Pequinês: coragem e lealdade

Por Ana Anália - Consultora Comercial Pet

18 de Janeiro de 2022

Pequinês: coragem e lealdade

Cão de companhia, conhecido por seu temperamento destemido e relativamente arredio, o Pequinês tem sua origem descrita na China, porém é hoje considerada uma raça inglesa. Embora seja uma raça muito antiga, ele somente ganhou mais notoriedade com a ascensão do budismo, quando passou a ser considerado um animal sagrado, conhecido como o Leão de Buda. Por volta de 1860, com a invasão das tropas britânicas ao Palácio Imperial Chinês, alguns exemplares do “cão real” foram levados para a Europa Ocidental e o mundo pôde conhecer o famoso cão de Pequim.

Pequinês é um cão de porte pequeno. Seu tamanho geralmente não passa de 23 cm, com peso entre 2 e 6 kg, sendo que a fêmea costuma ser um pouco maior que o macho. Podemos também destacar outras características dessa raça:

  • Pelagem longa e reta, formando uma espécie de juba em volta do pescoço dando a ele a aparência de um pequeno leão;
  • Olhos grandes, redondos de cor escura e brilhantes;
  • Focinho achatado (são cães braquicefálicos);
  • Orelhas em formato de coração com longas franjas.

No padrão da raca pequinês, são aceitas colorações variadas, sendo as mais comuns: ouro, preto, castanho avermelhado, marrom ou mesclado. As únicas cores não registradas na raça são o pequines branco e a cor de fígado.

Bastante curioso, ele percebe tudo o que se passa a sua volta e se adapta muito bem à rotina da casa, é bastante participativo. Apesar de seu tamanho, esse cãozinho é atrevido, podendo enfrentar cachorros com até o dobro do seu tamanho. Por outro lado, quando treinado e socializado, ele convive bem com outros cães e animais de outras espécies. É um ótimo cão de companhia para pessoas de todas as idades, principalmente idosos. Ele pode se dar bem com crianças, mas por ser um cão de pequeno porte e temperamento mais reservado, ele não é muito recomendável para crianças muito agitadas. Muito fiel a seus donos, ele tem senso de proteção e atua muito bem como cão de alarme, compensando seu tamanho pequeno com valentia e latidos fortes.

Por ter sua origem em pais de clima mais frio, os cães da raça pequinês não suportam bem ambientes muito quentes. Eles podem até se divertir no jardim e no quintal, mas devem dormir dentro de casa. Além do conforto do lar, eles adoram – e suportam muito bem – o friozinho do ar-condicionado. O Pequinês não é muito fã de exercícios. Na verdade ele é considerado uma das raças mais sedentárias, herança do tempo em que fazia parte da Corte Imperial Chinesa. Ele adora um passeio ao ar livre, mas é igualmente feliz ao brincar dentro da casa. Atenção ao calor excessivo, pois a raça pode facilmente morrer por não suportar o calor.

Por ser um cão de porte pequeno, ele não precisa de grandes porções de alimentos ou rações, desde que sejam balanceadas.

Na rotina de uma cão da raça pequinês, os banhos de vem ser dados sempre que necessário. Lembrando que se trata de uma pelagem longa e quer requer secagem e escovação. Por possuir pelo cheio de franjas, o Pequinês precisa de escovação pelo menos 3 vezes por semana, para evitar nós na pelagem. A secagem dos ouvidos também é muito importante para evitar infecções. Procure examinar sempre a pelagem ao redor do ânus e genitais para que não acumule sujeira. Uma tosa higiênica nessa raça é sempre muito bem-vinda. Com seu porte pequeno e gracioso, o Pequinês é fácil de cuidar, sendo um ótimo cão para viver em apartamentos e fazer companhia para pessoas que vivem sozinhas.

 

Por ser um cão bem independente, ele não precisa de companhia o tempo todo. Ao contrário de outras raças, ele não vai fazer alguma arte só pelo fato de ficar sozinho algumas horas. Bastante higiênico, ele aprenderá rapidamente a usar o jornal para fazer as necessidades, o que é uma tranquilidade para quem não tem um quintal. Devido às pernas curtas, alguns cães da raça podem ter problemas com escadas. Quando idosos, eles não devem subir ou descer escadas sozinhos.

A raça não costuma apresentar doenças caninas hereditárias. Algumas doenças são relatadas como as mais comuns entre eles, com destaque para doenças cardiovasculares, cálculos renais e abrasão de córnea (desgaste). Para prevenir esses problemas, mantenha uma rotina de visitas regulares ao médico veterinário para que ele cresça e viva com saúde. A expectativa de vida do pequinês é de 13 a 15 anos. No entanto, é muito comum relatos de pessoas que tiveram um pequinês que viveu até os 18 anos.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet