Isosporose canina: saiba mais sobre esses protozoários que causam diarreias nos pets.

21 de Setembro de 2015

Isosporose canina: saiba mais sobre esses protozoários que causam diarreias nos pets.

Confira mais posts

Essas alterações recebem o nome de diarreia e podem ser provocadas por diversos fatores tais como aspectos alimentares e infecções gastrintestinais.

A infecção por protozoários do gênero Isospora é uma das causas mais comuns de diarreias principalmente em filhotes de cães. A isosoporose pode acometer tanto canídeos domésticos quanto selvagens e é bastante frequente em ambientes com alta densidade populacional como, por exemplo, os canis.

Os cães infectados eliminam nas fezes os oocistos (“ovos”) destes protozoários que contaminam o solo e a água. Estas formas se tornam infectantes no ambiente em condições adequadas de umidade, temperatura e oxigenação. A contaminação de animais sadios ocorre através da ingestão das formas infectantes através do contato direto com as fezes ou de alimentos e água contaminada.

Os protozoários do gênero Isospora spp infectam a parede intestinal e provocam a destruição de seu epitélio. A gravidade da isosporose canina está relacionada com a densidade parasitária, ou seja, a quantidade de protozoários presentes no intestino. Geralmente os cães doentes apresentam diarreia com presença de muco e/ou sangue, vômito e desidratação. Os sintomas frequentemente são mais severos em animais mais jovens, os cães adultos doentes raramente apresentam sintomas desta infecção.

Cabe aos médicos veterinários a identificação da Isosporose canina através de um exame clínico minucioso associado à realização de um exame de fezes para visualização dos protozoários (oocistos ou “ovos”).

O tratamento desta doença é baseado na administração de antibióticos, probióticos e outros medicamentos que tratem os demais sintomas.
Os animais doentes devem ser mantidos isolados dos animais sadios.

Para prevenir a Isosporose canina é extremamente importante a adoção de medidas básicas de higiene tais como:

- Retirada das fezes do ambiente;
- Limpeza e desinfecção do ambiente;
- Oferecer água filtrada;
- Higienização de comedouros e bebedouros.

Se você possui um pet tenha atenção às medidas de higiene citadas acima, elas além de auxiliarem a prevenir a infecção por Isospora também ajudam na prevenção de muitas outras doenças como a Giardíase.

Tags

Comentários

Mariana

Povo devia parar de medicar cachorro de qualquer maneira. Cada doença, e cada protozoário no cão é tratado com um tipo específico de remédio. Por isso é importante levar ao veterinário, fazer exame de fezes q é super barato. E dependendo o Veterinário pode solicitar também exame de sangue, q não também não é caro. Se vc não está disposto a gastar com seu cão, não arrume um. Pois dificilmente um cão não ter qualquer problema. Sem contar q vc deve estar atento a vermifugação no mínimo de 6 em 6 meses. Dar 1 comprimido e depois de 15 dias outro comprimido, só assim a vermifugação será feita. E fique atento ao vermífugo, alguns não matam todos os tipos de vermes, e parasitas.

Oi Mariana,

Sim, os pets devem sempre ir ao medico veterinário para acompanhamento da saúde dos pets, e tratamento, quando necessário.

Rosa Emilia

Meu cachorrinho, está desde manhã, com diarreia, dei floratil não adiantou,seis horas da tarde dei baetril,e agora ainda fez diarreia,tenho trissilfin 400mg, acho que vou administrar Por favor me orientem,pois de não melhorar levo amanhã no veterinário. Muito Grato, Rosa Emilia.

Rosa, no seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Após o diagnóstico, nossa equipe está à disposição para orientá-la sobre nossos produtos pelo 0800 941 2000. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Amanda Patrícia Moraes

Olá. Minha cachorrinha Mel , está tendo um desses sintomas (falta de apetite , e emagreceu) , mas diarréia não. O veterinário já deu um remédio para ela tomar durante 16 dias. Mas ela está bem quietinha, espero que ela melhore.

Oi, Amanda. Melhoras para a Mel! Siga sempre as recomendações do médico-veterinário. Abraços para vocês e obrigado por acompanhar o nosso blog.

sandra regina de jesus fernandes

Acusou oocitos de isospora na minha menina. o protocolo de tratamento prescrito para ela é o mesmo da giárdia, com antibiótico por 5 dias com repetição após 15 dias, mais o uso do herbalvet. O vermífugo foi indicado para os cães com quem ela teve contato, além de eu e minha mãe também fazermos uso de vermífugo.

Obrigado por dividir sua história com a gente, Sandra.

Alice Pereira

Meu cão está com Isospora, deu num exame de fezes. .. eu consigo tratar ele com alguma vermifugo ou só com antibiótico mesmo???

Oi, Alice.
Alguns protozoários, como a Isospora sp. não são combatidos com o uso de vermífugos, somente com o uso de antibiótico específico, que deve ser prescrito com o acompanhamento do médico-veterinário.

Belmiria Silveira Santos

minha cachorinha tem dois mês,rasa yaspso não deu dearria.

Deixe o seu comentário

  • Dicas de como medicar seu gato

    Dicas de como medicar seu gato

    26 ago
    2021

  • Doenças Fúngicas da Pele de Cães e Gatos

    Doenças Fúngicas da Pele de Cães e Gatos

    26 jul
    2021

  • OurofinoPet em Cast estreia nesta terça-feira

    OurofinoPet em Cast estreia nesta terça-feira

    13 jul
    2021

  • O pet intoxicou. E agora, como faço?

    O pet intoxicou. E agora, como faço?

    23 jun
    2021

  • 5 dicas para o seu cão que está se coçando muito

    5 dicas para o seu cão que está se coçando muito

    26 mai
    2021

  • O uso de produtos suaves para limpeza dos ouvidos dos pets

    O uso de produtos suaves para limpeza dos ouvidos dos pets

    22 abr
    2021

  • Carregar mais posts
Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.