09 de Maio de 2011

O que você precisa saber sobre otohematoma

Confira mais posts

Otohematoma ou hematoma auricular é uma afecção comum na rotina de Clínicas e Hospitais Veterinários. Por definição otohematoma consiste na formação de uma coleção de sangue entre a cartilagem auricular e a pele, decorrente de contusão de segundo grau, principalmente na face interna do pavilhão auricular. O aparecimento do otohematoma na maioria das vezes está relacionado a traumas decorrentes de prurido e agitação da cabeça em cães acometidos por otite externa. Durante o ato de coçar ocorre fratura cartilaginosa com consequente rompimento de veias e artérias auriculares. Outras causas também podem estar relacionadas com o surgimento do otohematoma como, por exemplo, algumas síndromes sistêmicas, sarnas auriculares e traumas provenientes de brigas entre cães. Na fase aguda do otohematoma ocorre deposição de fibrina proveniente do processo fisiológico de hemostasia, com presença de seroma sanguinolento. Cronicamente observa-se fibrose na superfície côncava do pavilhão auricular e deformação. O diagnóstico é baseado na história clínica e anamnese.

Se o animal apresentar otohematoma como consequência de otite externa é também recomendado exames citológicos e antibiograma para identificação do agente etiológico. Diferentes procedimentos podem ser realizados como tratamento do otohematoma, embora alguns não apresentem resultados satisfatórios devido a problemas no tempo de coagulação, perda de estética e eficiência do método utilizado. Dentre os procedimentos utilizados, o cirúrgico é rotineiramente o mais realizado, sendo a técnica de incisão em “S” a mais utilizada. O método de drenagem do conteúdo também é utilizado, porém deve-se levar em conta a fase em que a afecção se encontra e associá-la ao tratamento da otite se essa for o agente causador. Outra técnica utilizada é a colocação de drenos feitos de silicone e revestidos de borracha, mas esta técnica não se mostra muito eficiente, apresentando risco de formação de seroma e deformação. Para o tratamento do otohematoma também pode ser empregado o método de aspiração, entretanto a utilização deste método é preferencialmente indicada para a fase inicial da lesão e para este procedimento o animal deverá ser sedado. O procedimento de aspiração apresenta dois problemas: ocorrência de reincidência da lesão e risco de infecção secundária. Como alternativa aos procedimentos cirúrgicos é feito aplicação de corticosteróides, o resultado deste método é considerado satisfatório quando comparado aos métodos cirúrgicos. Para prevenção do otohematoma é importante que qualquer alteração na coloração ou odor do cerúmen seja observada, bem como a sensação de dor na realização da limpeza do pavilhão auricular. Outros sinais de otite são observados como intolerância a mexer na cabeça, coceira do local e sacudir cabeça. Ao observar algum desses sinais é imprescindível procurar atendimento veterinário.

Por Mariana Diniz, Médica Veterinária e Assistente Técnica da Ourofino Saúde Animal.

Tags

Comentários

Rosa Pereira

Minha cachorrinha apareceu ontem a noite com essa orelha inchada ,porem não dá sinais de otite , não tenho condições de leva la ao veterinário pois o mesmo é muito longe ,não tenho carro ,e a mesma já tem onze anos ,é uma salsicha misturada , tem alguma alternativa , que não seja leva la para passar por uma cirurgia , já que pelo q vi não resolve , me ajudem , por favor...

Olá, Rosa!
Recomendamos que você agende uma consulta com o médico-veterinário, ele examinará seu aumigo presencialmente e assim indicará o tratamento correto.
Após o diagnóstico, nossa equipe está à disposição para te ajudar com nossos produtos pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Lauro Antonio

Realmente também não entendi qual a finalidade deste site. Se qualquer pergunta... dão informações vagas e pobres em conteúdo e "sempre direcionam para procurar um veterinário"... em minha modesta opinião... não tem razão para existir.

Lauro, vamos considerar a sua observação para oferecermos cada vez mais serviços aos nossos leitores. Trabalhamos para apresentar as informações nos artigos e indicar as orientações que não dependem de diferentes situações dos animais. A indicação de visita ao veterinário é para casos em que, se não feita a avaliação adequada, a saúde do pet pode ser colocada em risco. Para qualquer outra esclarecimento, conte sempre com a gente.

gabrielly

Olá, o cachorro do meu vô parece estar com otohematoma, mas não temos como leva-lo no veterinario, queria recomendações de algum remédio que possa ajudar

Oi, Gabrielly!
O otohematoma é causado pelo rompimento de vasos, por isso, o diagnóstico deve ser realizado pelo médico-veterinário. Somente ele é capaz de avaliar clinicamente o animal e assim indicar o tratamento correto. Sugerimos que procure hospitais veterinários de universidades que façam o atendimento com custos reduzidos.
Para mais informações, converse com o nosso time de especialistas ligando gratuitamente para 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. Obrigado.

Luiz Domingues

Prezado Srs

Fiquei em duvida qual a finalidade deste site, pois todas as duvidas apresentada não teve uma resposta a contento e foram as pessoas informadas que deveriam encaminhar para um veterinário.
Qual a finalidade do site???

Luiz, trabalhamos para apresentar as informações nos artigos e indicar as orientações que não dependem de diferentes situações dos animais. A indicação de visita ao veterinário é para casos em que, se não realizada a avaliação adequada, pode ser colocada em risco a saúde do pet. Para qualquer outro esclarecimento, conte com a gente. Fique à vontade para conversarmos também pelo 0800 941 2000.

Amanda

Meu cachorro de 14 anos e q tem problemas cardíacos apresentou há 4 dias a orelha inchada, o veterinário fez citologia e passou remédio pra tratar otite e enroflaxacino durante 20 dias e deu a opção de fazer a cirurgia porém fico com muito medo pq ele eh idoso é cardiopata. Teria outra alternativa?

Amanda, no seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de confiança. Ele examinará seu pet presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Obrigado por acompanhar nosso blog. Fique à vontade para conversarmos também pelo 0800 941 2000.

Dario

Busquei informações nesse site..mas tudo q vejo como resposta é "procure um veterinário "
Isso é óbvio ...mas quem responde esse blog precisa ser melhor nas resposta pq nem se quer alerta do q se trata tal enfermidade....para q nós leitores já irmos ao local q tanto diz já com noção do q se trata.
Produtos ourofino são ótimos mas qual respo de aqui precisa ser mais convincente q sabe o q está falando...obrigado e espero q postem ou não excluam esse comentario

Oi, Dario!
Vamos considerar a sua observação para oferecermos cada vez mais serviços aos nossos leitores. Trabalhamos para apresentar as informações nos artigos e indicar as orientações que não dependem de diferentes situações dos animais. A indicação de visita ao veterinário é para casos em que, se não feita a avaliação adequada, pode ser colocada em risco a saúde do animal. Para qualquer outra esclarecimento, conte sempre com a gente. Obrigado por acompanhar o blog. Fique à vontade para conversarmos também pelo 0800 941 2000.

Thaynara

Olá .meu cachorro vem sofrendo com um inchaço que tomou conta de sua orelha esquerda toda o inchaço esta uniforme e esta o incomodando muito ele só esta andando balançando a cabeça e a abaixando para o lado do inchaço gostaria de saber o que pode ser. E como tratar sendo que eu não o vi brincando com outros cachorros. No momento ate pensei que poderia ser. Um inseto que pico mais o inchaço esta. Demorando demais a passar pois ja faz uns tres dia me ajudem por favor

Thaynara, nessa situação, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Cleidson

Usei anestesia em minha cachorra q tem 3 meses, para um procedimento cirúrgico, quando posso repetir a anestesia ?

Cleidson, tudo bem?
O melhor caminho é procurar o médico-veterinário que acompanhou a cirurgia da sua cachorra para que ele possa dar essa resposta com precisão para você. Existem vários protocolos para anestesia e cada pet é único, por isso, o ideal é sempre procurar os procedimentos que sejam específicos para cada um. Abraços.

Inaiára

Olá...tenho uma pastor belga....ontem observei que abaixo de suas orelhas...ou seja de cada lado tem uma bola....até achei que fosse o pelo embolado....mas não é!!!
Isso é normal? O que pode ser?
Desde já agradeço.

Oi, Inaiara. Sua pet pode estar assim por vários motivos. Para não colocar a saúde dela em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar presencialmente sua cachorra e recomendar o melhor tratamento. É preciso um exame completo de saúde e recomendações específicas e a Ourofino não presta este tipo de atendimento. Esperamos que ela fique bem. Abraços.

catia regina

me ajude por favor! operei meu cachorro de otohematose, já ñ tenho o q gastar.....infeccionou tudo! o que fazer?

Oi, Catia.
Nós torcemos muito pela rápida recuperação do seu cão.
Para para não colocar a saúde dele em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário o quanto antes para que ele possa examinar presencialmente o seu animalzinho e recomendar o melhor tratamento. Esperamos que ele fique bem logo. Abraços.

Hayla

Olá, tenho uma cadela pastor alemão, ela teve um otohematoma já drenamos quatro vezes a orelha dela. Na última vez o sangue saiu ralo e com uma secreção amarelada, e fedia muito. Ela se sente emcomodada , e ainda coça muito a orelha. Eu queria saber se eu posso optar por medicamentos algo assim porque o dreno não tá funcionando. Tô com medo do sangue dela está virando água.

Oi, Hayla. Para não colocar a saúde dela em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar presencialmente a sua cadela e recomendar o melhor tratamento, considerando idade, histórico de saúde e outros fatores. É preciso um exame completo e recomendações específicas e a Ourofino não presta este tipo de atendimento. Esperamos que ela fique bem logo. Abraços.

Sthefane

Olá ! Minha labrador acabou de operar , e achei muito feio o pós operatório . Não sei se é normal ou se a cirurgia não foi de boa qualidade . Tem vários pontos espalhadas pela orelha dela , não somente no local do corte , que aliás está aberto , não sei se propositalmente ou não .. não sei se procuro outro veterinário ou continuo levando no mesmo para ver isso .. se puderem me ajudar ficaria grata

Oi, Sthefane. Nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para analisar a sua cachorra clinicamente. Caso não esteja confiante com o diagnóstico, busque outras opiniões para encontrar um profissional de sua confiança. É preciso um exame completo de saúde e recomendações específicas e a Ourofino Pet não presta este tipo de consulta. Esperamos que ela fique bem logo. Abraços.

Dellaine silva

Ola minha cachorra esta vom uma pequena bolha na orelha e chora muito oq fazer...?

Olá, Dellaine. Sua cachorra pode estar assim por vários motivos. Para não colocar a saúde dela em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar presencialmente o seu animalzinho e recomendar o melhor tratamento. É preciso um exame completo de saúde e recomendações específicas e a Ourofino não presta este tipo de atendimento. Esperamos que ela fique bem logo. Abraços.

Caroline Olympio

OI,meu cachorro da raça beagle fez a cirurgia agora ele está se recuperando ,mas aconteceu um problema ele não para de fazer xixi,antes ele estava vomitando ,aí achamos que é por conta dos remédios que estava tomando o anti-flamatório e antiobiotico . Gostaria de saber se essa bexiga solta seria por conta disso tudo e estresse pós operatório ou intoxicação pode causar isso também ?

Olá, Caroline.
Para não colocar a saúde dele em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar presencialmente o seu animalzinho e recomendar o melhor tratamento. De preferência, leve-o ao profissional que fez a cirurgia, porque ele já acompanha a saúde do seu beagle. Esperamos que ele fique bem logo. Abraços.

kayk

a ponta da orelha da minha cachorra esta com casca e com pequenas infequeçoes qual seria o melhor remedio]

Olá, Kayk. Sua cachorrinha pode estar assim por vários motivos. Para não colocar a saúde dela em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar o seu pet e recomendar o melhor tratamento. É preciso um exame completo de saúde presencial com recomendações específicas e a Ourofino não presta este tipo de atendimento. Esperamos que ela fique bem logo. Abraços.

EVELIN RIBEIRO MORAIS

Meu cachorrinho bateu a cabeca e esta inchada, oque eu faço?

Evelin, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário de sua confiança para que ele possa examinar seu animalzinho e recomendar, dessa forma, a melhor solução e tratamento para seu caso. Nada melhor do que um exame completo e recomendações que serão específicas para ele.
Abraços.

Mary

Boa tarde, meu cachorro e da raça pitbull e está com uma bolha na cartilagem da orelha.
Tem algum tratamento que não tenha que fazer cirurgia. Uma pomada ou algo do tipo??

Olá, Mary! Nossa recomendação é que procure um médico-veterinário de sua confiança para que ele possa examinar seu cão e recomendar, dessa forma, a melhor solução e tratamento para seu caso. Nada melhor do que um exame completo de saúde e recomendações que serão específicas para ele, levando em conta idade e outros fatores que tornam seu pet único!
Obrigado por acompanhar o blog.
Abraços.

Érica

Olá meu nome é Érica tenho uma shipoo e poodle com shitz ela tem otite levei ela no veterinário a mesma passou o epiotic spherulites e o natalene no início até q melhorou mais agora voltou e não tô com condições de leva lá novamente mais só limpando e continuo usando nela e agora ela tá muito agressiva por conta das dores já me mordeu e mordeu meu filho pois fomos pegar ela pra limpar o ouvido e ela não ta deixando mais não para de arrastar a orelha no chão e Cossa e já tá machucando. Oque fazer me ajude oque posso dar ela pra ela parar de sentir dor não aguento mais ver ela correndo pela casa se rastando

Olá, Érica. A gente sabe que sentir dor não é nada bom. Nossa recomendação é que você procure um médico-veterinário de sua confiança para que possa examinar a sua cachorrinha e recomendar a melhor solução e tratamento para o caso dela. A dor acarreta uma série de prejuízos às funções fisiológicas do animal, trazendo graves consequências a diferentes órgãos e sistemas. A Ourofino Pet conta com produtos anti-inflamatórios e analgésicos essenciais em diversos protocolos de tratamento que devem ser prescritos por um médico-veterinário. Você pode conhecer o nosso portfólio e também ver artigos e dicas para os cuidados com o seu pet pelo site www.ourofinopet.com. Esperamos que ela fique boa logo!

Felipe barbosa

Ola eu queria seber oque que acontece se deixar o cachorro ficar com otohematoma,minha cachorra é viralata

Felipe, o otohematoma é causado pelo rompimento de vasos, gera muita dor ao animal e, por esta razão, seus diagnóstico e tratamento devem ser realizados de modo adequado e o quanto antes para que a dor não traga consequências maiores.
Além disso, o otohematoma se não tratado pode obstruir o canal auditivo favorecendo o aparecimento de infecções.
Se você suspeita que sua cachorrinha tenha um otohematoma o ideal é levá-la ao médico-veterinário para que através de exames ele estabeleça qual o melhor tratamento.
Esperamos ter te ajudado! Abraços!

Claudilene

Olá meu cachorro é um pastor alemão belga , vai ter que passar pela cirurgia otohemstoma queria sabera se a orelha dela vai ficar caida?

Olá, Claudilene.

A sustentação da orelha do cão depende da integridade da estrutura de cartilagem que a compõe. Desta forma, não podemos afirmar se a orelha do seu cãozinho terá alguma modificação estrutural no final de todo o processo até a cura clínica do quadro de otohematoma. Isso depende de vários fatores ligados ao próprio quadro clínico, ao procedimento cirúrgico e também aos cuidados que serão necessários após a cirurgia. Somente o médico-veterinário de sua confiança poderá lhe orientar, durante todo esse processo, quanto às melhores medidas a serem tomadas para que a estrutura da orelha não seja comprometida e sobre qual resultado será possível ser atingido no caso dele. Desejamos a total recuperação dele e felicidades para vocês!

Abraços.

Mateus Nunes Dos Santos

Olá, minha cadela estava com otohematoma, levei para um hospital veterinário, foi detectado a otite, foi feito uma cirúrgica onde colocaram vários botões na orelha dela e um corte no meio da orelha,antes dá retirada dos pontos a orelha dela voltou a inchar, Não é mais mole como antes, levei ao hospital nvm tiraram os pontos e nadaram eu continuar o tratamento da otite, falou que o inchaço não é o autoematoma, so que a orelha não para de inchar e nao tenho mais como colocar a medicação e o hospital entrou para reformar, não sei oq fazer...


Fatiana

Pelo que vi sobre todos os relatos parece que não tem cura...
Sempre volta, isso é muito triste de saber pois estou com o mesmo problema é não estou vendo saída...
De todos os comentários nenhum que teve cura
Meu Pitt teve isso e fiz a drenagem com o buraco aberto e por todos os dias tenho que abrir pra por soro dentro, mas todo dia tem agua dentro...
Estou angustiada parece que este problema não tem fim mm
Entrei com o uso de dm-gel volto pra falar se curar ou como foi hoje está com 10 dias


Marcio Bueno

Oi bom dia o meu cachorro e um bace com viralata estou desesperada ele esta com a orelha muito inchada a mais de uma semana e só chorando gostaria de saber onde encontra um veterinário q cobre barato pra fazer a drenagem

Olá Marcio, bom dia.
Você precisa se informar em sua cidade se existe alguma tipo de atendimento feito por ONGs ou hospitais veterinários, por exemplo. Infelizmente, não sabemos lhe orientar.
Esperamos que consiga o auxílio necessário o quanto antes.
Obrigado pelo contato.

Felipe Cruz Dos Santos

Bom dia . A minha cadela está com Otohematoma na orelha , apareceu horas depois que ela foi arranha por um gato de rua. Qual antiinflamatório posso dar a ela para tentar curar ? A pomada DM-gel é boa? Obrigado

Prezado Felipe, muito obrigado pelo seu contato.
Neste caso o ideal é que essa lesão seja avaliada por um médico veterinário para que o melhor tratamento seja prescrito.

Beatriz

Meu cão está com a orelha inchada ,eu gostaria de saber quando custa a cirurgia na orelha ou a drenagem???

Ola Beatriz, tudo bem?

Recomendamos que leve seu cão a um Médico Veterinário, para que seja avaliado pessoalmente.

Após a realização de exames e do diagnóstico correto, o profissional poderá indicar o tratamento adequado.

Abraços.

Leticia

Tenho um chau chau, e notei que ele esta com uma orelha um pouco baixa, mas não demonstra sintomas de problemas de ouvido pode ser o que? Aguardo uma resposta!

Olá, Letícia. Obrigado por seu contato!
Para que se tenha certeza se há ou não um problema, o ideal é que seu cão seja examinado por um médico veterinário.

Ficamos à disposição.

Tabato

Olá fiz aquela cirurgia na orelha do meu cão que tem 1 ano do otohematoma só que ele balança muito a cabeça. Isso e normal o que eu faço

Prezado Tabato, obrigado pelo seu comentário.
O ideal nessa situação é que seu animal seja reavaliado por um médico veterinário para que se identifique a causa deste comportamento. Abraços

Tabato

Olá Beatriz eu vi seu comentário gostaria de saber como eu faço com o meu cãozinho ele só tem 1 ano e está com a orelha inchada igual a um travesseiro não tenho condições me ajuda por favor

Olá Tabato, obrigado pelo seu comentário.
Nossa orientação é a de sempre procurar a ajuda de um médico veterinário.
Somente ele, após consultar o animal, estará apto a lhe passar os corretos diagnóstico e tratamento.

Atenciosamente, Ourofino

joice

Olá, meu cachorro é um Colier Barbado e ontem percebi q ele estava coçando muito a orelhinha e ela esta ficando inchada aos poucos , mas estou bastante preoculpada, consultei uma veterinária e ela me passou um anti- inflamátorio(Natalene), será que eu utilizando esse medicamento que ela me passou vai fazer efeito?
Ele sacode muito a cabeça e coça bastante.

Olá Joice, obrigado pelo seu contato.

Toda medicamento para tratamento de Otite, deve ser aplicado da forma correta durante o tempo adequado, segundo o fabricante e a orientação do Médico Veterinário.
Caso você esteja preocupada com os sintomas que estão incomodando seu cão, sugerimos que procure novamente a veterinária que prescreveu este medicamento, pois assim, ela poderá reavaliar o caso e passar as orientações necessárias.

Atenciosamente

Beatriz

Tenho 3 cachorros, e um deles teve essa famosa orelha de travesseiro. Consultei uma especialista que cuida de muitos cachorros de rua, e tratei ele com anti inflamatório e dentro de 1 semana a orelha murchou porém ficou torta.
Acredito que não seja necessário a drenagem, pelo menos com o meu cachorro deu certo.

Olá Beatriz,
É isso aí! O importante é sempre seguir as orientações de um profissional.
Agradecemos pela sua participação.

Um abraço

Alex

Tenho um pitbull e começou a dar otite, levei a um veterinário perto da minha casa foi feita a cirurgia, após a cirurgia a veterinária orientou a fazer a limpeza com soro fisiológico, gase e nao retirar o cone do cachorro por 1 semana, porém após 1 semana voltei ao veterinário e ela disse que a orelha estava infeccionada, e que precisaria tomar antibiótico durante 1 semana passar cicatrizante, e ficar com cone mais tres dias, após os 3 dias a orelha do cachorro já estava melhor porem ao tirar o cone eu percebi que ainda tinha liquido na orelha, e o otohematoma tinha voltado, ao levar na veterinária outra vez, ela olhou falou que precisaria fazer a cirurgia novamente, porém ia ser cobrada a cirurgia denovo pois disse que a limpeza foi mal feita. Está correto isso? sendo que ela nao marcou nenhum retorno para dar uma olhada e não receito nenhum cicatrizante na primeira semana

Prezado Alex, agradecemos pelo seu contato.
Pelo que entendemos, trata-se de uma situação que requer a orientação de um advogado. Sugerimos que procure um profissional da área jurídica ou peça a segunda opinião de um outro veterinário.

Estamos à disposição para ajudá-lo com dúvidas referentes aos nossos produtos.

Att.

Ênia SSantos

Olá! Em decorrência da minha experiência com meu pastor alemão que teve otohematoma, venho dizer a todos com esse mesmo problema que a questão é ter muita paciência e calma. Porque o otohematoma por mais simples que parece o processo pós operatório é demorado e pode acontecer de voltar. pelo menos no meu Pastor alemão depois que voltou a encher pela segunda vez e ter inflamado bastante eu resolvi, toda vez que ia fazer o curativo fazer compressa com gelo, pois isso resolve bastante a desinflamar. Usei também vários produtos da marca oufino, inclusive um gel pra otite que logo na primeira aplicação já se tem o resultado que foi o Auritop que é anti-inflamatório e analgésico e faz a dor de ouvido passar logo. Todo esse processo já dura três meses e a incisão ainda está cicatrizando. Quero dizer a todos que tenha muita paciência, pois demora mesmo e que um dia vai sarar a orelha do animal.
Desde já agradeço!

Olá Ênia,
Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Com certeza ela será muito útil para todos que estiverem enfrentando este problema.
Continue contando com a gente sempre que precisar.
Um abraço!

Ênia

Olá! Tenho um pastor alemão e após uma briga com o seu irmão o alemão apareceu com otohematoma. Notei logo no segundo dia após a briga e o levei ao veterinário. Lá na clínica recomendaram a o procedimento cirúrgico. Ele passou por exames e fez a cirurgia que custou R$350,00. Comprei o colar para ele não coçar. A cirurgia foi cara imaginem o preço do pós operatório. Já gastei horrores com materiais de curativos, antibióticos, antiinflamatorios etc. Após 8 dias os pontos caíram e começou a encher de novo. levei-o na clínica e fizeram outra cirurgia sem custo pra mim. Isso tudo já está com 2 meses e eu sempre cuidando e limpando a orelha dele. Agora o outro problema é que não quer cicatrizar de jeito nenhum e começou a sair secreção novamente. Comecei a fazer compressas de gelo na orelha dele e avisei a veterinária do problema, porém nem ela soube explicar. Gostaria de saber o que mais pode ser feito para que meu cachorro fique bom?

Prezada Ênia, agradecemos pelo contato.
Infelizmente não podemos precisar nenhuma informação sem realizar o exame no animal. Por isso, orientamos que procure um outro veterinário capaz de avaliar o animal e assim lhe orientar.

Atenciosamente,

Vanessa Silva

Olá, meu cachorro é da raça pastor alemão está operado faz 1 semana, gostaria de saber se é normal a orelha ficar um pouco inchada após a cirurgia? Não é nem um inchaço muito grande, penso que pode ser por causa da cirurgia.Estou preocupada pq eu sei que a cirurgia em alguns casos não resolvem, e também ele está sacudindo muito a cabeça.

Olá Vanessa,
Peça ao seu veterinário que avalie se este inchaço é decorrente da própria cirurgia ou se é algo fora do quadro natural.

Att,
Ourofino

pascual

BOA NOITE ACHEI A MATÉRIA SUPER INTERESSANTE , A MINHA CADELA ESTA COM Otohematoma, ELA JÁ FEZ UMA INCISÃO , CONTINUE LIMPANDO E PASSANDO REPARIL GEL , MAIS ESTA VOLTANDO TUDO DE NOVO, ISSO JÁ TEM UM MES Q ACONTECEU, O Q POSSO FAZER , DESDE JÁ AGRADEÇO , ATT, PASCUAL

Prezado Pascual, obrigado pelo contato.
Orientamos que procure um veterinário para avaliar o caso e lhe passar as devidas orientações.


Att, Ourofino

marcia ferrari

Tenho uma pitbull de 11 anos e toma remédio para problema cardíaco, a 15 dias apareceu um otohematoma e levei ao veterinário pois nunca tinha visto, ele ja drenou 5 vezes nesse período e horas depois da drenagem começa a encher novamente de sangue, ele disse que precisa ser feita uma cirurgia, mas li inumeros relatos que a cirugia não adiantou, não sei oq fazer, afinal minha cachorra ja é idosa e cardíaca
Por favor me ajudem

Prezada Marcia,
O ideal é que o diagnóstico seja dado pelo profissional que acompanha o caso. Consulte um veterinário de sua confiança.


Att,

Anna Amélia

Olá,
Meu cão da raça chow-chow já fez 3 pulsoes com veterinario para extração de liquido, porem a orelha sempre volta a inchar.
Há limite maximo do mumero de pulsoes?
Noto que ele tem evitado deitar a cabeça do lado do otohematoma. Isso causa dor no cão?
Aguardo resposta

Prezada Anna,
A avaliação deve ser feita caso a caso, mediante a um acompanhamento veterinário.
Consulte seu veterinário de confiança.

Att,

rejane fernandes

Olá, tenho um pitbul e ele esta com o mesmo sintoma de otohematoma a orelha esta inchada cor mo se tivesse liquido. Ele andava balançando a cabeça e meu marido percebeu q estava com otite. Comprou o remedio e fez o tratamento para otite. Agora esta assim com a orelha inchada. Gostaria de saber o q posso fazer, pois nao tenho condiçoes de pagar 330 reais para cirurgia, mais nao quero deixa o cachorro assim. Aguardo resposta. Grata


Juliana

Boa noite, tenho um gato que passou por uma cirurgia nesta ultima terça dia 22/04/2014 de othoematoma ele esta tomando todos os remédios e estou fazendo os curativos duas vezes ao dia, desinfeto o local e esta saindo sangue no dreno e normal, pois o veterinário dele esta para uma viagem e não tem como falar com ele, obrigada

Prezada Juliana,
Infelizmente não podemos lhe passar nenhuma orientação sem avaliar o animal. Sugerimos que procure outro veterinário que possa examiná-lo pessoalmente.

Att,
Ourofino

Marcela

Olá. Meu golden teve otohematoma há uns 15 dias atrás. O veterinário recomendou a cirurgia e a mesma foi feita. Após 10 das, os pontos foram retirados. E após 3 dias da retirada dos pontos, a orelha dele voltou a inchar. Vou levá-lo ao veterinário novamente, mas gostaria de saber se existe alguma forma de tratamento para que o otohematoma não volte. Qual a melhor forma de tratar o cão e o otohematoma não retornar? Obrigada desde já.

Olá Marcela,
Os tratamentos evoluem de forma diferente em cada animal e por isso é importante que você siga sempre e somente a orientação do veterinário que acompanha o caso.
Agradecemos pelo seu contato.


Att,

Cris

Tenho um chow chow macho de 6 anos, e há poucos dias foi diagnosticado com Oto-Hematoma, depois de uns 3 a 4 dias da pulsão mesmo tomando remédios, voltou a inchar; Ele era um cão saudável, até aparecer isso. Não quero submetê-lo a cirurgia, pois além de ser caro, pela raça, ele é bem temperamental e agressivo e a pessoa q domina ele está grávida. Estou passando DM-gel por indicação, ... poderia me ajudar? Grato!

Olá Cris,
Siga sempre as orientações do veterinário que acompanha o caso. Só ele está apto a avaliar e dizer qual o melhor tratamento.

Obrigado pelo contato.

Vanessa

Boa noite, meu cachorro a 3 dias apareceu com esse problema , estou fazendo compressas de agua norna na orelha dele, porém não sei se isso é certo, infelizmente não tenho condições de levar ele ao veterinário, mas gostaria de saber um tratamento alternativo que eu mesma possa fazer para ajudar meu cachorro, a orelha dele está um pouco inchada como se estivesse cheia, gostaria muito de uma ajuda e orientação,obrigada.

Prezada Vanessa,
Orientamos que tente procurar um atendimento veterinário gratuito em hospitais universitários ou através de ONGs, pois nenhum diagnóstico ou tratamento pode ser dado sem avaliação de um veterinário.

Att,
Ourofino,

julianajuliana

compressa de água quente resolve?pois eu tem os mesmo remendios que a Dra passou quanto ele teve a primeira vez,mas nada adiantou,ele nao parece sentir dor,pois brinca,corre,ta normal.como ele era antes.


juliana

bom dia,tenho o pastor alemão,ele tem oito anos,ja teve otohematoma as dois anos atras,e agora voltou de novo agora na outra orelha,tem medo de fazer cirurgias pois ele ja e idoso, o que fazer,que procedimentos alternativos posso fazer?ela cura por si so?

Olá Juliana,
Para valiar o caso, pedimos que procure as orientações de um médico veterinário.


Att,
Ourofino

Gustavo

gostaria de saber sobre isso eu vi meu cachorro hoje com isso e num sei o que tomar ação, se eu descobri hoje eu posso levá-lo amanhã 09/03/2014 para o veterinário? to preocupado

Gustavo,
Em qualquer ocasião suspeita você deve procurar, em primeiro lugar, a ajuda de um veterinário.

Estamos à disposição.

tss

Meu gato ficou com uma bolha na orelha onde depois da bolha muchar a estetica da orelha ficou comprometida, e agora apresenta um mal cheiro intenso mesmo depois que ele acaba de tomar banho, gostaria de saber qual procedimento devo fazer.

Prezada,
Orientamos que procure um médico veterinário.

Att,
Ourofino

Carla Lucena

Olá, minha dúvida é a seguinte... tenho uma pit bull que teve otohematoma no ano passado e agora voltou, me lembro que foi feita uma punção, mas no mesmo dia a orelha dela já inchou novamente. O que revolveu mesmo foram os antibióticos e analgésicos que o veterinário receitou. Será que eu estaria sendo negligente se ao invés de levar ela ao veterinário, partisse logo para os medicamentos?
Obrigada!

Carla,
Não orientamos que faça isso.
Para cada caso existe um procedimento diferente, por isso nunca realize a automedicação. Conte sempre com a ajuda de um veterinário.

Att,
Ourofino

Marcela Prado

Olá, eu tenho uma cadela que esta com
Otohematoma devido a uma otites curada, ja drenou (aquela cirurgia que fica um buraquinho, mas ja cicatrizou), mas o curativo incomodou muito e ela chacoalhou a orelha e de novo esta inchada, ja secou com a seringa e inchou de novo. Isso tudo em 20 dias. Gostaria de saber se poderia fazer o tratamento com cortecoide e se caso ela tome essa medicação, a orelha seca pelo remédio ou se tem qe drenar novamente (acho q não adianta pq ela fica agoniada com curativo). Grata.

Olá Marcela,
Orientamos que relate suas dúvidas a um veterinário que possa examiná-la e passar o devido diagnóstico.

Att, Ourofino

Marcela Prado

Olá, eu tenho uma cadela da raça boxer, ela está com otohematoma e dentro de 20 dias ja fez 2 procedimentos, ela tava com otite e não esta mais, ja és atrasada, mas da otite surgiu um otohematoma, agora ela ja fez cirurgia (que deixa um buraquinho, que ja cicatrizou por sinal) e voltou o otohematoma, pois ela balança muito por conta do curativo, passado 10 dias desse procedimento, a orelha inchou e o medico veterinário "secou" com uma seringa, mas ja esta inchada de novo. Gostaria de saber se posso tratá-la com cortcoide e se para iniciar esse tratamento é necessário secar a orelha de novo ou o próprio remedio faz com qe seque? Não queria mais submetê-la a cirurgia, pois além de sentir dor, não consegue ficar com curativo sem balançar as orelhas. Conto com sua ajuda. Grata.

Prezada Marcela,
Para sanar suas dúvidas e receber uma orientação verídica, orientamos que procure a opinião de um segundo veterinário.

Att,
Ourofino

suely

Olá, tenho pesquisado sobre otohematoma, a vet não achou otite, mas receitou antibiótico para controle de alergia(DAPP),disse que é comum ter que repetir a cirurgia,ou seja, na maioria dos casos não resolve totalmente, e minha cadela já tem 12 anos. O que acham de tratamento alternativo com DM Gel pomada, tabletes de arnica e outros de Millefolium, Phosporus e Bellis Perennis? Ela tem 4kg, aguardo orientações, desde já obrigada! Att, Suely

Olá Suely,
Como não temos condições de avaliar o animal, sugerimos que siga corretamente as orientações do profissional que lhe orientou. Caso não veja resultados, procure uma segunda opinião com um outro veterinário.
Quando precisar de orientações relacionadas a nossa linha de produtos, estaremos à disposição.

sara andrade

Olá!!!
Tenho um cachorro pit bull, ele está com otohematoma, ja foram feitas cirurgias duas vezes e a doença voltou novamente. Gostaria de saber se não tem um tipo de medicamento que possa dar para melhorá-lo. E tbm pq ele já é idoso, tem 9 anos e ficar passando por cirurgias constantemente é complicamento....
Aguardo ajuda!!!
Obrigada....

Olá Sara,
Peça a um veterinário que o examine e lhe fale sobre tratamentos alternativos.

Obrigado pelo seu contato.

elisabeth bauer jaqueto

Olá , tenho um labrador que está com otohematoma, a orelha está muito inchada, o veterinário indicou somente remédios, disse que deve normalizar em 30/60 dias..estou muito preocupada, pois parece que vai estourar a qualquer momento. Se não for feita uma drenagem o que pode ocorrer? há algum risco? desde já agradeço.

Olá Elisabeth,
Quais foram as orientações do veterinário que examinou o animal?
Com certeza ele pode responder a todas estas dúvidas com maior precisão. Não deixe de consultá-lo para esclarecer suas dúvidas.

Att,
Ourofino

FELIPE ALVES

esqueci..! o que pode acontecer se nenhum procedimento for tomado? oq acontece com o animal? pf aguardo respostas urgentes.... agradeço


FELIPE ALVES

minha cachorrinha esta com otohematoma, ela tem 13 anos, se sente bastante incomodada, anda de cabeça baixa, levarei a um veterinária amanha, mas gostaria de saber logo se apenas a drenagem resolve ou o inchaço voltará e terá que resolver com cirurgia?...

Olá Felipe,
Para responder a sua dúvida é preciso que sua cachorrinha seja examinada para a avaliação do quadro.
Com certeza após a consulta você terá todas as respostas.
Um abraço!

welison santos

Boa noite.
quero saber se apos a cirurgia o cão corre o risco de ter o mesmo problema na mesma orelha ?
responda me porfavor

Prezado Welison,
Dependendo do tratamento ou técnica cirúrgica empregada, podem acontecer recidivas do problema.
O otohematoma, na maioria das vezes, é um problema secundário a outros problemas como por exemplo otites (infecções no ouvido). Para maiores informações converse com o médico veterinário de sua confiança.

Obrigado pelo contato!

Camila

Olá, também gostaria de saber se o tratamento é obrigatório, tem como o cão conviver com o hematoma?

Prezada Camila,
O tratamento do otohematoma sempre deve ser realizado, pois os animais que apresentam esse problema sentem dor e desconforto e isso precisa ser aliviado. Se não for tratado, o otohematoma pode acarretar outros problemas ao animal, como por exemplo obstrução do conduto auditivo. Procure um médico veterinário de sua confiança para maiores esclarecimentos.
Att, Ourofino.

Maira

Meu labrador esta com otohematoma ,so cirurgia que resolve ou tem algum medicamento?

Maira, como vai?
Encaminhamos as orientações para o seu e-mail!

Isa Araujo

Olá.... Tenho um pet shop e estou com uma cliente que tem um cão que aparentemente está em um "grupo de risco", raça indeterminada, macho, entre 25 e 45 kg e idade entre 3 e 4 anos, essa semana ele apresentou um otohematoma, os proprietários não possuem condições financeiras para tratar do problema do seu cão. Em nossa cidade atendimento veterinário tem um custo bastante elevado, fizeram o seguinte: perfuraram a "bolsa de sangue" usando uma lâmina esterelizada com alcool, fizeram um pequeno corte, estão dando por conta própria um medicamento por nome de flanaliv, não sei bem a fórmula, eles já tinham em casa, estive na casa deles ontem para ver a situação. O Hulk parace está melhor, durante o tempo que estive lá a proprietária estava fazendo outro curativo, o sangramento havia estancado, mas a bolsa havia se formado outra vez, dessa vez ela me disse que estava menor, durante o curativo saiu todo aquele sangue,e ele aceitou o procedimento todo....Ele fez um novo curativo usando um pó (estanca sangue) usados em banho e tosa,conseguiu com uma conhecida, não sou veterinária,fui lá por que ela insistiu muito, e eu queria poder ajudar,mas não sei como. A única coisa que indiquei foi que ela desse um repositor pro sangue, já que ele perdeu muito sangue, indiquei eritrós. Sei que ela está fazendo tudo que pode, mas são pessoas carentes que não podem fazer muito. Ah! eu indiquei também um otoguard por que sei que a causa do otohematoma pode ser por conta algumas vezes de uma otite, esse eu doei, mas ele não tá aceitando ela colocar. O que faço?

Prezada Isa,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Diferentes procedimentos podem ser realizados como tratamento do otohematoma. Ficamos sensibilizados com a situação, porém, reforçamos que para a indicação de qualquer tratamento, o animal deve ser avaliado pelo Médico Veterinário, que terá condições de realizar o correto diagnóstico. Por favor, verifique em sua cidade ou região se há hospitais veterinários de universidades, que prestam atendimento à população.

Estamos à disposição para mais informações.

PAULO SERGIO LIBERATO

MEU CACHORRO É DE PORTE GRANDE TEM ALGUM REMÉDIO QUE RESOLVA ESSE PROBLEMA NA ORELHA

Prezado Paulo,
Orientamos que procure um Médico Veterinário, que terá condições de realizar o correto diagnóstico, indicar o tratamento mais adequado e responder suas dúvidas.

Estamos à disposição para mais informações.

Andressa

Olá, meu cachorro desenvolveu otohematoma e então levei-o no veterinário e a resposta foi que ele teria que fazer uma cirurgia com anestesia inalar, cobrou o que tinha que cobrar, colheu sangue para exame(pré-operatório), mas queria saber se a cirurgia é o único método e o mais eficaz? Se não fizer, tem chance de regredir? Por favor, me responda assim que puder...Ele tem 11 anos e sempre foi meu, não queria perdê-lo por falta de informação. Obrigado, desde já agradeço a atenção!

Prezada Andressa,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Diferentes procedimentos podem ser realizados como tratamento do otohematoma. Recomendamos que discuta com um Médico Veterinário, que poderá avaliar seu animal pessoalmente, e indicar o melhor tratamento para o caso dele.

Estamos à disposição para mais informações.

eloiza

ola eu tenho um gatinhu filhotinho ele esta com a doença Otohematoma mais nao tenho condiçoes de paga o veterinário meu gado sore de dores choro toda vez que vejo a orelha dele pois temo que aconteça o pior pq amo muito ele e nao quero que ele morra por favor me ajudemmmm comto com a sua ajuda

Prezada Eloiza,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que relate suas suspeitas e dúvidas a um Médico Veterinário, pois após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de realizar o correto diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

Valéria Furtado

Tenho uma cachorra da raça Labrador, com 5 anos. Há 3 mêses ela teve um otohematoma que regrediu sozinho em aprox. 3 semanas. Há 1 mês esse problema voltou, mas não desaparece. Ela sempre teve otite de repetição ( tratava, passava alguns mêses e voltava), agora não tem otite. Como posso tratar o otohematoma em casa, sem cirurgia ou drenagem, pois na 1º vez que apareceu, eu a levei à um veterinário, e disse que o custo era de R$ 1.500,00, não posso pagar esse valor, porém quero tratar da minha cachorra. Se esse hematoma não desaparecer, pode evoluir para infecção e necrose?

Muito obrigada,

Valéria.

Prezada Valéria,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que consulte um Médico Veterinário e relate sua suspeita para a realização de exames em seu cachorro, para um correto diagnóstico e indicação do tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

vanessa specart cirne

Minha cadela mista com pastor tem 7 anos ano passado teve otohematoma em uma das orelha,foi bem grande foi operada e resolveu,ontem notei que na outra orelha esta se formando também,bem pequeno só que o processo de recuperação foi muito sofrido para ela não gostaria que ela passasse poi isso novamente,como esta no inicio sera que não tem alguma forma de tratal-a com medicações,já ouvi varios tratamentos com medicações mas não sei qual o melhor e mais apropriado.

obrigada

Prezada Vanessa,
Para a indicação do melhor tratamento é necessário que o animal seja examinado por um médico veterinário.
Orientamos que o faça o quanto antes.

Att,
Ourofino

Ronaldo de Sa

O meu Beagle teve no mês passado e na semana passada repetiu. Na primeira semana fez aspiração, mas formou fibras e teve que fazer cirurgia. Antes de ontem passou novamente pela cirurgia. Espero que melhore, pois ele estava sofrendo muito com dor na orelha. Será que vai ficar repetindo sempre?

Prezado Ronaldo,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que relate suas dúvidas a um Médico Veterinário, pois após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

Bruna M. Alencar

Boa tarde, meu cachorro pastor alemão teve isso, porém estava viajando e os cuidadores não tiveram conhecimento de levar para drenar, agora ele está com as pontas das orelhas caídas, e um pouco dura, creio que o sangue coagulou, deixando uma fissura (não sei se seria o termo ideal). Gostaria de saber o que posso fazer, se há o que fazer? Algum tratamento com medicamento.
Desde já muito obrigada, aguardo a resposta de vocês.
Boa tarde!!

Olá Bruna, confira em seu e-mail nossas orientações.

Natalia

Bom dia.

Minha cachorra esta com otohematoma fez a cirurgia com incisão em S conforme o recomendado pelo vet, mas o problema retornou um mês após a cirurgia. Levamos novamente ao vet, que fez nova incisão na orelha do animal e com uma semana retirou os pontos, mas uma vez sem sucesso.
Estamos procurando novos métodos para cura-la, li no artigo acima sobre o uso corticosteroides que seriam mais eficazes em relação ao método cirúrgico. Gostaria de saber mais acerca deste tratamento, na ultima vez que comentei pediram pra que eu conversasse com vet dela, mas chegamos no ponto que todos estamos pesquisando.
Por favor, se vocês puderem me ajudar de alguma forma com mais informações fico muito grata.
Obrigada


Juliana

Olá, nosso cachorro também está com otohematoma. Infelizmente não dispomos de uma quantia elevada para que possamos lhe proporcionar um tratamento adequado. Indago se existe algum tratamento paliativo com algum medicamento. Esta muito inchada e acho que também esta infeccionada pois a orelha esta quente. Preciso de uma orientação urgente!!! Desde já agradeço.

Prezada Juliana,
É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Recomendamos que leve seu cão a um Médico Veterinário, para que seja avaliado pessoalmente. Após a realização de exames e do diagnóstico correto, o profissional poderá indicar o tratamento adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

Natalia

Boa tarde.

Minha cachorra fez cirugia de otohematoma ficou 7 dias com dreno na orelha e depois começamos a cuidar conforme a orientação do vet para cicatrização, agora passado quase um mês e a orelha praticamente curada o problema retornou. Hoje fomos ao vet que tirou o líquido com a seringa, mas já observamos que agora a tarde voltou a acumular.
Não queremos recorrer a cirurgia novamente (ela teve uma péssima reação a anestesia), pois o processo cirúrgico não obteve sucesso, existe outro metodo que possa ajudar?
Obrigada

Prezada Natalia,
Por gentileza, confira o contato da nossa equipe em seu e-mail. Obrigado.

Emilia

Bom dia minnha cadela rotwailler fez a cirurgia de otohematoma...ja passou mais de um mes...mas o corte não cicatriza..Quanto tempo leva para cicatrizar?Estou passando Furanil
Grata
Emilia

Prezada Emilia,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Sugerimos que relate suas dúvidas a um Médico Veterinário pois, após avaliar seu animal pessoalmente, terá condições de indicar o tratamento mais adequado.

Estamos à disposição para mais informações.

michel

a orelha do meu cachorro deu uma bolha e esta vazando, gostaria de informações sobre tratamento


Nome:

caro amigo a otohematoma no meu cão aconteceu muito rapido, e começou a vazar estou muito preucupado.

Prezado, por gentileza verifique em seu e-mail as orientações de nossa equipe. Obrigado!

MONICA PRATA

Ola, gostaria de saber se possuem algum produto que auxilie o tratamento do othematoma. MInha gata foi operada, mas esta demorando a secar o liquido da orelha. Gostaria de saber se posso ajudar a curar + rapido. Obrigada,

Prezada Monica, obrigado pleo contato.
A resposta foi encaminhada para seu e-mail.

MONICA

Ola! Adotei uma gata de um abrigo e ela veio com sarna de ouvido. Eu não sabia e qdo percebi ela estava com a orelha muito inchada. Ficava se esfregando nas coisas. Levei no vet e diagnosticaram otohematoma. Fizeram cirurgia (3 incisoes/buraquinhos). Fizemos curativo em casa com povedine e colocando otoderm no ouvido + antibiotico e antienflamatorio e revolution. Quando fomos retirar os pontos (com 10 dias), não havia fechado e estava com pus. Ja voltei la umas 3 vezes e não conseguem resolver o problema. Ta sempre com liquido e não fecham os buraquinhos. Como cada dia é um vet diferente, cada um fala uma coisa... Ja tem 1 mes e nada da gatinha ficar boa. Da ultima vez, fizeram um curativo "charutinho" com esparadrapo e tenho que fazer isso todo dia na gata, depois que espremeram a orelha da bichinha pra retirar o liquido e sangue. Disseram que é pra ajudar a colar as 2 partes da orelha. Nem sei mais o que faço. Disseram que se nao melhorar em 7 dias vai ter que operar de novo, cortando mais. Tratam o problema como se não fosse nada, mas não resolvem o sofrimento da bichinha...
Agora vi na net que existe um tratamento alternativo que pode ajudar: DM Gel pomada, tabletes de arnica e outros de Millefolium, Phosporus e Bellis Perennis. Vcs conhecem?
Podem me dar mais orientações? Obrigada, Monica


Lúcia Maria de Carvalho

Meu cachorro Fred, tem problemas cardíacos e apareceu com otohematoma. O veterinário cobrou 800 reais pela cirurgia. Optei em levá-lo ao Campus Universitário, mas a veteriária disse que faria uma punção já que a vaga para uma cirurgia vai demorar. Pelos comentários que li, acima, não deve fazer muita diferença, não é? Qual seria a solução?A veterinário dos oitocentos reais disse que faria uma drenagem, colocaria e um brinco, mas pelo que vi, nada parece definitivo. Qual o desdobramento dessa infecção? O tratamento é mesmo emergencial? O cachorro sente muitas dores enquanto não drenar? Muito obrogada pela atençâo. Lúcia.

Ola Lucia, tudo bem?

Enviamos a resposta a sua pergunta no seu e-mail.

Agradecemos o contato.

Georgete Vieira

Prezada senhora,
Meu Cocker spaniel de 14 anos e meio está há um mês fazendo uso de DMgel e pomada de arnica e hamamélis para tentar regredir um otohematoma e evitar uma cirurgia, uma vez que já é um cão idoso. No entanto, não apresentou melhora nenhuma, embora aparentemente ele não sinta dor.
Estou preocupada e gostaria de saber:
1. Existe alguma outra alternativa para tratamento que possa evitar um procedimento cirúrgico?
2. Qual a gravidade de um otohematoma?
3. Por quanto tempo deve durar o tratamento local antes de partir para uma cirurgia?
4. Por que não está havendo melhora com o tratamento local?
5. É possível fazer uma drenagem no local, sem anestesia? Esse procedimento é aconselhável?
Agradeço imensamente,
Georgete

Olá Georgete, tudo bem?

Encaminhamos uma resposta para o seu e-mail.

Agradecemos o contato.

Kelly Carraretto

Boa noite!
Meu Labrador tem quase 11 anos, e desenvolveu um otohematoma numa orelha semana passada. Sempre tem ligação com otite? Pois nunca foi diagnosticada... Não gostaria de fazer anestesia por causa da idade... Existe tratamento alternativo???
Muito obrigada!
Kelly

Ola Kelly, tudo bem?

Enviamos uma resposta no seu e-mail.

Agradecemos o contato.

Lisandra

gostaria de saber qual o procedimento a fazer, pois eu tenho um cocker e ele esta com a otohemtoma, se tem algum risco pra ele, e o custo para o procedimento...

Prezada Lisandra,
Obrigado pelo contato. As orientações foram enviadas para o e-mail informado.

Elen

Olá! Meu cachorro está com otohematoma há 3 dias. Ontem iniciamos o tratamento com enropet, quadriderm e otodont. Ele já tem 13 anos, e não queria realizar a cirurgia, pois o veterinário disse que no caso dele tem alto risco. Existem outras opções mais viáveis?
Obrigada!

Olá Elen,
Enviamos as orientações para o e-mail informado. Estamos à disposição.

Aline

Boa tarde, meu cão um Pitbull com 7 anos e 36 kg, apresentou este inchaço na orelha, Não estava tão grande levei meu cão ao veterinário faz 1 semana hoje. fez a punção e ainda esta tomando o remédio Duotrill 150 mg.(Antimicrobiano á base de Enrofloxacino), que irá tomar durante 10 dias. O problema é que ja gastei R$ 500,00 e o Otohematoma continua. Que doença é essa que agente gasta tanto dinheiro, e não tem solução ? Não tenho mais para gastar com ele, não é possível que não tenha um remédio para ajudar? Sem contar que só em ir ao veterinário ja é estressante! Por favor me ajudem, eu sofro em ver me cachorro, com a cabecinha caída para o lado!! Conto com vocês! Obrigada


Camilla

Olá minha cachorra foi diagnosticada com otohematoma a cirurgia foi realizada dia 02/09, onde foi feito um corte triangular para drenar o liquido e deixado aberto, ela foi medicada por 10 dias, ja se passaram duas semanas desde a cirurgia o local que foi aberto ja esta sarando e continua a formação de liquido na ponta da orelha. O que posso fazer? Qual o melhor método a ser realizado para que nao retorne o otohematoma? Ja tivemos esse problema com outro cachorro, mas foi feita uma incisão com pontos e nunca voltou dessa vez o procedimento foi diferente. Nao sei o que fazer

Olá Camilla, muito obrigado pelo seu contato.
Confira as orientações enviadas para o seu e-mail.

Oura

Posso receber também via email as consequências de se manter assim? Nao conseguimos conter o inchaço mesmo levando varias vezes no vet.

Olá Oura, obrigado pelo seu contato.
Veja em seu e-mail as orientações.

Oura

Minha cachorra já fez aspiração duas vezes e esta com negativo na citologia. A medica fez o curativo de prensa para nao inchar, mas já voltou duas vezes. Como os colegas, gostaria de saber as consequências de manter dessa forma, uma vez que ela nao aparenta estar incomodada e nao conseguimos conter até agora com métodos. Obrigada


Carla

Boa tarde. tenho uma pastora que esta cerca de uma semana com otohematoma. Não apresenta nem apresentou sinais de otite, esta bem comendo e brincando como sempre, nem balanca a cabeça, embora a orelha esteja caída pelo peso. mas como é uma área florestal supomos que pode ter sido ao se cocar da picada de algum inseto. Gostaria de saber algum tratamento alternativo e eficaz que não fosse o cirúrgico. Grata.


Fabrício

Ola, meu pastor alemão ficou cm otohematoma em umas das orelhas levei pra fazer a cirurgia 2 dias depois que a doença apareceu, gostaria de saber se a orelha dele vai ficar caída.

Olá Fabricio, obrigado pelo contato.
Em seu e-mail seguem as orientações da nossa equipe.
Att, Ourofino.

Bruna

Na chácara onde moro, tem um cachorro de porte médio muito bravo, e ele está com otohematoma, o problema é que ele não deixa ninguém chegar perto, só consigo dar medicamento em comprimido, tem algum procedimento que posso fazer para amenizar, pois infelizmente ele morde todos que tentam tocar nele.


laila

Ola!!
Tenho uma labrador que esta com essa problema. Ela ja fez o procedimento cirurgico 2 vezes e mesmo assim alguns dias depois a orelha volta a inchar. Nao sei mais o que fazer.... por favor qualquer ajuda eh valida.

Grata

Olá Laila,
Enviamos as orientações para o seu e-mail. Um abraço.

Daniela

Olá tenho um pastor alemão e ele está com otohematoma, infelizmente só percebi o problema a poucos dias quando notei que uma das suas orelhas estava meio caída. Levei-o ao veterinário e ela me disse que nesta orelha que notei que estava caída já não tinha mais nada, havia sarado. Agora estou tratando da outra orelha que está em pé normal. Gostaria de saber se a orelha dele que já está curada vai fiar um pouco caída ou com o tempo ela vai voltar ao normal ficar em pé como antes. Obrigada!

Olá Daniela,
Enviamos algumas orientações para o seu e-mail. Um abraço.

Glaucia Vidal

Boa tarde,
Meu cachorro está com o mesmo problema, eu estava viajando e a pessoa que estava cuidando dele disse que começou há apenas um dia. Gostaria de saber sobre tratamentos alternativos, pois ele tem 14 anos e já passou por muitos problemas de saúde, e se houver a possibilidade de cura sem cirurgia ou anestesia, para mim também a questão estética não incomoda, e acho que nem para ele. Obrigada

Prezada Glaucia, agradecemos seu contato.
Confira em seu e-mail nossas orientações.

Marcia Duarte

Meu cachorro tem 09 anos e mania de sacudir a cabeça e foi diagnosticado com otohematoma, fez cirurgia e não resolveu o problema, tomou inflamatórios , dermacorten e novamente está inchada a orelha;após diversos exames concluí-se que não tem e não teve otite. Gostaria de saber o que ocorre em casos de fibrosa a orelha mesmo tomando cuidados quanto a processos inflamatórios com a indicação do uso de maxican. Grata

Prezada Marcia,
Confira a resposta da nossa equipe em seu e-mail.
Obrigado pelo contato!

Ana Claudia Da Silva Gonçalves

tenho uma labrador com otohematoma ,eu estou mito preocupada pois pelo o que eu vi é um caso cirurgico ,tem outro tratamento menos agressivo ,po favor me ajudem obrigado .

Olá Ana Claudia,
Confira em seu e-mail as orientações da nossa equipe.

Áurea

Olá! Minha cachorra chow chow está otohematoma também gostaria de saber se tem algum tratamento alternativo, pois ela tem 12 anos e a cirurgia tem que anestesiar o bichinho e particularmente tenho medo gostaria de uma opinião.

Prezada Áurea, agradecemos o contato.
Confira em seu e-mail as orientações da equipe Ourofino.

Thiago

Bom dia, gostaria de saber se caso o otohematoma não for cuidado, o que pode acontecer, se teria algum método alternativo para curar o meu cachorro, e se ele sente dor na orelha ou no ouvido.
Muito Obrigado.

Prezado Thiago,
Confira em seu e-mail nossas orientações.
Um abraço!!!

Eduardo Queiroz

Olá meu vira-latas está com otohematoma tambem gostaria de saber se tem algum tratamento alternativo pois a cirurgia tem que anestesiar o bichinho e particularmente acho muito agressiva a mesma gostaria de uma opnião.

Prezado Eduardo,
Segue em seu e-mail nossas orientações.
Att, Ourofino.

Bruno

Minha cachorra poodle está com otohematoma, fez uma cirurgia a 10 dias, mas o problema ainda persiste! Já fiz duas punções de sangue, tomou antibiótico (Emofloxacina 50mg) e nada resolveu, ela tem 15 anos e eu não queria submete-la a mais uma cirurgia, teria alguma alternativa para curá-la? Muito obrigado!

Olá Bruno,
Veja as orientações de nossa equipe em seu e-mail. Se restarem dúvidas é só nos escrever novamente!

lais

Olá, estou com o mesmo problema com o meu cachorro Beagle, ele já está com esse problema a 3 meses, o primeiro procedimento foi os brincos, menos de um mês o ortohematoma voltou, fui em outro veterinário onde fez a drenagem e deixou a orelha com um pequeno furo para drenar, agora o furo cicatrizou e novamente voltou.
Não sei mais o que faço. Qual é o melhor procedimento?

Lais,
Confira em seu e-mail as orientações da nossa equipe para o seu caso.
Obrigado!

Raul

Minha cachorra fez o procedimento,tomou os remédios indicados,mas agora o corte fechou e a orelha voltou a encher,não gostaria que ela passasse por todos os procedimentos novamente,principalmente por causa da anestesia geral,ela tem 9 anos
o que acontece se não fizer a cirurgia ? o sangue retorna com o passar do tempo?
o veterinario disse que cansou de fazer no cachorro dele,ele brigava e voltava,ele diz que largou mão e com o passar do tempo a cura vem sozinha,mas causando enrugação e problemas de estética
é verdade?
pois o que me importo é com a saude,menos com a estética
não sei mais o que fazer,me ajuda

Prezado Raul,
Obrigado por escrever.
Encaminhamos algumas orientações para o seu e-mail.

Nilce

Minha cachorrinha poodle está com otohematoma vai fazer cirurgia terça feira, essa é a única solução? Já tirou o sangue várias vezes, tomou antibiótico e nada resolveu, Fico muito preocupada, vai SARAR? Não quero perder minha cachorrinha, pois à dois meses perdi uma com 11 anos de idade com doença piometra.

Prezada,
Enviamos algumas orientações para o seu e-mail.
Estamos à disposição.
Att,
Ourofino.

Rayssa

Minha filhote de sharpei de 3 meses, esta com ortohematoma! Eu havia notado essa alteraçao, mas pela raca ser bem enrugada, achei que fosse inchaço normal devido a rugas..
Estou com medo do que possa ter que fazer, por ela ser filhote, pode ser mais complicado?

Desde ja agradeco!

Olá Rayssa,
Enviamos algumas orientações para o seu e-mail.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Sandra Moura

Estou com o mesmo problema da Mary Durante Adai, mostrei o problema logo na retirado ponto e eles falaram que tinha virado fibrose e disseram que n tem jeito, como pode, em quanto tempo vira fibrose, ele tem que fazer outra cirurgia, como deve proceder e resolver, uma vez que paquei e n tive resuldado.

Prezada Sandra,
Enviamos as corretas orientações para o seu e-mail.
Qualquer problema nos comunique. Obrigado.

Mary Durante Adai

Tenho uma cachorrinha da raça Daushund que está com otohematoma, ela tem 13 anos e é cao. raca, a veterinária tenteou punção, mas não deu certo, ela marcou um outro dia voltei e foi feita uma pequena incisão, retirou o coagulo, ela está tomando cefalexina e meloxicam, mas quando deu o 7 dia para retirAR OS PONTOS A ORELHA ESTÁ MAIOR AINDa, voltou tudo, e a veterinária está fugindo não quiz fazer outra disse ser muito arriscado pq. ela é cardiaca, e mandou eu voltar daqui a 10 dias para se for o caso fazer outra cirurgia, disse que vai ficar mais caro do que já foi da outra vez que me cobrou 300,00 pq. deve fazer uma sedação através de inalação,por favor estou muito preucupada com minha cachorra, será que essa veterinária está fazendo as coisas certas, devo procurar outra ou esse otohematoma pode regredir por si só, e se for essa a solução minha cachorrinha está sofrendo muita dor?

Olá Mary,
Enviamos as orientações para o seu e-mail. Por gentileza, confira e se houver alguma dúvida volte a nos procurar. Obrigado!

severina santos

Gostei da matéria, mas fiquei sem saber o que acontece se não fizer nenhum procedimento no cão. A minha pastora fez um, ano passado, tratei com medicina alternativa. Agora, depois de um ano, ela fez novamente. Não gostaria de recorrer a estes procedimentos agressivos. Tive este mesmo problema com um cão quase senil, e o Vet. combinou comigo e fez a aspiração com seringa, sem anestesico. Ela ficou curada mas a orelha ficou rugosa. Gostaria que Vet me informasse o que pode ocorrer, se o tratamento não for feito..

Prezada Severina,
Obrigada por nos escrever!
Encaminhamos as orientações para o e-mail informado.
Estamos à disposição!
Att,
Ourofino

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Doenças de inverno: cuidado com os pets

    25 jun
    2018

  • Cuidados com animais idosos

    18 mai
    2018

  • Infecções de ouvido nos cães

    24 abr
    2018

  • Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

    26 mar
    2018

  • Dermatites bacterianas em cães

    16 fev
    2018

  • Anemia em cães

    17 jan
    2018

  • Carregar mais posts