21 de Setembro de 2015

Isosporose canina: saiba mais sobre esses protozoários que causam diarreias nos pets.

Confira mais posts

None

Essas alterações recebem o nome de diarreia e podem ser provocadas por diversos fatores tais como aspectos alimentares e infecções gastrintestinais.

A infecção por protozoários do gênero Isospora é uma das causas mais comuns de diarreias principalmente em filhotes de cães. A isosoporose pode acometer tanto canídeos domésticos quanto selvagens e é bastante frequente em ambientes com alta densidade populacional como, por exemplo, os canis.

Os cães infectados eliminam nas fezes os oocistos (“ovos”) destes protozoários que contaminam o solo e a água. Estas formas se tornam infectantes no ambiente em condições adequadas de umidade, temperatura e oxigenação. A contaminação de animais sadios ocorre através da ingestão das formas infectantes através do contato direto com as fezes ou de alimentos e água contaminada.

Os protozoários do gênero Isospora spp infectam a parede intestinal e provocam a destruição de seu epitélio. A gravidade da isosporose canina está relacionada com a densidade parasitária, ou seja, a quantidade de protozoários presentes no intestino. Geralmente os cães doentes apresentam diarreia com presença de muco e/ou sangue, vômito e desidratação. Os sintomas frequentemente são mais severos em animais mais jovens, os cães adultos doentes raramente apresentam sintomas desta infecção.

Cabe aos médicos veterinários a identificação da Isosporose canina através de um exame clínico minucioso associado à realização de um exame de fezes para visualização dos protozoários (oocistos ou “ovos”).

O tratamento desta doença é baseado na administração de antibióticos, probióticos e outros medicamentos que tratem os demais sintomas.
Os animais doentes devem ser mantidos isolados dos animais sadios.

Para prevenir a Isosporose canina é extremamente importante a adoção de medidas básicas de higiene tais como:

- Retirada das fezes do ambiente;
- Limpeza e desinfecção do ambiente;
- Oferecer água filtrada;
- Higienização de comedouros e bebedouros.

Se você possui um pet tenha atenção às medidas de higiene citadas acima, elas além de auxiliarem a prevenir a infecção por Isospora também ajudam na prevenção de muitas outras doenças como a Giardíase.

Tags

Comentários

esther

Boa Tarde,
A duas semanas atrás eu comprei um filhote em um pet center, e o filhote apresentou fezes com sangue e prostração.. corri para o pronto-socorro mais próximo e foi constatado que o filhote estava com isosporose..
Nesse caso, a probabilidade do filhote ter sido contaminado no canil ou no pet é grande?

Oi, Esther!
A Isosporose é comumente encontrada em filhotes com menos de 4 meses de idade. Normalmente, eles são infectados entre a terceira e a oitava semana de vida por meio do contato com as fezes da mãe e/ou de outros animais parasitados. Além disso, a transmissão da doença pode ocorrer por meio de alimentos e água contaminados.
Portanto, como os pets ainda pequenos não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, eles ficam propensos ao contágio.
Obrigada pelo contato.

Michelle

Olá , tenho uma Shitzu de 7.300 , a Ver falou para administrar 1/4 de comprimido 1 vez ao dia por 5 dias... Porém li na bula uma dosagem maior , estou confusa será q vcs podem me ajudar.

Oi, Michelle!
Recomendamos que seja seguido o protocolo indicado pelo seu médico-veterinário. Caso você ainda tenha dúvida quanto à dose prescrita por ele, o ideal é que agende uma nova consulta para que elas sejam esclarecidas.

Ronald

Minha cachorra a 2 semana q está defecando com dor aos gritos , faz as fezes mole já encontrei vestígio de sangue levei na veterinária e ela passou esse trissuflin Sid de 1600 mg. 1/2 comprimido ao dia por 5 dias comecei ontem hoje às 4:00 da manhã acordei com ela aos gritos .
Qnto tempo leva para ele se curar e como cuidar do ambiente ( quintal) em relação a crianças, contaminação a humanos e a outras raças!
Obrigado

Oi, Ronald!
De acordo com o histórico, pelo relato de quadros de dor intensa, sugerimos que sua aumiga seja levada o quanto antes ao médico-veterinário que está acompanhando o caso, para que assim possa ser reavaliado o tratamento.
O tempo de ação após uso do Trissulfin SID dependerá do quadro clínico do pet. Para mais informações, converse com o nosso time de especialistas ligando gratuitamente para 0800 941 2000. Obrigado.

Rosa Emilia

Meu cachorrinho, está desde manhã, com diarreia, dei floratil não adiantou,seis horas da tarde dei baetril,e agora ainda fez diarreia,tenho trissilfin 400mg, acho que vou administrar Por favor me orientem,pois de não melhorar levo amanhã no veterinário. Muito Grato, Rosa Emilia.

Rosa, no seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Após o diagnóstico, nossa equipe está à disposição para orientá-la sobre nossos produtos pelo 0800 941 2000. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Amanda Patrícia Moraes

Olá. Minha cachorrinha Mel , está tendo um desses sintomas (falta de apetite , e emagreceu) , mas diarréia não. O veterinário já deu um remédio para ela tomar durante 16 dias. Mas ela está bem quietinha, espero que ela melhore.

Oi, Amanda. Melhoras para a Mel! Siga sempre as recomendações do médico-veterinário. Abraços para vocês e obrigado por acompanhar o nosso blog.

sandra regina de jesus fernandes

Acusou oocitos de isospora na minha menina. o protocolo de tratamento prescrito para ela é o mesmo da giárdia, com antibiótico por 5 dias com repetição após 15 dias, mais o uso do herbalvet. O vermífugo foi indicado para os cães com quem ela teve contato, além de eu e minha mãe também fazermos uso de vermífugo.

Obrigado por dividir sua história com a gente, Sandra.

Alice Pereira

Meu cão está com Isospora, deu num exame de fezes. .. eu consigo tratar ele com alguma vermifugo ou só com antibiótico mesmo???

Oi, Alice.
Alguns protozoários, como a Isospora sp. não são combatidos com o uso de vermífugos, somente com o uso de antibiótico específico, que deve ser prescrito com o acompanhamento do médico-veterinário.

Belmiria Silveira Santos

minha cachorinha tem dois mês,rasa yaspso não deu dearria.

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Doenças de inverno: cuidado com os pets

    25 jun
    2018

  • Cuidados com animais idosos

    18 mai
    2018

  • Infecções de ouvido nos cães

    24 abr
    2018

  • Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

    26 mar
    2018

  • Dermatites bacterianas em cães

    16 fev
    2018

  • Anemia em cães

    17 jan
    2018

  • Carregar mais posts