Galgo Italiano: esbelto e dócil

Por Marina Junges, consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Galgo Italiano: esbelto e dócil

O Galgo Italiano pertence ao grupo de cães lébreis, popularmente conhecidos como Galgos. É considerado um dos cães mais rápidos do mundo e antigamente foi usado para caçar lebres e coelhos,  daí a origem do termo lébrel utilizado para descrever esse grupo de cães. Acredita-se que os Galgos Italianos tiveram origem na Bacia do Mediterrâneo (Grécia e Turquia) há mais de 2000 anos.  Essa raça era sinônimo de luxo e de beleza, por isso, era cobiçada pela realeza europeia. Imagens destes cães foram retratadas em quadros, vasos, tigelas e em tumbas, mostrando a forte ligação com seus tutores e o status social que eles representavam na época.

O Galgo Italiano é o menor de todos os galgos, atingindo altura de 32 a 38 cm e pesando no máximo 5 kg. Possuem cabeça estreita e alongada e andar característico, movimentando-se de forma elegante e harmoniosa, como uma Top Model na passarela. Seu corpo é esguio e musculoso, costas curvadas, peito profundo e pernas longas e finas. Sua pelagem é curta, lustrosa e sedosa, sendo que na maioria dos cães ela  cinza, mas também pode ser preta, chocolate, amarela, ou avermelhada.

Os cães dessa raça são excelentes animais de companhia e exigem muito carinho e contato humano, sendo ideais para ambientes fechados. Os Galgos Italianos são dóceis e não costumam fazer muito barulho, mas podem exigir um pouco mais de treinamento para aprender a usar o banheiro, pois alguns são teimosos e demoram mais para amadurecer mentalmente . Nestes casos, a dica é utilizar papéis para ensiná-los a usar o local correto para fazer suas necessidades. Como outros galgos, não exigem passeios longos e nem muitos cuidados com higiene e beleza. Normalmente convivem bem com gatos e outros cachorros pequenos, mas podem fugir de brincadeiras com crianças devido a sua personalidade calma e tímida.

A expectativa de vida dos Galgos Italianos varia de 12 a 15 anos, dependendo dos cuidados com a saúde ao longo de suas vidas, portanto, não se esqueça de levar seu amiguinho ao veterinário com frequência para mantê-lo saudável. É importante evitar o excesso de comida e guloseimas, já que seus ossos são muito pequenos e frágeis, então fique atento para que seu “cãopanheiro” não adquira peso em excesso. Nos dias frios é necessário vestí-los com agasalhos para que se aqueçam, além de adicionar uma “pitada extra” de carinho e colo. Essa raça pode apresentar problemas dentários, os quais podem ser evitados com a escovação dos dentes e através do fornecimento de brinquedos mais duros que ajudem a manter seus dentes limpinhos e as gengivas saudáveis.

Se você tem interesse de adotar um Galgo Italiano, prepare-se para receber doses intensas de carinho e companheirismo deste charmoso amiguinho. Converse com seu veterinário de confiança para obter mais informações sobre os cuidados com a raça e dicas de como manter a saúde do seu pet em dia.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet