Gatos sentem dor?

Por Juliana Trigo, especialista técnica na Ourofino Pet

04 de Março de 2021

Gatos sentem dor?

O tratamento da dor em gatos foi negligenciado por muitos anos, pois acreditava-se que eles não sentiam dor como nós, seres humanos. Pesquisas publicadas sobre o uso de analgésicos nesta espécie durante o período de 10 anos mostram um aumento acentuado no número de animais que
atualmente recebem analgésicos antes e após cirurgias, provavelmente pelo surgimento cada vez maior de especialistas e estudos sobre o controle da dor em gatos.

Os tutores também estão procurando e exigindo cada vez mais um tratamento adequado da dor para seus gatos, tanto para procedimentos cirúrgicos quanto para doenças crônicas, como a osteoartrose.

Apesar de este cenário estar evoluindo,  o emprego de analgésicos na espécie felina ainda é menor que na canina, pela  dificuldade em reconhecer e tratar a dor nestes animais. Alguns gatos continuam não recebendo analgésicos em castração, por exemplo, e pouquíssimos recebem agentes analgésicos no período pós-cirúrgico, apesar de muitos procedimentos provavelmente resultarem em dor durante alguns dias.

Segundo estudo realizado na UNESP Botucatu, comparando-se a dor pós-operatória em cães versus gatos após castração, observou-se que a espécie felina apresentou maior expressão de dor quando comparado com a canina.

Atualmente, o anti-inflamatório Meloxicam com eficácia e segurança comprovadas em vários trabalhos científicos realizados no Brasil e em outros países, tem sido amplamente utilizado no controle da dor em gatos. Uma  de suas principais  vantagens é a segurança para a espécie felina principalmente por apresentar baixíssima probabilidade de provocar danos ao estômago, intestino, fígado e rins quando usado sob supervisão do médico-veterinário nas doses e tempo de tratamento corretos.

A Ourofino tem o Maxicam Solução Oral, trazendo uma nova proposta de Meloxicam para o mercado de animais de companhia,  mais confortável para administração em gatos, pois  além de ser líquido, tem sabor mel e vem acompanhado de uma seringa dosadora.

 

 

Comentários

VICTOR

4 motivos para treinar seu gato
Treinar seu gato pode ser divertido e uma experiência gratificante
Ensiná-lo a não arranhar a mobília
Não pular em itens ou subir nas cortinas /bancada
Usar a caixa de areia e não sua cadeira favorita.

http://comotreinarseugato.com/

Olá Victor,

Obrigada pela dica e por compartilhar conosco =)


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet