Dogo Argentino: alegre e inteligente

Por Luiza Cristina Araújo, consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Dogo Argentino: alegre e inteligente

Audacioso, destemido e muito forte, o Dogo Argentino costuma ser muito apegado aos seus tutores, mas bem reservado com estranhos e outros animais, em geral. Esta raça é uma das poucas originadas na Argentina, se destacando por sua cabeça grande e quadrada e corpo pesado, e muitas vezes até confundido com o Pit Bull. De poderosa musculatura, é ágil, seu aspecto exterior lhe dá a sensação de potência, energia e força, contrastando com a sua expressão de amizade e mansidão. Integralmente branco, pode ter apenas uma mancha escura no crânio.

Embora tenha essa “cara de mau”, o Dogo Argentino é bem leal e amigável, sendo muitas vezes até tímido! É considerado com toda certeza, um ótimo companheiro e parceiro de aventuras para uma família. E quem não quer ter um melhor amigo com essas qualidades? Mas, ele não é exatamente o tipo mais diplomático entre animais da mesma espécie. Principalmente se houver uma fêmea, ele pode querer competir com outros machos pelo território.

Por isso mesmo o adestramento é importante, além de ensinar a lidar com outros animais, ensina também o Dogo a lidar com crianças (lembre-se que sempre requer supervisão quando na companhia de crianças muito pequenas). E isso também vale para os estranhos, então é ideal que você apresente seus amigos ao seu cachorro – ou ele pode não aceitá-los numa boa.

Por ser um cão de combate, o Dogo não late muito, só quando necessário. Não é considerada uma raça “destruidora”, mas requer que seus tutores façam muitos exercícios com ele, tanto físicos quanto mentais, para extravasar toda a energia. O adestramento adequado, junto com passeios diários e muito carinho vão fazer com que ele seja bem fiel, brincalhão e obediente.

Alguns cuidados que se deve ter com os cães desta raça: como possuem o pelo e a pele claros, são mais sensíveis a exposição solar e banhos frequentes, principalmente se não for usado um shampoo para peles sensíveis. Como sua pelagem é curta, não costuma cair tantos pelos e você pode escovar o seu Dogo uma vez por semana para remover pelos mortos. Como ele tem uma predisposição a desenvolver doença nos olhos (catarata e glaucoma), o ideal é, sempre que possível,  limpar os olhos com soro fisiológico. No mais, o acompanhamento regular com um médico veterinário é essencial, assim como exames de rotina, para manter a saúde e o bem estar do seu cão.

E, para encerrar, aqui vão algumas curiosidades sobre a raça: a expectativa de vida de um Dogo é, em média, 12 anos, costuma ter uma altura entre 58-68cm, pode chegar a 45kg de peso. A raça foi criada por um médico que desejava um cachorro totalmente branco e desenvolvido na Argentina. Algumas raças como Pointer, Irish Wolfhound, Boxer e Dogue Alemão constam na sua genética. E aí, ficou com vontade de receber um filhote desse cachorro como novo integrante da família?

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet