Fila Brasileiro: corajoso, determinado e fiel

Por Letícia de Oliveira, consultora de demanda Ourofino Pet

16 de Dezembro de 2021

Fila Brasileiro: corajoso, determinado e fiel

O Fila Brasileiro já foi uma raça bem mais comum e é uma das poucas raças do país que foram reconhecidas internacionalmente dentre as mais de trezentas raças de cachorros e que já conquistou vários adeptos em diferentes países.

Apesar de que o nome já entrega a sua origem, ainda é incerta a origem exata. Existem quatro linhas teóricas sobre o surgimento da raça, todas abordam as misturas de outras raças para o surgimento. Porém nenhuma foi comprovada.

Presente na história do Brasil desde a colonização era utilizado pelos seus tutores para proteger a comitiva dos bandeirantes de ataques.

O personagem txutxucão do programa da apresentadora infantil Xuxa tornou a raça uma celebridade nacional. Quem é que não gostava daquele cãozinho grande e alegre no programa não é?!

O Fila brasileiro é um cachorro de grande porte, acostumado a grandes espaços sendo ideal para sítios e fazendas. Possui um porte robusto, grande e forte. As orelhas são longas e caídas, o focinho e os olhos são sempre pretos. Possui rabo longo e a postura é sempre de um cão de guarda.

O Fila Brasileiro é possível de avistar de longe, são grandes, altos e pesados, chamando atenção por onde passa. Para manter esse pet em forma é preciso ter bastante disposição física, pois as caminhadas são essenciais para ele.

Além das atividades físicas, é necessário ter controle e atenção com a sua alimentação. O fornecimento de muita ração ou petisco  pode contribuir para o sobrepeso.

De personalidade forte, ao mesmo tempo em que demonstra ser amigável e fiel aos seus tutores, é valente e defensor com estranhos que ele julga como perigosos. É umas das raças preferidas para proteger propriedades em todo o país devido algumas das principais características que apresentam em sua personalidade como a calma que ele sempre demonstra além da segurança em si próprio e instinto protetor.

Devido as suas características de personalidade é preciso tomar cuidado e ter paciência para adaptação da raça com outros animais. Porém com  as crianças, essa raça é extremamente tolerável, permitindo até ser montado pelas crianças como se fossem cavalos , desde que convivam a um tempo.

Um dos fatores que deve ser trabalhado com o Fila Brasileiro é a socialização, porém isso não significa que essa raça tenha o espírito agressivo, mas como é muito protetor ao chegar estranhos próximos ele pode entender como ameaça. Sendo fundamental que os tutores iniciem o processo de adestramento desde o primeiro dia, mesmo que ainda filhote. Ficando mais fácil a socialização do seu pet durante o seu desenvolvimento.

Sua pele é grossa e solta por todo o corpo. Principalmente no pescoço, onde se formam barbelas que se estendem, em muitos casos, pelo peito e barriga.

A pelagem do Fila Brasileiro é composta por pelo baixo, macio, espesso e bem assentada. Possuem variedades de cor como tigrados, douradas, baios e pretos. Alguns podem até ter uma máscara preta.

Sobre higiene Fila Brasileiro não dá muito trabalho e não costumam apresentar problemas de pele por isso os cuidados básicos são escovação dos pelos e banhos regulares.

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet