Hora do banho: quais cuidados mais importantes com os pets?

Por Dra. Alessandra Paschoal, médica-veterinária dermatologista

07 de Dezembro de 2020

Hora do banho: quais cuidados mais importantes com os pets?

Qual a temperatura adequada da água para banhar os pets? Qual o shampoo que eu devo usar no meu animalzinho? A resposta para estas dúvidas e outras dicas importantes para evitar erros na hora do banho do seu pet serão compartilhadas neste material.

Antes do início do banho, o ideal é deixar separado e próximo a você todos os itens que serão utilizados, como os produtos de higiene (ex. shampoo), algodão para a proteção dos ouvidos, toalha para secar.

É muito importante que o local escolhido para a realização do banho seja seguro e de preferência que o animal esteja mantido em uma guia de contenção no pescoço, para que ele não fuja ou pule de um local alto.

A temperatura da água deve estar entre morna e fresca, proporcionando uma sensação agradável ao pet.

Tudo organizado para o banho é recomendado proteger os ouvidos do animalzinho com algodão e então dar início a lavagem dos pelos, podendo iniciar pelo dorso (as costas do animal) e deixando por último a lavagem da cabeça e a face.

Realizar a aplicação do shampoo de escolha, que deverá ser indicado com o auxílio do médico-veterinário de acordo com o tipo de pele do seu animalzinho, em quantidade desejada e massageando todas as áreas do corpo, para produzir uma espuma e cobrir toda a pele e a pelagem. 

Para os Shampoos da Linha Bris – Equilíbrio Pele Seca e Equilíbrio Pele Oleosa - após aplicação, indica-se aguardar de 5 a 10 minutos e enxaguar de forma abundante, evitando deixar resíduos.

Durante todo o banho, sempre proteja os olhos e ouvidos do seu animalzinho, para evitar a entrada de água e o contato com os produtos de higiene que podem causar irritação.

Após o enxágue, com as mãos, eliminar o excesso de água do corpo, das patas e das orelhas e, neste momento, também fazer o uso da toalha para secar o pet.

Para continuar o processo de secagem, levar o animalzinho para uma mesa ou bancada, e com o auxílio de um secador de mão e a toalha, ir retirando todo o excesso de água.

Atenção com a temperatura do secador e antes de utilizar no animal, faça o teste: se a temperatura estiver quente para a sua mão, vai estar quente para o seu pet! 

Durante a secagem, lembrar que a escova deve ser passada no sentido do pelo. Muito cuidado para não causar irritação na pele do pet, pois este é o momento mais longo de todo o processo de higiene de cães e gatos.

Aproveitando a hora do banho, as orelhas e os ouvidos também podem ser higienizados, com a utilização de produtos de limpeza específicos, com o Limp & Hidrat da Ourofino, seguindo as orientações de bula e do médico-veterinário.

E quais são os principais erros durante o momento de higiene da pele e dos pelos dos pets?

  • Deixar o pet sozinho e sem guia de contenção no local onde será dado o banho, podendo levar a um acidente, caso o animal pule de um local elevado.
  • Não realizar a proteção adequada dos ouvidos do animal contra a entrada de água (com o uso de algodão hidrofílico).
  • Deixar resíduos de shampoo que podem causar irritação na pele e inclusive nos olhos dos pets.
  • Utilizar shampoo para uso humano nos pets, que poderá ressecar a pelagem, além de causar irritação e coceira na pele.
  • Não realizar a secagem completa da pele e da pelagem dos animais, podendo levar ao aparecimento de infecções bacterianas ou fúngicas, devido a presença de umidade.
  • Não escovar os pelos antes do banho e durante a secagem, causando nós na pelagem.
  • Usar água quente para o banho e secador em temperatura elevada.
  • Deixar o cão ou gato exposto ao sol para secar naturalmente.

Importante: se ao final do banho seu animalzinho se sentir irritado, apresentar comportamentos como esfregar a face ou o corpo no sofá ou tapete, chacoalhar a cabeça ou ainda ficar com os olhinhos fechados e vermelhos, pode indicar que algo durante o banho não foi bem realizado e nestes casos, levar o pet para uma visita ao medico-veterinário é o recomendado.

Seguindo estas dicas e evitando os possíveis erros, o momento do banho será agradável para o seu pet e para você.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet