23 de Outubro de 2017

Problemas de pele em cães e gatos alérgicos

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

A dermatite alérgica é uma doença de pele muito comum nos pets que pode levar à vermelhidão da pele, coceira e, em alguns casos, descamação e feridas. Estima-se que entre 25 e 30% dos animais sofram com alergias, responsáveis pela maior parte das consultas veterinárias.

Muitos são os fatores que levam à condição, como alimentação, herança genética, picadas de ectoparasitas (carrapatos e pulgas), mudanças climáticas, desequilíbrios hormonais, distúrbios imunológicos, entre outros.

Os sintomas da dermatite alérgica são: coceira intensa, perda de pelos, lambedura excessiva no local da alergia, pele com machucados, crostas e inflamações, ouvido inflamado com frequência. Além da coceira de pele, outros sinais de alergia, como espirros frequentes, rinites e olhos lacrimejantes, são observados em alguns casos.

Existem exames específicos para determinar a que substância o animalzinho tem alergia. Lembrando que muitos sintomas  podem ser confundidos com os da sarna, por exemplo, por isso é tão importante que o tutor leve seu pet ao veterinário assim que identificar qualquer comportamento estranho.

A escolha de shampoos suaves é uma boa opção para ajudar a controlar os sintomas das dermatites alérgicas. Porém, o tratamento correto deve ser feito pelo veterinário, pois envolve utilização de medicamentos como corticoides, anti-histamínicos e antibióticos que devem ser utilizados com critério. Alimentação, banhos e outros cuidados de higiene, como a limpeza dos ouvidos, também devem ser orientados por este profissional.

Nos casos das dermatites alérgicas causadas pelas picadas de ectoparasitas, a Ourofino tem produtos de uso tópico que atuam nos parasitas por contato como o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida à base de fipronil, molécula muito utilizada e de eficácia e segurança bastante consagradas. E a Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur indicada para auxílio na prevenção e no controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães. Lembrando que é muito importante levar seu pet regularmente ao médico-veterinário, pois só ele pode avaliar corretamente o problema e o tratamento adequado para o seu companheiro.

 

Foto: IStock

Tags

Comentários

Reginéa

Oi boa tarde! Adquiri a coleira levree e gostaria de dicas, tenho um cãozinho que deixo no quintal, faço passeios com ele e a coleira está ficando suja, posso limpa-lá? E como posso fazer isso. Aguardo contato. Obrigado.

Reginéa, a limpeza da coleira Leevre pode ser feita com pano úmido, sem excesso de água. Para mais informações, a equipe técnica da Pet está à disposição para te ajudar pelo 0800-941-2000.

Denise

Boa tarde, comprei a coleira leevre e usei na minha cachorra por 2 dias e ela teve uma alergia bem feia no pescoço, ia sair e como ela não tem mto hábito de usar coleira tirei pq ela ficaria sozinha. Mas um dia depois sem a coleira ela apresentou 2 feridas importante no pescoço. Ela tem dermatite de contato mas justamente por isso achei q a coleira seria uma solução pq ela tem irritação ate com formiga. Como faço agora? A feira seria uma contra indicação absoluta?

Denise, para conversarmos melhor sobre o caso, é preciso que você entre em contato com a nossa equipe especializada. Ligue gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados) e peça para falar na Farmacovigilância.

Lilian

Comprei a coleira leevre recentemente, mas fiquei em duvida quanto ao seu uso. Meu cao foi diagnosticado com dermatite atopica. Ele coça e se lambe com frequencia. Lambe a barriga, patas, etc. Seria indicado usar a coleira leevre? Ele pode ter intoxicação lamberdo o corpo? Li na bula que a coleira libera o princípio ativo pelo corpo. Qual o risco de usar a coleira? Se ele coçar a coleira com a pata e depois lamber? Fiquei em duvida se seria seguro.
.

Lilian, nossa equipe entrará em contato com você para tirar suas dúvidas. Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente também pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Stella

Meus cachorros tem alergia a pulgas e estão fazendo tratamento com um shampoo específico. Gostaria de saber se utilizando este produto eu posso banha-los com que frequência?

Oi, Stella!
Neste caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Após a avaliação clínica, nossa equipe está à disposição pelo 0800 941 2000 para te orientar sobre nossas soluções. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Érika Costa

Meu gato de 2 anos pegou pulgas, por recomendação Veterinária usei o Neo Pet para gatos com peso específico para ele. Depois de dois meses ele começou com escamação severa, coceiras intensas no pescoço e nos ouvidos e agora com quatro meses passados de uso, ele vem se coçando intensamente nas partes mencionados e mais no rabo e corpo todo, um incômodo absurdo pra absurdo para o animal. Pensei que os efeitos iriam melhorar, amenizar com o tempo, mas estão piorando. Me parece que a incidência de dar a alergia nos animais é muito maior e frequente, então sugiro reaver a fórmula deste medicamento. Até porque agora o custo com o tratamento será, inevitavelmente, do cliente que comprou o produto confiando na sua eficácia, que por sinal as pulgas que contraiu após visita a um Vet, continuam e ainda terei que arcar com um novo tratamento dermatológico para o meu filhote.

Oi, Érika. Obrigado por nos procurar.
Para conversarmos melhor sobre o caso, é preciso entrar em contato com a nossa equipe especializada. Ligue gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceto feriados – e peça para falar na Farmacovigilância.

Luciana Ricardo dos Reis

Gostaria de saber se posso limpar a casa com colosso pulverizaçao para combater pulgas,pois tenho gatos em casa.Obrigada Luciana

Olá, Luciana
O produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão, no combate aos seguintes ectoparasitas que acometem bovinos (carrapatos, bernes, moscas, piolhos), suínos (sarna, moscas) e aviários (cascudinho, piolhos). Não indicamos o uso fora das recomendações em bula.
A Ourofino possui soluções específicas para o controle de pulgas em nossa linha para pets, como o NEOPet. Saiba mais em link.ourofino.com/4b0f3.
Obrigado.

Eduardo Pereira santos

Meu cachorro tem uma coceira mas não é Pulga o que pode ser?

Olá, Eduardo!
No seu caso, o melhor a ser feito é agendar uma consulta com o médico-veterinário de sua preferência. Ele examinará seu amigo presencialmente e assim indicará o melhor tratamento. Obrigado por acompanhar nosso blog.

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

    21 ago
    2018

  • Distúrbios comportamentais em pets

    20 jul
    2018

  • Doenças de inverno: cuidado com os pets

    25 jun
    2018

  • Cuidados com animais idosos

    18 mai
    2018

  • Infecções de ouvido nos cães

    24 abr
    2018

  • Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

    26 mar
    2018

  • Carregar mais posts