O que é a Tosse dos Canis?

Por Guilherme Colares, Analista de Marketing e Técnico

25 de Maio de 2023

O que é a Tosse dos Canis?

Chegando o inverno, os dias mais frios do ano, naturalmente começamos a falar mais sobre doenças respiratórias. Assim como em humanos, os cães também sofrem mais no frio com doenças causadas por agentes que atacam o trato respiratório.

A Tosse dos Canis ou DRIC (Doença Respiratória Infecciosa Canina) é uma doença que pode ser causada por bactérias e/ou vírus. Os microorganismos mais presentes nessas infecções são: a bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina.

 

Como é a transmissão?

Assim como a gripe humana, a Tosse dos canis é uma doença de transmissão muito fácil e rápida, podendo ocorrer pelo contato de:

• Secreções nasais;

• Saliva;

• Pelo ar através de aerossóis (secreções) gerados pela própria tosse de animais doentes.

Uma vez que um animal foi infectado, a probabilidade dessa infecção se alastrar aos demais é muito alta. Os cães que vivem em alta aglomeração, normalmente em canis, ONG’s, hotéis para cães, tem maiores probabilidades de exposição a doença.

 

Quais os sintomas?

Os sintomas mais característicos dessa doença ocorrem quando o animal apresenta:

• Febre;

• Tosse seca;

• Secreções nasais;

• Indisposição do cãozinho para comer ou brincar;

• Pneumonia em casos mais graves.

Esses sinais clínicos são comuns para algumas outras doenças, por isso é fundamental levar o cachorro ao médico veterinário assim que notar qualquer um desses sintomas.

 

É uma zoonose?

Sim, essa doença se trata de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos humanos.

A ocorrência dessa transmissão aos humanos ocorre em poucos casos e normalmente causa sinais clínicos brandos, porém, em pacientes de grupos com baixa imunidade, pode apresentar um risco maior de comprometer mais gravemente o sistema respiratório.

 

Tem cura?

Após levar seu cão ao médico veterinário e receber o diagnóstico confirmado para a doença, não se preocupe, há um tratamento muito eficaz. Normalmente é realizado a base de antibioticoterapia em associação com anti-inflamatórios.

Na Ourofino, temos dois produtos que são muito utilizados para tratar essa doença respiratória, que são: Doxifin, um antibiótico a base de Doxiciclina e o Prediderm, um anti-inflamatório a base de Prednisolona.

Siga aos cuidados e orientações do médico veterinário, isole seu cãozinho de outros animais até o final do tratamento e tudo ficará bem!

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet