Outubro Rosa Pet: mês de prevenção do câncer de mama

por Jessica Sole, Médica Veterinária e Consultora de Demanda de Animais de Companhia

10 de Outubro de 2023

Outubro Rosa Pet: mês de prevenção do câncer de mama

O aumento da longevidade dos nossos pets se tornou uma realidade atual, isso nos proporciona um tempo maior ao lado deles que tanto nos fazem bem! No entanto, o envelhecimento pode elevar as chances do aparecimento de algumas doenças, incluindo o câncer demama em cães e gatos.

Outubro Rosa é internacionalmente conhecido como o mês de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama em mulheres, e devido a importância dessa doença na medicina veterinária, esse movimento se estendeu para a espécie canina e felina. Então vem se informar com a gente sobre as principais formas de prevenção e quais são os sinais que devemos ficar atentos.

 
 

Prevenção

Uma das principais formas de prevenção do câncer de mama em cães e gatos é a castração antes ou logo após o 1° cio, pois isso reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tumores de mama.

Podemos considerar também as consultas periódicas com um médico veterinário, a atenção aos sinais de alerta e a palpação frequente das mamas do seu animal, como métodos essenciais para realizar o diagnóstico precoce e assim obter maiores chances de sucesso no tratamento.

 

Fatores de risco

Existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento de tumores de mama nessas espécies, como:

  • Idade avançada (entre oito e dez anos aproximadamente);

  • Obesidade;

  • Alimentação feita com dietas caseiras hipercalóricas;

  • Uso de medicamentos que inibem o cio.

 

Principais sinais de alerta

Assim como as mulheres devem realizar o autoexame com frequência, nós podemos fazer a palpação da região das mamas das nossas cadelinhas e gatinhas e se sentirmos a presença de qualquer nódulo ou notarmos incômodos e lambeduras excessivas, aumento de temperatura, inchaço e feridas nesta região, devemos procurar um veterinário o quanto antes.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico veterinário e durante a consulta, caso exista uma suspeita de câncer de mama, ele poderá solicitar alguns exames importantes para entender qual será sua conduta em relação ao tratamento. Eles incluem: histopatologia, que facilitará a compreensão do tipo de tumor; radiografia do tórax, ultrassonografia abdominal e citologia dos linfonodos, para eliminar a possibilidade de metástases, isto é, a presença de tumores em outros órgãos.

 

Tratamento

Atualmente a cirurgia é o tratamento mais eficaz para a maioria dos casos de câncer de mama. A técnica escolhida irá se basear em algumas características como: estágio do tumor, número e localização. Dessa forma, poderá ser feita a retirada de uma ou várias mamas. Em alguns casos poderá ser preciso também realizar a quimioterapia.

Happy Cat Sticker by Ourofino Saúde Animal

Essas foram algumas informações que poderão ajudar a conhecer e entender melhor essa doença e como devemos estar atentos aos sinais que os animais nos dão quando algo não vai bem, por exemplo, antes mesmo de observarmos os sinais mais específicos relacionados aos tumores de mama, podemos notar alterações de comportamento como apatia e falta de apetite.

Conhecimento pode salvar vidas! Se informe sempre com seu médico veterinário sobre as principais doenças que podem acometer seu cão ou gato e quais são as formas de preveni-las.

Quer saber mais sobre o câncer de mama em pets? Acesse agora:

 

#Outubro Roxo

O Outubro é Rosa e o Novembro, Azul, mas na Ourofino é Roxo, resultado da mistura das duas cores. Afinal, na prevenção do câncer de mama ou de próstata todos nós estamos juntos nessa conscientização.

A Ourofino Saúde Animal é a maior farmacêutica veterinária de origem brasileira. Com o propósito de reimaginar a saúde animal, iniciou as operações em 1987 e atualmente é um grupo de capital aberto, com atuação internacional. É composta por diferentes empresas, que atuam na fabricação e distribuição de produtos veterinários, nos segmentos de animais de produção e de animais de companhia, e tem seu complexo industrial instalado no Brasil, em Cravinhos (SP), em uma área de 180 mil m², sendo considerado um dos mais modernos do setor e possui operações no México e na Colômbia, além de parcerias estratégicas que levam os produtos da marca para vários países.

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet