Plantas: cuidado para não colocar seu pet em risco

Por Juliana Ramos Silva, consultora técnica Pet

03 de Março de 2022

Plantas: cuidado para não colocar seu pet em risco

As plantas, em geral, são tidas como fontes de energia positiva e são agradáveis, trazendo sensação de acolhimento e aconchego para o ambiente e para os animais. Mas na hora de escolher qual plantinha colocar dentro de casa, é preciso ter bastante cuidado.

Embora a maioria das plantas não aparente perigo, algumas podem possuir partes cortantes que machuquem seu pet e a ingestão acidental delas pode trazer quadros de intoxicação.

Dentre os acidentes envolvendo plantas e animais de companhia, podemos citar os relacionados as plantas ornamentais, tendo em vista que a maioria dos animais vive dentro de casa, contudo, as intoxicações também podem acontecer pelo uso de ervas, chás e fitoterápicos, uso esse influenciado por: crenças, costumes, cultura ou estilo de vida dos tutores.

Em geral, os animais jovens são mais suscetíveis às intoxicações, devido à curiosidade peculiar da idade, bem como a erupção de nova dentição. Já em animais mais velhos, ocorre por busca de distração, fuga ao tédio ou necessidade de mudança de rotina.

Dentre as plantas mais conhecidas como tóxicas, podemos citar: comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta), copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), azaleia (Rhododendron simsii) e a samambaia (Pleopeltis pleopeltifolia). Desta forma, é importante que os tutores saibam sobre os possíveis riscos tóxicos que estas plantas podem trazer ao cão e ao gato, já que a maioria dessas plantas são utilizadas para decoração das residências.

Os principais sinais clínicos que ocorrem nos quadros de intoxicação são náuseas, vômitos, dificuldade de defecar, diminuição da quantidade de urina, excesso de ingestão de água, alterações no ritmo da respiração, além de febre, vermelhidão e secura da pele.

Uma ideia bastante popular é a de que os animais possuem instinto para identificar as plantas tóxicas, mas isso não é verdade, pois de forma geral, os animais selecionam as plantas por seu sabor e por sensações que ocorram após a ingestão. Os animais podem deixar de comer plantas que já lhe fizeram mal, mesmo sendo saborosas, ou seja, aprendem com a má experiência que tiveram.

Então, o que fazer caso seu pet venha a sofrer uma intoxicação por plantas? Em um primeiro momento lavar bem a boca do animal com água para a retirada dos resíduos tóxicos que ainda possam estar ali. Ao contrário do que muitos pais de pet pensam o uso de leite ao invés de água para a lavagem ou ingestão no animal intoxicado, não é recomendado, pois alimentos gordurosos como leite, podem aumentar a absorção da substância tóxica.

Outro ponto importante é levar o animalzinho para o veterinário e fazer uma consulta, para garantir que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Nos casos de suspeita de intoxicação por planta, para auxiliar o médico veterinário no atendimento, o tutor deve sempre informar qual a planta que o animal ingeriu, para que o profissional reconheça precisamente os problemas causados pela planta tóxica. Vale lembrar que todo e qualquer atendimento veterinário realizado de forma rápida, possui maiores chances de sucesso, e ainda evita que algo mais grave aconteça ao seu pet.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet