Praia com os Pets: Pode?

Por Mariana de Castro Amancio , Médica Veterinária e Analista Técnico e Marketing Sênior na Ourofino Pet

04 de Janeiro de 2023

Praia com os Pets: Pode?

É durante as férias e no verão que aumentam as dúvidas se é permitido cães e gatos na praia.

Os pets podem sim ir à praia e aproveitar o verão e o calor. Afinal, quem não gostaria de levar seu melhor amigo para tomar um banho de mar?

Porém para garantir um passeio seguro e tranquilo existem alguns cuidados que devem ser tomar. Pensando nisso, separamos algumas dicas dos principais cuidados que deve ter com seu pet.

 

1 - Escolha uma praia que permita animais

Nem todas as regiões litorâneas possuem leis de liberação ou restrição para os animais na areia. Para evitar problemas, a primeira coisa a fazer é se informar melhor sobre onde seu pet é aceito.

Opte por praias mais tranquilas, desertas, com mar calmo e que seja “pet friendly”. Evitando os horários mais quentes do dia, 10h às 16h.

 

2- Vacinação e vermifugação em dia

É de extrema importância que seu animal de companhia esteja com os vermífugos e vacinas em dia.

Assim protegemos os outros visitantes da praia de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas).

Dirofilariose, ou verme do coração, reforçamos que animais que frequentam praias apresentam mais riscos de contaminação.

Isso acontece pois o mosquito transmissor da doença tem preferência por se propagar nesse ambiente, portanto vermifugue, use coleiras repelentes e faça consultas de rotina com o seu médico veterinário.

 

3- Não é aconselhado que o pet fique solto

Sem guia ou peitoral ele pode se assustar, corre e acabar se perdendo, mantenha-o por perto e com uma coleira com identificação.

 

4- Proteja-o do sol

Conte com roupinhas de proteção UV, protetor solar, guarda-sol, sombras e evite assim insolações.

 

5- Forneça água sempre

Além de impedir a desidratação do seu pet, ela pode ser usada para refrescar a cabeça e os coxins (almofada das patinhas).

 

6- Água do mar para beber não!

Fique de olho, a ingestão de água do mar pode causar vômitos e até intoxicação por sal em animais.

 

7- Atenção as comidas

Restos de alimentos deixados pelos banhistas podem atrair os pets, mas eles podem estar estragados ou serem tóxicos, causando problemas intestinais e até uma intoxicação.

 

8- Piquenique na praia

Leve consigo os alimentos que seu pet está habituado e seus potinhos, uma dica legal é fazer picolés de sachês para que ele se refresque de um jeito divertido.

 

9- Não exagere na permanência e recolha os dejetos

Os animais se cansam e gostam de após aproveitar um dia diferente estar em um ambiente conhecido, mas não se esqueça, ao sair recolha com o saquinho e jogue no lixo os dejetos.

 

10- Na volta, um banho cai bem

Após um dia de praia nós da Ourofino Saúde Animal recomendamos um banho especial para retirar o sal e aquela areia que não sai por nada.

Essa prática auxilia a prevenir problemas de pele como irritação, coceiras e alergias.

 

11- Limpe os ouvidos do seu pet

A limpeza dos ouvidos também é indicada, pois evita otites, ainda mais se o Pet nadar no mar e acontecer de entrar água em seus ouvidos.

 

Dica extra para os gatinhos

Gatos são territorialistas e gostam de ficar em locais que já conhecem, normalmente sem nenhuma alteração em sua rotina.

Portanto, locais lotados de pessoas e cachorros, como a praia, podem estressá-lo, já que ele não está ambientado e muitas vezes se sente ameaçado.

 

Siga todas essas dicas e cuidados e com certeza a praia será um lugar divertido para você e para o seu filho de patas.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet