O uso de produtos para limpeza dos ouvidos dos pets

Por Gessica Cruz, analista técnica na Ourofino Pet

22 de Abril de 2021

O uso de produtos para limpeza dos ouvidos dos pets

Atualmente existem muitos produtos disponíveis para a limpeza dos ouvidos de nossos cães e gatos, porém a grande maioria contém ácidos em sua fórmula. O objetivo dos ácidos em limpadores otológicos é a diminuição da proliferação de bactérias nos ouvidos dos animais, muito relacionada aos momentos em que o pet apresenta uma infecção nos ouvidos, conhecida como otite.  

Mesmo durante períodos de tratamento, o uso de produtos suaves é interessante, pois a presença de ácidos pode comprometer a ação de alguns antibióticos presentes em medicamentos otológicos. A diferença é que, nas otites, a limpeza do ouvido deve ser feita numa frequência maior do que a rotina de cuidados com os ouvidos. 

Compostos naturais em produtos para pets segue a tendência que é observada em produtos dermatológicos humanos. Produtos extraídos de plantas e componentes naturais tendem a manter a integridade e hidratação da pele com ação mais suave e menos irritante que os agentes sintéticos. 

Pensando na limpeza dos ouvidos dos nossos filhos de patas, as soluções suaves de limpeza facilitam a remoção da cera e de secreções sem agredir a pele que reveste o conduto auditivo do pet. Soluções que contenham agentes de limpeza como saponinas (substâncias com propriedade detergentes extraídas de plantas) e a presença de extratos vegetais que apresentam propriedades anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana farão a adequada limpeza dos ouvidos de cães e gatos. O extrato de Tília possui ação anti-inflamatória e antioxidante, efeito adstringente contribuindo para diminuição de secreções, ação emoliente e redução de irritações da pele. 

A aloe vera também se destaca com ampla utilização em produtos dermatológicos com diversos componentes benéficos, tais como vitamina A,B,C e E, cálcio, potássio, magnésio e zinco, diversos aminoácidos, enzimas e carboidratos. Diante disto, produtos de limpeza dos ouvidos com extrato de aloe vera promovem uma ação hidratante da pele do conduto auditivo com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. 

Soluções Ourofino 

A Ourofino tem em seu portfólio o Limp & Hidrat, uma solução indicada para a limpeza rotineira dos ouvidos de cães e gatos com extrato de aloe vera, extrato de tília e saponinas vegetais. Seus componentes promovem a remoção do excesso de cerúmen e oleosidade que se acumulam nos ouvidos sem causar irritações, enquanto suaviza e hidrata a pele. Por sua composição natural, Limp & Hidrat é especialmente recomendado para animais sensíveis. Sua fórmula não contém corantes ou essências e possui óleo essencial de lavanda que confere ao produto uma fragrância suave sem agredir a pele do conduto auditivo e minimizam odores indesejados.  

Comentários

maria a c coutinho

Tenho um cão que está com infecção no ouvido com dificuldades para sarar . Gostaria de receber informações a respeito por email.

Oi Maria,

Obrigada pelo seu contato.

Respondemos no seu e-mail.

Ourofino


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet