Golden Retriever: eterno brincalhão

Por Isabela Huguet - Consultora de Demanda Pet

18 de Janeiro de 2022

Golden Retriever: eterno brincalhão

O Golden Retriever é conhecido por seus pelos dourados, sendo uma das raças mais populares por seu companheirismo. Porém, é sempre importante entender as características dessa linhagem para saber quais cuidados adotar e garantir que a família terá as melhores condições para acolher o cão. 

A raça Golden Retriever foi desenvolvida na  Escócia, Reino Unido, o objetivo era criar uma raça que fosse boa na caça de aves aquáticas, com um olfato aguçado e um ótimo temperamento. Foram feitos cruzamentos de algumas raças, entre elas o Retriever e o Tweed Water Spaniel, que já está extinta. Por isso, no início a raça era variada, mas passou por uma seleção até chegar ao cachorro que conhecemos. No Kennel Club americano, o reconhecimento do Golden Retriever só aconteceu em 1932. 

O Golden Retriever é um cão de grande porte tem uma aparência dócil, com olhos escuros e afastados, e orelhas triangulares e caídas. Ele costuma ser bastante musculoso e robusto, com uma personalidade bastante amigável.

Em geral, um Golden Retriever vive entre 10 e 12 anos, porém, quando se fala em expectativa de vida é importante ter em mente que isso varia conforme as condições do dia a dia, os hábitos e o desenvolvimento de doenças durante o crescimento. Ele é um cachorro de grande porte que, na fase adulta, costuma ter uma altura entre 51 e 61 cm, com peso entre 25 e 34 kg. 

O pelo pode ser liso ou ondulado, sendo que o subpelo é sempre mais denso. Já as cores variam entre tons de creme ou dourado. Geralmente, a cor e o tamanho variam entre os tipos de Golden Retriever, que poder britânico, com o focinho mais largo e curto, pernas mais curtas, o americano, um cão mais esguio e menos encorpado que os britânicos ou canadense, semelhantes aos americanos, costumam ter tonalidades mais escuras, mas ainda dentro do padrão da raça.

Os cães da raça são extremamente adaptáveis, conseguindo conviver bem com qualquer pessoa e, até mesmo, com outros animais. Além disso, são extremamente inteligentes e fáceis de treinar, motivo pelo qual ele é uma ótima opção para cão de companhia ou guia, para auxiliar quem tem problemas de visão. Assim, podemos dizer que o Golden Retriever tem muito em comum com o labrador quando se trata da personalidade. Mas não é só isso: os goldens também são amigáveis e adoram brincar, então são ótimos com crianças. 

Por causa desse temperamento, eles também são usados como animais de terapia. E para complementar, o animal também é conhecido por sua coragem, força e porte, então pode ser treinado para buscas e resgate. Enfim, se você contar com um cachorro dessa raça, terá um companheiro obediente, confiável e amável.

Contudo, também é preciso estar preparado para dar carinho e atenção, com muitas brincadeiras. Eles são dependentes e um pouco carentes, então se ficarem longos períodos sozinhos ou não receberem a devida atenção de seus tutores, eles podem desenvolver comportamentos inadequados. 

Os pelos do Golden Retriever contam com duas camadas, fazendo com que eles sejam bastante espessos. Diante disso, é preciso ter atenção em relação à higiene, com banhos, pelo menos, mensais, mas que podem ser dados em maior frequência. A vantagem é que essa raça adota água, então facilita essa tarefa. 

É importante manter os ouvidos secos para evitar infecções, que são mais propensas nesses cães devido à sua afinidade com a água, o que pode fazer com que eles se molhem mais. Vale a pena investir em limpadores específicos recomendados pelo veterinário.

Outro cuidado na rotina é fazer a escovação diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana para evitar que o pelo fique muito embaraçado, evitando nós. Já os dentes devem ser escovados duas a 3 vezes na semana, mas é ainda melhor quando isso é feito diariamente. 

A alimentação do Golden Retriever deve ser balanceada para que ele fique em boa forma. Os cachorros da raça precisam de exercícios físicos e atividades. Sem isso, eles podem desenvolver alguns problemas relacionados ao comportamento. No entanto, com um bom acompanhamento profissional é possível manter o seu pet saudável e oferecer todos os cuidados necessários.

As ninhadas do Golden Retriever costumam ter entre 6 e 8 filhotes, então se você é o dono de uma cadela grávida, é preciso se preparar.

O cachorro da raça é muito inteligente, o que facilita o seu adestramento. Sempre que possível, os treinos devem iniciar enquanto eles ainda são filhotes, para que ele aprenda com mais facilidade. 

Apesar de ser calmo dentro de casa, esse é um cão que tem grandes necessidades de exercícios e espaços, então não é a raça mais recomendada para famílias que vivem em apartamentos, principalmente quando não há espaços no condomínio para que os animais possam correr e se exercitar. 

Os Goldens não costumam latir muito. Normalmente, fazem isso apenas quando é necessário ou para alertar os donos. Por isso mesmo, é importante que ele não fique longos períodos sozinhos: nesses casos, o latido pode se tornar frequente para tentar chamar a atenção das pessoas.

Os cães da raça Golden Retriever costumam soltar bastante pelo, com um volume maior durante a primavera e o outono. Por isso, é preciso se preparar para lidar com essa questão em casa, já que o chão, os móveis e as roupas podem ficar com pelos. Contudo, existe uma dica para ajudar com o problema: a escovação. Durante o processo, o excesso de pelo ficará na escova, evitando que ele caia pela casa. Outro motivo para investir nesse cuidado!

Viu só? Se você busca um cão confiável, leal e amigável, e conta com espaço e tempo disponíveis para brincar com o animal e fazer com que ele se exercite, sem dúvidas o Golden Retriever é uma ótima opção para a sua casa!

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet