Fox Paulistinha: ativo e esperto

Por Ana Luiza Soares Mota Franco Marra, Consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Fox Paulistinha: ativo e esperto

O Terrier Brasileiro, conhecido informalmente como Fox paulistinha, é uma raça de cães de porte médio para pequeno, com origem no Brasil entre o século 19 e começo do século 20.

O Terrier Brasileiro é incansável, alerta, ativo, esperto, amigável, gentil com amigos, inteligente, muito adestrável, e desconfiado com estranhos. Ótimo para companhia de crianças por seu comportamento brincalhão. Atualmente são mais utilizados para a companhia e alarme em áreas urbanas, e caça de pequenos animais em áreas rurais.

O Fox Paulistinha é um cão de médio porte, esbelto, pesando entre 6,5 a 10 kg quando adulto. Com estrutura corporal bem equilibrada e firme, apresenta comportamento incansável, necessitando de passeios e atividades recreativas para esgotar sua energia.

Possui o pelo curto, liso, fino, sem ser macio, mas bem assentado à pele, não permitindo ver a pele através do pelo. Apresenta coloração com fundo predominantemente branca com marcações em preto, azuladas, marrom ou isabela, além de marcações típicas e características sempre presentes como o castanho acima dos olhos, em ambos os lados do focinho e na face interna e nas bordas das orelhas.

É um cão de aparência robusta, onde os machos devem ter entre 35 e 40 cm de altura, e as fêmeas entre 33 e 38 cm. Apresenta as orelhas pendentes e triangulares, olhos castanho-escuros, peito amplo com formato de "barril", não sendo esgalgado, como nos galgos. Cauda íntegra, podendo nascer sem cauda ou com cauda curta em algumas linhagens. Lembrando que o corte da cauda (caudectomia) e das orelhas (conchectomia) por estética não é mais permitido, além de descaracterizar o padrão da raça.

Apesar de ser um cachorro de porte pequeno, o Terrier Brasileiro precisa de muito espaço em casa, pois é bastante energético e adora correr para todos os lados. Neste caso, é um cachorro que pode não se adaptar a uma vida em apartamento. É um cão bastante apegado à família, dócil e amigável, tendo um ótimo convívio com crianças, a propósito, ao lado da meninada, essa raça pode se meter em inúmeras aventuras.

 O Fox Paulistinha não aparece no ranking de inteligência por ser uma raça brasileira, porém é muito inteligente e aprende facilmente truques e comandos, sendo comum ver essa raça em circos e espetáculos.

E por fim, o Terrier Brasileiro é uma boa opção para aquelas pessoas que gostam de estar ao ar livre e de se aventurar em trilhas em meio à natureza, mas também pode ser um ótimo companheiro para aqueles dias de preguiça, te acompanhando em longas sonecas. Com expectativa de vida de 13 a 16 anos, com um Fox Paulistinha você terá muitas experiências para viver juntos.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet