correto tratamento é preciso que um veterinário possa examiná-los. Orientamos que procure ONGs e hospitais veterinários em sua cidade.
Estas instituições costumam oferecer tratamentos gratuitos para a população.

Att,

Rachel

Olá! Peguei um gatinho da rua à aproximadamente 2 semanas. Já tenho dois gatos adultos (2 anos). O gatinho há mais ou menos uma semana começou a coçar a orelhinha. Fui olhar a orelha dele hoje e vi machinhas pretas, sangue (de tanto coçar) e vermelhidão. Gostaria de saber algumas coisas:
- como tratar a sarna (qual medicação, etc.)
- como saber se os outros já estão contaminados? devo medicar eles tb?
- os três dormem no mesmo local, uma varanda fechada, devo realizar algum tipo de limpeza neste ambiente?
- tem perigo dessa sarna contaminar a mim e ao meu esposo?

Obrigada

Olá Rachel, obrigado pelo seu contato.
Para sanar suas dúvidas é necessário que os animais sejam examinados por um médico veterinário.

Att,
Ourofino

Daniella

Olá,
Quais os medicamentos indicados para o tratamento da sarna de ouvido? Me indicaram alguns porém, ou são para uso externo (banho) ou via oral (vermicidas). Começou em um dos meus Filas mas, já contagiou os outros 2.
Att.,

Olá Daniella,
Para saber qual o medicamento mais indicado, orientamos que procure as orientações de um veterinário.

Att,
Ourofino

Claudia

Ola..boa tarde...por favor..gostaria de uma orientação..minha gata está com sarna de ouvido....já levei em 3 vet. Não resolveu o problema..já tomou varios medicamentos..gastei em torno de 1.300.00 ..já não sei mais o que fazer..minha gata está traumatizada por conta do tratamento..gostaria de saber quais são os medicamentos que posso comprar..shampoo e o medicamento para o ouvido..por favor é urgente ..ela está toda ferida novamente..obrigada..

Prezada Claudia,
Siga sempre as orientações do veterinário que a examinou. Caso não esteja vendo resultados, volte a consultar o veterinário e relate o ocorrido.
É muito importante o acompanhamento presente de um profissional.
Att, Ourofino.

Adriéli

oi meu gato esta com uma crosta na cabeça e eu nao sei bem se é sarna pq não esta vermelha ela é cinza o que pode ser e como tratar ?

Adriéli,
Por gentileza, não deixe de consultar um médico veterinário. Somente ele poderá lhe orientar da melhor forma.
Obrigado pelo contato.

tayse

Boa tarde!
Tenho um maltes com 70 dias, limpo a ouvidinho dele mas sempre está sujo com uma cera preta que fede um pouco. Ouvir falar em otite, mas queria saber se posso aplicar algum remédio, porque se for é inicio, pq ela deixa mexer sem chorar. Não parece doer.

Olá Tayse,
Nenhum medicamento deve ser administrado sem uma consulta. Procure um profissional veterinário para lhe orientar.
Att,
Ourofino

Ana

Olá..então meu filhote estava com uma coçeira por todo o corpo...a veterinaria colheu
o pelo e disse que era fungo..tratamos com intraconazol....mais agora ele ta com uma
pior ainda nas orelhas ela sai uma cerinha marrom com um cheiro forte...a orelha dele esta toda ferida
pq ele nao as deixa em paz....
e ele fica chorando e coçando sem parar...ja apliquei o revolution mais e dinheiro jogado fora
eu ja nao sei mais o que fazer ele vai morrer desse jeito.Por favor me ajudemmmm!!!!!
!

Prezada Ana,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que relate suas suspeitas e dúvidas a um Médico Veterinário, pois após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de realizar o correto diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

claudia ferreira

Preciso de ajuda. Resgatei um gatinho da rua, ele estava magrinho cheio de verme e com sarna. Ele é lindo, um Siames com mais ou menos 2 meses. Não é puro, mas com todas as característica da raça. Já tratei das vermes, esta se alimentando muito bem, mas estou preocupada com a sarna. Atualmente estou sem condições de pagar um veterinário e gostaria de saber se é possível com as características que eu descrever, saber que tipo de sarna seria. Ele tem muitas crostas nas pontas das orelhas, de uma coceira intensa e alguns focos pelo pescoço patas e rabo. E uma pergunta é possivel um humano ser contaminado? Porque eu peguei. estão aparecendo ums pontinhos vermelhos na região da minha barriga. Estou passando Benzoato de Benzila e esta melhorando. No meu gatinho estou usando Sarnatil, mas se eu passar um dia sem dar banho, as cascas voltam. O que faço?
Espero que

Prezada Claudia,
Enviamos as orientações para o e-mail informado. Obrigado.

ANA PAULA

Olá gostei muito das informações sobre a sarna notoédrica.Gostaria de saber o tratamento certo para um gato de 17 anos que está com esses sintomas,o que posso usar nele?obrigada

Prezada Ana Paula,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que relate suas suspeitas e dúvidas a um Médico Veterinário, pois após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de realizar o correto diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

Luana Silva

Olá Boa Tarde!!! Tenho uma gata que esta apresentando sinais de sarna notoédrica e gostaria de saber qual o medicamento ou shampo que posso comprar.Desde já agradeço a orientação.

Prezada Luana,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Sugerimos que relate suas dúvidas a um Médico Veterinário pois, após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

lucas

Gostaria muito de saber quais remédios usar para o tratamento da sarna otodécica, a minha gatinha esta desesperada! Você pode me ajudar por favor

Olá Lucas,
Em qual cidade/estado você mora?

Elimar

Gostei muito das informações! mas preciso da sua ajuda tenho uma gata com a sarna notoédrica e não sei como tratar.
Quais os remédios preciso comprar?
Qual o melhor shampoo para essa sarna?
Tem algum tipo de banho caseiro q possa ajudar?

Prezado Elimar,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Sugerimos que relate suas dúvidas a um Médico Veterinário pois, após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

rosangela

tenho 5 gatos recolhidos da rua, com a mais velha tem 2 anos e o mais novo 1 mes, eles coçam muito a orelha, e balançam a cabeça preciso de um remedio de baixo custo pelo n. elevado de animais obrigado.

Prezada Rosangela, obrigado pelo contato.
Por gentileza, confira as orientações em seu e-mail.

Andressa

Ótima a postagens e as informações!
Mas preciso de ajuda tenho uma cachorra raça poodle com a sarna de ouvido (como se chama popularmente) e não sei como tratar, levei ela no vet e o mesmo disse que era excesso de cera e que eu deveria limpar o ouvido dela, eu fiz isso mas não resolveu, o ouvido dela está bem vermelho, ela coça muito, sacode bastante a cabeça e mesmo eu limpando ouvido dela todos os dias ele sempre fica no dia seguinte meio molhado como seu eu tivesse colocado gotas de algum produto dentro do ouvido dela e não tivesse limpado!
Dou banhos semanais nela em casa com shampoo específico para cães
Quais os remédios preciso comprar?
Qual o melhor shampoo para essa sarna?
Tem algum tipo de banho caseiro q possa ajudar?

Andressa, obrigado pelo seu contato.
Encaminhamos as orientações para o e-mail informado.

ana lucia gomes da cunha roquette

tenho uma cachorra la bradora e esta com sarna no ouvido mas ela e muito complicada para colocar o remedio no ouvido gostaria de saber se existe algum medicamento injetavel desde ja agradeco obrigado ana.

Prezada Ana Lúcia,
Encaminhamos ar orientações para o e-mail informado. Obrigado.

Luciana Coutinho

Meu gato esta com sarna otodécica, gostaria muito de uma orientação e que remédio usar ele coça demais. Obrigada Luciana

Olá Luciana, obrigado por nos escrever!
Orientamos que sempre consulte um Médico Veterinário para avaliar seu animal e lhe indicar o melhor tratamento e utilização dos medicamentos.

Estamos à disposição.

Mídia Digital

ola boa noite!Tenho 5 gatos todos com mais de 10 anos,eles apresentam uma cera escura dentro das orelhas,mesmo limpando todo dia sempre aparece mais,eles coçam muito e abanam a cabeça,me ajudem por favor!eles estao sofrendo ha muito tempo!aguardo contato.obrigada!

Ola Fernanda, tudo bem?

Enviamos uma resposta a sua solicitação no seu e-mail.

Agradecemos o contato.

Fernanda

Ola! Tenho 5 gatos,todos com mais de 10 anos,eles coçam as orelhas e abanam a cabeça o tempo todo.Tem uma cera escura no ouvido e mesmo limpando todo dia com produto de limpeza sempre aparece mais!Por favor me ajudem!Obrigada!


juliano

Ola ... tenho um filhote que possui algo similar ao que a victoria passou ... gostaria de saber de algo caseiro ja que sendo final de semana e trabalhar fora nao tendo um bom horario para levo-lo ao veterinario se poderia fazer algo para aliviar ate eu leva-lo para um profissional

Olá Juliano, tudo bem?

A resposta a sua dúvida foi encaminhada no seu e-mail.

Agradecemos o contato.

JULIA ELIANA

BOA NOITE, MEU GATO ESTÀ COM SARNA. JÁ PERDEU PELO NO PESCOÇO, ORELHA E ENCIMA DA CABEÇA. AGORA ELE TEM ALGUNS PONTOS PRETOS DENTRO DA ORELHA, NÃO TEM MAU CHEIRO MAIS ELE COÇA MUITO, FAZ20 DIAS QUE APLIQUEI ADVOCATE MAS ATÉ AGORA NÃO VI MUITO RESULTADO, ME AJUDE O QUE DEVO FAZER? OBRIGADO.

Boa tarde Julia, tudo bem?

A resposta para sua pergunta foi enviada no seu e-mail.

Agradecemos o contato.

Cristina

Olá...acabei de adotar uma gatinha de uma ONG e hoje,ao limpar suas orelhas percebi aquela sujeira bem escura e ao limpar,chegou a sair um pouco de sangue;limpei com um líquido apropriado par a limpeza de orelhas e estou pingando Auritop. Será que só isso resolve? Me ajudem,please.... Ela não coça muito a orelha e nem balança a cabeça.Tem somente sete meses de idade :(

Prezada Cristina,
Obrigado por entrar em contato.
Verifique as orientações em seu e-mail.

Paula

Ola apareceu uma gatinha assim na minha casa e adotei , ela esta com esta sarna ai ja esta indo pro pescoço e pior ta passando pro meu outro gato , queria sabre qual o medicamento passar ou medicar via oral , pois agora não estou podendo gastar com veterinario , se puder me ajudar agradeço .


Lívia

olá, meu gatinho de 2 meses está com coceira na orelha e com bastante cera escurecida. Gostaria de saber qual remédio seria mais indicado e como fazer a limpeza da cama e do arranhador.

Olá Lívia, obrigado pelo contato.
Veja em seu e-mail nossas orientações.

katia

Boa tarde, meu maltes está com sarna otodécica. Como tratar e como higienizar a caminha, ambiente, brinquedos, etc, pode só lavar ou precisa de um produto especial?
Desde já agradeço a atenção.

Olá Katia,
Enviamos as orientações para o seu e-mail. Estamos a disposição.
Obrigado.

Vanessa

Por favor me ajudem, meu gatinho está um pouco agressivo, e coçando muito as orelhinhas... ele balança mtas vezes a cabeçinha durante o dia, estou muito preocupada com ele e não tenho condiçoes de leva-lo ao veterinario no momento, pois estou muito individada e meu carro ainda estragou, estou pagando caro para consertar... se eu for no veterinario sei q ele vai me cobrar caro por exames ,consultas e remedios... me ajudem por favor... os remedios eu dou um jeito e me viro, compro pra ele, me ajudem... já li tudo sobre essa 'sarna otodécica', por todos os diagnosticos sei q pode ser isso!!! Aguardo uma resposta urgente, Deus abençoe!!!

Olá Vanessa, agradecemos o seu contato.
Por gentileza, confira em seu e-mail nossas orientações. Obrigado.

maine

oi meu gato esta com a sarna notoédrica vostaria de saber qual remedio usar para trata_lo

Olá Maine,
Confira em seu e-mail nossas orientações. Obrigado!

´Camila

Meu cachorro está com machucados nas orelhas por dentro e por fora, ja passei varios remédios e não está adiantando vendo essa matéria acho que ele pode estar com esse tipo de sarna, está com praticamente todos sintomas e de tanto coças as orelhas está começando a perder pelos.O que eu faço?Qual remédio compro?
Desde de já agradeço as orientações

Camila,
Enviamos as orientações para o seu e-mail.
Estamos à disposição.

Victoria

olá , meu gato tem 5 meses , está com sarna otodécica , coça a parte da orelha e do pescoço , tem crostas bem pequenas e o pelo está falhado na orelha porque ele coça. coloquei advocate gatos , quero saber quanto tempo mais ou menos vou ter um resultado e se o produto é bom , obrigada !

Olá Victoria,
Enviamos algumas orientações para o seu e-mail.

simone

meu gatinho esta com sarna otodécica, gostaria muito de uma orientação e que remédio usar ele coça muito e já tem ate no rostinho. Obrigada e aguardo

Olá Simone, obrigado por nos escrever!
Encaminhamos as orientações para o seu e-mail.
Att, Ourofino

Raramente há contaminação. não. Basta o felino dormir duas noites em sua cama que ja é acometido.

Para ser contaminado por escabiose basta deixar que o felino durma duas ou três noites em sua cama e pronto. A sarna já está lá. Normalmente são contaminadas as regiões torácicas por serem justamente as que você apoia o animal. E a contaminação é mais comum do que muitos pensam. Há uma matéria no blog citado postada por João Batista, estudante de Zootecnia na UFRPE e que está pesquisando esse assunto após todos da casa serem contaminados por um gatinho que salvaram do telhado e estava com escabiose.. Não acomete os humanos apenas a Demodex. Todas as outra são zoonoses.

Prezados,
Obrigado por nos escrever!
Agradecemos a sua contribuição.

Att,
Ourofino.

Livia

Boa Tarde, minha cachorra esta com uma infecção horrivel na orelha e fede, sai secreções ee além disso tem manchas pretas na barriga dela, e ela coça as costas desesperadamente rs, nao sei qual remedio da a ela, me ajuda?

Olá Livia,
Enviamos algumas orientações para o seu e-mail. Esperamos que contribua.

Geidiane

Gostei muito das informações! mas preciso da sua ajuda tenho uma gata com a sarna notoédrica e não sei como tratar.
Quais os remédios preciso comprar?
Qual o melhor shampoo para essa sarna?
Tem algum tipo de banho caseiro q possa ajudar?

Fico muito grata se poder me ajudar a cuidar da minha gatinha.
Boa noite , e desde já agradeço a atenção.

Prezada Geidiane,
Enviamos as orientações por e-mail.
Obrigado!

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Osteoartrites em gatos

    Osteoartrites em gatos

    14 mai
    2019

  • Cicatrização de feridas em cães e gatos

    Cicatrização de feridas em cães e gatos

    14 mai
    2019

  • Otites crônicas recidivantes

    Otites crônicas recidivantes

    19 abr
    2019

  • Coceira? Saiba tudo sobre dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos

    Coceira? Saiba tudo sobre dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos

    25 mar
    2019

  • Vermes: inimigos do verão

    Vermes: inimigos do verão

    07 mar
    2019

  • Suplementação: aliada da saúde dos pets

    Suplementação: aliada da saúde dos pets

    30 jan
    2019

  • Carregar mais posts