Gato velhinho: xixi ou cocô fora da caixinha?

por Natália Marcolino Brito, consultora técnica Pet

03 de Março de 2022

Gato velhinho: xixi ou cocô fora da caixinha?

Dentre as várias características dos felinos uma das mais marcantes é a higiene. Isso porque instintivamente os felinos têm por hábito enterrar seus resíduos biológicos (cocô e xixi), como uma tentativa natural de esconder seu território de possíveis predadores. Portanto, se o seu gato idoso começou a apresentar esse tipo de comportamento, ele precisa ser analisado com atenção.

De maneira geral, fazer as necessidades fora da caixa de areia, poderia estar associado à fatores como: marcação de território, adaptação a um novo lar, conflitos com outros felinos residentes e até mesmo a quantidade reduzida de caixas de areia por gato. E também poderia estar relacionado a algumas doenças do trato urinário, que eventualmente também culminam com esse tipo de comportamento (devendo o tutor estar atento a outros sinais e alterações). Mas se tratando de um gatinho idoso, essa alteração comportamental nos sugere algo bastante frequente e pouco perceptível nessa espécie. A dor articular oriunda da osteoartrite.

A osteoartrite é uma doença complexa, de evolução lenta, que pode acometer animais jovens, mas que é muito mais frequente em animais idosos. E que é caracterizada pela destruição da cartilagem articular, seguida de inflamação. A cartilagem é responsável pelo revestimento das articulações, ou seja,  pela proteção do osso, promovendo o amortecimento de impactos, evitando atritos entre os ossos, além de auxiliar na dinâmica dos movimentos corporais.

Em animais jovens, com algumas exceções, existe um equilíbrio entre o desgaste dessa cartilagem – por traumas, exercícios físicos intensos, sobrepeso temporário (ex. gestação) – e a produção/renovação de estruturas que as compõe, para que a mesma se mantenha íntegra e com sua funcionalidade mantida.

Mas, ao longo dos anos a capacidade regenerativa dessa cartilagem articular se torna insuficiente. Resultando num desequilíbrio entre a produção e o desgaste, acarretando um processo degenerativo progressivo. Processo esse que permitirá a exposição dos ossos, seguido do atrito entre eles, com formações de pontas, inflamação, dor crônica e perda de função. Ou seja, a cartilagem articular perde a função de proteção e reduz a capacidade de amplitude do movimento. Prejudicando consideravelmente a mobilidade, e interferindo no bem estar e qualidade de vida do pet.

 

 

Ainda sobre características primitivas e instintivas de felinos, eles utilizam de estratégias comportamentais para disfarçar a dor, visto que, como predadores naturais e solitários, não podem demonstrar fraqueza.

Dessa forma, diferente dos cães, os gatos nem sempre manifestam sintomas claros como mancar, perder o apetite ou ficar abatidos. Sendo extremamente importante que estejamos atentos a alguns sinais comportamentais que nos indicam que o mesmo pode estar com dor oriunda da osteoartrite.

Dentre os sinais podemos destacar a dúvida em pular ou não em movéis ou locais elevados, dificuldade ao subir ou descer degraus, a mobilidade reduzida, as mudanças no temperamento (agressividade), a sensibilidade ou emissão de miados ao toque e alterações na realização de atividades rotineiras, tais como, a higienização dos pelos, podendo essa estar ausente ou sendo realizada em excesso na área dolorida e a não utilização da caixa de areia em função do esforço e dor ao entrar .

O interessante é que se procure um profissional para que o mesmo através de exames mais específicos confirme o diagnóstico e direcione o tratamento adequado e de maneira personalizada ao bichano senil, uma vez que estes, por serem idosos podem ter alterações hepáticas e renais, o que exige cautela.

O tratamento da osteoartrite é composto por uma ação conjunta de medidas e substâncias que visam controlar a dor, reduzir a fase aguda da inflamação, manter a mobilidade e evitar a progressão da mesma.

O controle da dor, na maioria dos casos, exige intervenção farmacológica com analgésicos e anti-inflamatórios tais como o cloridrato de tramadol (Nulli) e meloxicam (Maxicam), respectivamente, sempre com a prescrição orientada pelo médico-veterinário que acompanha o seu gato. Mas, além de medicamentos, podemos usar outras como o controle da dieta pra evitar sobrepeso e sobrecarga em articulações, exercícios físicos apropriados pra melhorar a função cardiovascular, muscular, o equilíbrio e a amplitude de movimentos, o enriquecimento ambiental com brinquedos e desafios que estimulem a percepção, atenção e memória, bem como a utilização de suplementos que visam a nutrição das estruturas articulares.

A articulação precisa de nutrição adequada porque, como vimos anteriormente, ao longo dos anos a regeneração é mais lenta e insuficiente. Dessa forma, estudos recentes apontam o uso de suplementos a base de condroitina e glicosamina, e colágeno do tipo II não desnaturado como auxiliares na regeneração das articulações, por reduzirem a inflamação á longo prazo, e retardarem o processo de degeneração. Para te auxiliar na suplementação do seu gatinho, buscando a saúde articular dele a Ourofino Pet conta com o Condromax Pet que é um suplemento palatável a base de condroitina e glicosamina, bem como dos minerais cobre, manganês e zinco. Temos ainda o Ativi UC-II®, que possui em sua formulação o exclusivo colágeno tipo II (UC-II®), de fabricação patenteada que evita a desnaturação do colágeno, mantendo-o íntegro e similar ao que naturalmente ocorre nas cartilagens. Além do colágeno o Ativi UC-II® está associado aos minerais cobre, zinco, manganês e selênio que promovem ação antioxidante.

Por fim, vimos que a dor da osteoartrite pode ser um sério problema de saúde para o seu gato, e que ele consegue esconder muito bem isso!! Mas também vimos que existem formas de retardar a evolução dessa doença, garantido conforto e bem-estar a ele. Portanto, você tutor, tem um papel fundamental na identificação de mudanças de comportamento que possam sugerir dor por osteoartrite. Com a sua ajuda, o médico-veterinário pode chegar a um diagnóstico preciso mais rapidamente e adotar medidas precocemente.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet