Labrador Retriever: social, amigo e brincalhão

Por Isabela Huguet - Consultora de Demanda Pet

18 de Janeiro de 2022

Labrador Retriever: social, amigo e brincalhão

Os primeiros Labradores eram cães d'água que surgiram a partir dos antigos cães Terra-nova, e receberam este nome por serem nativos da região chamada Terra Nova e Labrador. Originário da costa do Canadá, o cão da raça Labrador Retriever é extremamente ativo e carinhoso.

É uma raça que faz jus ao seu sucesso e popularidade. Ocupando o 7º lugar no ranking de inteligência canina feito por Stanley Coren, os cães da raça labrador retriever são muito espertos, companheiros, carinhosos e uma ótima opção para famílias.

Devotado, obediente e amável, ele se dá bem com crianças, adultos e idosos, bem como com outros cães e animais de estimação. Eles adoram brincar com as crianças e costumam protegê-las. Já com os idosos, são respeitosos e leais. O temperamento do labrador também é amigável e extrovertido, por isso, ele logo vai fazer amizade com outros animais e as visitas.

Ele pode ser um tranquilo cão dentro de casa, um brincalhão no quintal e um ativo cão de trabalho. Possui muita vontade de agradar, adora aprender e se supera em obediência.

Sem dúvida o Labrador é uma raça extremamente adaptável e de muitas finalidades.

Os labradores são conhecidos também por terem uma “cauda de lontra”, pois a mesma auxilia esses cãezinhos a se impulsionarem na água, fazendo com que eles sejam excelentes nadadores. Além disso, a raça tem uma subpelagem resistente à água.

Esses animais não latem com frequência, apenas quando necessário, ou seja, quando precisam se comunicar ou alertar o tutor de algum perigo. Como possuem uma personalidade muito dócil, raramente vão latir para estranhos, o que o não torna um bom cão de guarda.

O Labrador é um animal de porte grande, que pode chegar a 60 centímetros de altura e 35 a 40 quilos. Por isso, as displasias de quadril, joelhos e cotovelos são comuns da raça. Uma das formas mais simples de evitar esses problemas é mantendo a alimentação do seu amigo balanceada e saudável e a rotina de exercícios sempre em dia. Isso também ajuda a evitar a obesidade e problemas de ansiedade.

Por terem as orelhas caídas e abafadas, a otite canina também pode surgir: fique atento e limpe o ouvido do seu Labrador com frequência para evitar o acúmulo de cera. 

Como os Labradores gostam muito de brincar na água, é importante que eles sejam bem secos depois para evitar o desenvolvimento de dermatites e alergias.

O labrador pode ser preto, amarelo e chocolate. Além disso, a pelagem amarela pode variar entre o creme o vermelho. Já os cães marrons, podem apresentar uma coloração mais escura ou clara.

A falta de melanina dos animais amarelos e marrons — principalmente os que têm olhos e focinhos muito claros — também pode facilitar o desenvolvimento de câncer de pele: fique atento com a quantidade de tempo em que o seu amigo fica exposto ao sol. 

A pelagem deles é bem curta, mas densa: essa raça precisa de escovação frequente para a retirada de pelos soltos pelo corpo. O ideal é escová-lo diariamente ou uma vez a cada dois dias.

Corridas, caminhadas e brincadeiras de alta intensidade são perfeitas para que ele não fique entediado em casa e acabe descontando em móveis ou outros objetos. Se você morar em apartamento, aumente a quantidades de idas à rua por dia: o Labrador é criado de forma mais confortável em locais grandes e com espaço para se movimentar. 

Unindo a vontade grande que os Labradores têm de agradar o dono com a inteligência e a obediência que é natural da raça, o processo de adestrar um desses animais é bem simples. Isso acontece porque ele vai fazer de tudo para mostrar que aprendeu os comandos e isso significa se esforçar e repetir movimentos sempre que puder. A lealdade do Labrador Retriever também aparece nesse momento, já que ele só obedece porque ama o tutor. Mantenha sempre o treinamento com estímulos positivos,mesmo que o seu Labrador seja um pouco mais agitado que o normal e tenha dificuldades para manter o foco: a paciência é sempre essencial para o ensinar o comportamento ideal a qualquer raça de cachorro. 

No caso dos Labradores que vão ser utilizados para serviço, tanto como cães-guia quanto para cães farejadores ou outros tipos de trabalho, o treinamento é diferente. Eles começam a ser ensinados por adestradores profissionais desde os primeiros meses de vida e depois passam por uma triagem de personalidade e temperamento para saber se são ou não compatíveis com o serviço. 

Os labradores são conhecidos por terem um faro excelente. Por isso, é muito comum esse cãozinho ser utilizado por equipes policiais e bombeiros. Eles conseguem encontrar vítimas enterradas sob até seis metros de profundidade por meio de odores.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet