Jack Russell Terrier: personalidade única

Por Ana Luiza Soares Mota Franco Marra, Consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Jack Russell Terrier: personalidade única

Jack Russell Terrier é uma raça canina oriunda da Inglaterra. Foi desenvolvida na metade do século 19 pelo Reverendo John Russell, que buscava um animal imbatível na caça à raposa. Após alguns cruzamentos, John obteve como resultado um cão forte, corajoso, inteligente e compacto, capaz de expulsar raposas e outros pequenos animais de suas tocas.

O Jack Russell é um terrier cheio de vida, alerta, ativo, corajoso, destemido, amigável, e bastante inteligente. Possui habilidades de caça para a vida no campo e é um excelente cão de companhia para a vida urbana.

Morfologicamente, os cães dessa raça, se apresentam mais compridos do que altos, isto é, com o corpo com proporções retangulares. O pelo pode ser liso, quebrado ou áspero, a cor branca deve ser predominante, com manchas pretas e/ou castanhas (“tan”). Quando adultos, pesam entre 5 a 8 kg, sendo o equivalente a 1 kg para cada 5 cm de altura, isto é, um cão de 25 cm de altura deve pesar aproximadamente 5 kg, e um cão de 30 cm de altura deve pesar 6 kg.

O Jack Rusell Terrier pode ser pequeno, mas sua energia ultrapassa e muito seu tamanho, por conta disso não é muito recomendado para apartamentos. São ótimos cães pra família e se dão bem com crianças mais velhas, pois eles não gostam que puxem seu rabo e suas orelhas, como fazem as crianças pequenas. Já com outros cães, costumam ser muito agressivos, e o recomendado é nunca deixá-los sozinhos em companhia de outros animais.

O Jack Russell Terrier às vezes pode não aparecer na lista de raças de cachorros mais inteligentes, pois é um cão destemido e cheio de energia, com uma inteligência afiada e muita teimosia, teimosia essa que pode dificultar e prolongar seu treinamento. Por causa de sua energia e inteligência, essas raças se destacam em esportes de cães como o agility e caça.

Com base nas suas características e personalidade, o Jack Russell Terrier é uma boa opção para aquelas pessoas que gostam sempre de se exercitar e estar ao ar livre, podendo ter assim um companheiro canino, com expectativa de vida de 13 a 16 anos compartilhando muitas aventuras e amor.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet