Leishmaniose Canina: os perigos para seu pet

Por Guilherme Colares, Médico veterinário – Analista de Marketing e Técnico – Ourofino Pet

06 de Abril de 2023

Leishmaniose Canina: os perigos para seu pet

O que é a Leishmaniose canina?

A Leishmaniose canina é uma doença infectocontagiosa transmitida através de um mosquito, conhecido como “Birigui” ou “Mosquito Palha”.

Essa doença pode causar tanto alterações clínicas sistêmicas como também alterações cutâneas. Ela pode afetar os felinos e humanos também, por isso se trata de uma zoonose, porém é muito mais comum encontrarmos em cães.

 

Como identificar os sinais clínicos dessa doença?

A Leishmaniose pode se caracterizar como sintomática ou assintomática. Em alguns casos, o animal pode ser portador do agente infeccioso, mas não apresentar sinais clínicos. Por outro lado, temos os cães que apresentam muitos sinais clínicos, seguem alguns bastante característicos:

- Crescimento das unhas

- Quedas de pelos

- Lesões nas regiões dos olhos e ponta de orelhas

- Perda de peso expressiva e constante

 

O que significa a doença ser considerada uma zoonose?

Uma doença zoonótica é aquela que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Não é necessário o contato direto com o animal para a transmissão, como exemplo a leishmaniose canina. A pessoa não pode contrair a doença com contato direto com o cão, fezes, urina ou lesões de pele do animal.

A transmissão mais comum dessa doença é a vetorial, ou seja, através da picada do mosquito. Se esse mosquito estiver contaminado com a doença da Leishmaniose e picar o cão ou o ser humano, poderá transmiti-la.

Há três outras formas de contágio da doença. Elas estão ligadas à transmissão entre os animais. Por exemplo, ao momento do coito, quando um dos animais está infectado, ele pode transmitir ao outro.

Existe a transmissão transplacentária, da mãe para os filhotes. Também é possível, por meio de transfusão sanguínea, usar bolsas de sangue de bancos não credenciados.

 

Como prevenir?

Uma das formas mais eficazes para prevenir essa doença é o uso de repelentes, como por exemplo a coleira Leevre, da Ourofino. Esse produto irá auxiliar tanto no controle de pulgas e carrapatos, como também na infestação do mosquito transmissor da Leishmaniose canina.

É fundamental usar esse repelente em animais saudáveis em regiões endêmicas. Isso previne a doença. Além disso, também deve ser usado em animais positivos para Leishmaniose. Isso impede a picada do mosquito e evita que outros animais ou humanos sejam infectados.

 

Tem cura?

Quando falamos sobre Leishmaniose, não é possível garantir a cura parasitológica do animal, ou seja, ele será sempre portador do agente infeccioso.

O intuito do tratamento é promover a cura clínica, na qual o cão portador da Leishmaniose canina consegue obter uma diminuição e até a remissão total dos sinais clínicos, permitindo seguir uma vida normal.

Leve seu cãozinho ao médico veterinário, use repelentes como a coleira Leevre® da Ourofino. Caso diagnosticado com Leishmaniose canina, inicie o tratamento imediatamente, quanto antes começar, melhores os resultados.

https://livredapicada.com.br/

Quer saber mais sobre Leishmaniose Canina? Acompanhe o Podcast Amigo Pet.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet