Problemas de pele em cães e gatos alérgicos

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

23 de Outubro de 2017

Problemas de pele em cães e gatos alérgicos

A dermatite alérgica é uma doença de pele muito comum nos pets que pode levar à vermelhidão da pele, coceira e, em alguns casos, descamação e feridas. Estima-se que entre 25 e 30% dos animais sofram com alergias, responsáveis pela maior parte das consultas veterinárias.

Muitos são os fatores que levam à condição, como alimentação, herança genética, picadas de ectoparasitas (carrapatos e pulgas), mudanças climáticas, desequilíbrios hormonais, distúrbios imunológicos, entre outros.

Os sintomas da dermatite alérgica são: coceira intensa, perda de pelos, lambedura excessiva no local da alergia, pele com machucados, crostas e inflamações, ouvido inflamado com frequência. Além da coceira de pele, outros sinais de alergia, como espirros frequentes, rinites e olhos lacrimejantes, são observados em alguns casos.

Existem exames específicos para determinar a que substância o animalzinho tem alergia. Lembrando que muitos sintomas  podem ser confundidos com os da sarna, por exemplo, por isso é tão importante que o tutor leve seu pet ao veterinário assim que identificar qualquer comportamento estranho.

A escolha de shampoos suaves é uma boa opção para ajudar a controlar os sintomas das dermatites alérgicas. Porém, o tratamento correto deve ser feito pelo veterinário, pois envolve utilização de medicamentos como corticoides, anti-histamínicos e antibióticos que devem ser utilizados com critério. Alimentação, banhos e outros cuidados de higiene, como a limpeza dos ouvidos, também devem ser orientados por este profissional.

Nos casos das dermatites alérgicas causadas pelas picadas de ectoparasitas, a Ourofino tem produtos de uso tópico que atuam nos parasitas por contato como o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida à base de fipronil, molécula muito utilizada e de eficácia e segurança bastante consagradas. E a Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur indicada para auxílio na prevenção e no controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães. Lembrando que é muito importante levar seu pet regularmente ao médico-veterinário, pois só ele pode avaliar corretamente o problema e o tratamento adequado para o seu companheiro.

 

Foto: IStock

Comentários

Cleidiane Pereira e Silva

Eu comprei a coleira pra minha pet, coloquei 18 hs da tarde ,daí meio dia do outro dia ela começou a se cosar correr dentro de casa quase chorando, os linfonodos dela incharam, daí tirei a coleira e dei banho com sabão neutro, e antialérgico e corticoide ,até que passou um pouco, mais ainda sente ,o que eu faço agora? O pescoço dela feriu e ficou vermelhão

Oi Cleidiane,

Lamentamos muito pelo ocorrido. Essa não é a experiência que gostaríamos que você tivesse junto à Ourofino.

As reações de hipersensibilidade são possíveis de acontecer com qualquer medicamento e essas estão descrita em bula. Elas ocorrem devido a sensibilidade individual do animal aos ativos da coleira.

O contato com a coleira Leevre pode gerar reação de hipersensibilidade individual e transitória, tais como vômito, prurido, eritema, pápulas, pústulas, feridas, alopecia, espirro e irritação ocular em animais com predisposição para tais reações, devido à exposição aos componentes do produto. Caso ocorra este tipo de reação, sem outros sintomas mais críticos, retirar a coleira e banhar o animal com água e sabão neutro múltiplas vezes, para remoção dos princípios ativos da pele do animal, e consultar um médico-veterinário.

Vamos entrar em contato com você.

Raiza Alves

Comprei a coleira para o meu cachorro,nao tem nem 15 dias que ele está usando e fiz a suspensão do uso,por conta que estava se coçando muito e com uma queda de pêlo de fazer dó, tem o cheiro muito forte de veneno mesmo.Fiquei extremamente chateada,sempre escolho comprar os medicamentos dele da marca Ouro fino,pq confio que é uma marca de qualidade,mas essa coleira pelos outros relatos que li aqui,faz muito mal a saúde dos nossos animaizinhos,compramos com a intenção de sanar um problema,e aparece outros.Revejam isso,pq além de ter um preço bem salgadinho,prejudica a saúde dos animais.

Olá Raiza,

Obrigada por compartilhar seu caso comigo.

As reações de hipersensibilidade são possíveis de acontecer com qualquer medicamento e essas estão descrita em bula.

O contato com a coleira Leevre pode gerar reação de hipersensibilidade individual e transitória, como prurido e eritema na pele de animais com predisposição para tal reação, devido à exposição aos componentes do produto. Caso ocorra este tipo de reação, sem outros sintomas mais críticos, retirar a coleira e banhar o animal com água e sabão neutro múltiplas vezes, para remoção dos princípios ativos da pele do animal, e consultar um médico-veterinário. Caso o animal manifeste outros sintomas, retire a coleira e consulte imediatamente um médico-veterinário.

Gostaríamos também de esclarecer que, antes de ser iniciada a comercialização de um produto destinado a animais, o mesmo deve passar obrigatoriamente por uma rigorosa análise realizada pelo Ministério da Agricultura, que somente autorizará a colocação no mercado, se os testes de segurança e eficácia forem satisfatórios. No caso da coleira Leevre® não foi diferente e houve essa análise e a autorização foi devidamente concedida por parte do Ministério da Agricultura.

Caso precisa conversar sobre o assunto, minha equipe de atendimento esta disponível pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Obrigada

Naiara

Meu filhote de cachorro está se cocando demais.....percebi que foi depois que colloquei o anti pulgas no pescoço e a coleira .....o que fazer?

Olá Naiara, as reações de hipersensibilidade são possíveis de acontecer com qualquer medicamento. O contato com a coleira Leevre pode gerar reação de hipersensibilidade individual e transitória, como prurido e eritema na pele de animais com predisposição para tal reação.
As reações com o Neopet são raras mas também podem acontecer, também apresentando prurido e eritema na pele.
Sugiro que você dê vários banho com sabão neutro para retirar o excesso de princípio ativo da pele do animal e se os sinais persistirem, procure um médico veterinário.

Jaqueline Ribeiro da Silva

Boa noite! Coloquei a coleira nos meu cães e o cheiro está insuportável, como eles ficam perto de mim meus olhos estão ardendo e meu nariz com coriza. Percebi que um dos cães que não se coçava passou a coçar bem na região onde está a coleira.

Olá Jaqueline, a coleira Leevre é composta por dois princípios ativos, o Propoxur e a Deltametrina. Tratam-se de inseticidas que possuem odores característicos. Embora alguns sejam descritos como “inodoro”, há um odor distinto para cada um deles. A coleira Leevre cumpre os testes e exigentes legais, de acordo com o órgão regulatório correspondente (Ministério da Agricultura sob nº 9.945/2014 em 01/10/14).
Conforme descrito no certificado e análise laboratorial, o produto está dentro dos padrões técnicos de produção.
Uma dica: é retirar a coleira do animal, deixar 1 semana ao ar livre pra diminuir o cheiro e depois recolocar no animal.
Quando retirar a coleira você pode dar um banho no animal com shampoo neutro para eliminar os ativos que estão no pelo dela.

Elenice

Minha cachorra se coçava muito mas não era ectoparasitas, comecei usar a coleira leevre ontem, e parou a coceira. Por que será?

Oi, Elenice! Coceira em cães podem estar relacionada à vários fatores, como presença de ectoparasitas, problemas de pele (dermatite), que podem ser causados por fungo, bactéria, ácaros, alergia alimentar ou à produtos desinfetantes de uso comum, por exemplo, shampoo e perfumes de uso veterinário. Neste caso, é importante observar se a coceira passou após colocar a coleira, pois assim, pode ser que sua amiga tivesse ectoparasitas. Se a coceira voltar, é preciso levar sua pet ao médico-veterinário para que ele a examine pessoalmente, assim você será orientada sobre o tratamento correto para o caso dela.

Raniele

Boa noite
Hoje reparei no meu gato uma falha de pelo e a pele bem avermelhada e áspera, só que vigiei ele o dia todo mas não o vi coçar o local. A mais ou menos 1 mês ele foi castrado e ficou uns 5 dias sujo de xixi. Será que tem alguma ligação? E comecei a dar a ele tbm uma ração pra gatos castrados. O que pode ser?

Olá, Raniele! Se a área afetada for próxima ao pênis do pet, pode ser uma assadura. Em relação à troca da ração, só terá relação se o animal de companhia apresentar lesões em outras partes do corpo, devido à uma alergia alimentar. Nesta situação, é preciso que você agende uma consulta com o médico-veterinário para que ele examine pessoalmente seu amigo. Desta forma, você receberá o diagnóstico correto e as indicações para o tratamento adequado.

Virna

Bom dia! Tenho um gato siamês de 10 anos! Pois bem, ele tem se lambido muito e se coça o dia inteiro... se lambe tanto que emagreceu... Estou preocupada! Levei ao vet que só achou que ele está e stressado. .. mas está com alergia a um desinfetante que minha cunhada passa na casa e ele tem acesso a essa casa... podem me dar orientação por gentileza?
Agradeço desde já! E como faço para achar vcs depois?
Devo entraareceber aqui na Ouro fino?

Virna, teve alguma mudança na rotina da casa que possa ter deixado seu amigo estressado? Você chegou a reparar se ele está com pulgas? A presença destes parasitas pode deixar o animal de companhia estressado e causar coceira. Já em relação à alergia ao desinfetante, o ideal é trocar o produto para um desinfetante de uso veterinário. Você encontra em petshop. No entanto, se você não conseguir fazer a troca do produto, o ideal é evitar que o seu pet entre na casa. Se preferir, converse com nossos especialistas gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Ana Hiluy

Boa noite, comprei a levree mas meus cães estão tendo mta queda de pelo e coceira, como eles têm alergia, se eu colocar apenas quando sair para os passeios, a coleira ainda terá efeito? Ou preciso de um tempo para agir

Olá, Ana! A Leevre deve ficar no pet sempre. Indico que você remova a coleira somente para banho e a recoloque imediatamente após a secagem do pet, pois o tratamento é de uso contínuo. Em relação ao seus amigos, é importante tomar cuidado por eles já apresentarem quadros alérgicos, uma vez que o contato com a coleira Leevre pode gerar reação de hipersensibilidade individual e transitória, como prurido e eritema na pele de animais de companhia com predisposição para tal reação, devido à exposição aos componentes do produto. Converse com o médico-veterinário para que ele possa definir o melhor método para fazer o controle de ectoparasitas em seus pets.

Jucirlei

Boa noite apliquei o neopet em meu bulldog francês e notei q deu alergia no corpo inteiro dele esta todo cheio de caroço pelo corpo e se coçando muito perdeu peso ficou horrivel nao sei o q fazer e não tenho como levalo ao veterinário

Oi, Jurcilei! Pode ter ocorrido uma hipersensibilidade ao princípio ativo do NEOPet. Indico que você lave a área onde o produto foi aplicado com sabão neutro até a completa remoção. Além disso, é importante agendar uma consulta com o médico-veterinário para que haja o diagnóstico correto. Para te ajudar, procure na sua cidade clínicas veterinárias ou faculdades que tenham preços de consulta acessíveis. Obrigada pelo contato.

Reginéa

Oi boa tarde! Adquiri a coleira levree e gostaria de dicas, tenho um cãozinho que deixo no quintal, faço passeios com ele e a coleira está ficando suja, posso limpa-lá? E como posso fazer isso. Aguardo contato. Obrigado.

Reginéa, a limpeza da coleira Leevre pode ser feita com pano úmido, sem excesso de água. Para mais informações, a equipe técnica da Pet está à disposição para te ajudar pelo 0800-941-2000.

Denise

Boa tarde, comprei a coleira leevre e usei na minha cachorra por 2 dias e ela teve uma alergia bem feia no pescoço, ia sair e como ela não tem mto hábito de usar coleira tirei pq ela ficaria sozinha. Mas um dia depois sem a coleira ela apresentou 2 feridas importante no pescoço. Ela tem dermatite de contato mas justamente por isso achei q a coleira seria uma solução pq ela tem irritação ate com formiga. Como faço agora? A feira seria uma contra indicação absoluta?

Denise, para conversarmos melhor sobre o caso, é preciso que você entre em contato com a nossa equipe especializada. Ligue gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) e peça para falar na Farmacovigilância.

Lilian

Comprei a coleira leevre recentemente, mas fiquei em duvida quanto ao seu uso. Meu cao foi diagnosticado com dermatite atopica. Ele coça e se lambe com frequencia. Lambe a barriga, patas, etc. Seria indicado usar a coleira leevre? Ele pode ter intoxicação lamberdo o corpo? Li na bula que a coleira libera o princípio ativo pelo corpo. Qual o risco de usar a coleira? Se ele coçar a coleira com a pata e depois lamber? Fiquei em duvida se seria seguro.
.

Lilian, nossa equipe entrará em contato com você para tirar suas dúvidas. Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Stella

Meus cachorros tem alergia a pulgas e estão fazendo tratamento com um shampoo específico. Gostaria de saber se utilizando este produto eu posso banha-los com que frequência?

Oi, Stella!
Neste caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Após a avaliação clínica, nossa equipe está à disposição pelo 0800 941 2000 para te orientar sobre nossas soluções. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Érika Costa

Meu gato de 2 anos pegou pulgas, por recomendação Veterinária usei o Neo Pet para gatos com peso específico para ele. Depois de dois meses ele começou com escamação severa, coceiras intensas no pescoço e nos ouvidos e agora com quatro meses passados de uso, ele vem se coçando intensamente nas partes mencionados e mais no rabo e corpo todo, um incômodo absurdo pra absurdo para o animal. Pensei que os efeitos iriam melhorar, amenizar com o tempo, mas estão piorando. Me parece que a incidência de dar a alergia nos animais é muito maior e frequente, então sugiro reaver a fórmula deste medicamento. Até porque agora o custo com o tratamento será, inevitavelmente, do cliente que comprou o produto confiando na sua eficácia, que por sinal as pulgas que contraiu após visita a um Vet, continuam e ainda terei que arcar com um novo tratamento dermatológico para o meu filhote.

Oi, Érika. Obrigado por nos procurar.
Para conversarmos melhor sobre o caso, é preciso entrar em contato com a nossa equipe especializada. Ligue gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceto feriados – e peça para falar na Farmacovigilância.

Luciana Ricardo dos Reis

Gostaria de saber se posso limpar a casa com colosso pulverizaçao para combater pulgas,pois tenho gatos em casa.Obrigada Luciana

Olá, Luciana
O produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão, no combate aos seguintes ectoparasitas que acometem bovinos (carrapatos, bernes, moscas, piolhos), suínos (sarna, moscas) e aviários (cascudinho, piolhos). Não indicamos o uso fora das recomendações em bula.
A Ourofino possui soluções específicas para o controle de pulgas em nossa linha para pets, como o NEOPet. Saiba mais em link.ourofino.com/4b0f3.
Obrigado.

Eduardo Pereira santos

Meu cachorro tem uma coceira mas não é Pulga o que pode ser?

Olá, Eduardo!
No seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Obrigado por acompanhar nosso blog.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet